Início do conteúdo
Apresentação

Durante a 133ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2012, em Brasília, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) aprovou o Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), nível de Mestrado. Na 163ª Reunião do CTC-ES, realizada de 11 a 15 de abril de 2016, foi aprovado o Doutorado em Recursos Hídricos.

Este é o primeiro e único programa de pós-graduação da UFPel aprovado na área de Engenharias (Engenharias I) pela CAPES. O PPG em Recursos Hídricos da UFPel (Mestrado e Doutorado) surgiu em um momento de grande relevância para o setor de recursos hídricos, visto que este tema tem sido considerado estratégico em termos regional e nacional, e tem recebido incentivos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e do Governo Federal, bem como da própria UFPel.

A proposta coordenada pelo grupo de docentes do curso de graduação em Engenharia Hídrica da UFPel conta também com a participação de docentes/pesquisadores de outras unidades acadêmicas da UFPel (Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Centro de Engenharias e Meteorologia), bem como com a participação de docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Lavras (UFLA)  e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), totalizando nove membros permanentes e três colaboradores no Programa.

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos tem como objetivos capacitar recursos humanos em nível de Mestrado e Doutorado, gerar e difundir conhecimento e tecnologias através do ensino de pós-graduação e pela realização de pesquisas, especialmente nas questões que envolvem a água e o manejo de bacias hidrográficas. Para possibilitar esta abordagem, a proposta conta com linhas de pesquisa que apontam para os estudos da água como elemento integrador, observando as questões sociais, políticas, econômicas, alicerçando a necessária sustentabilidade ambiental.

O Programa conta com uma área de concentração: “Sistemas Hídricos”. Dentro desta área de concentração existem duas linhas de pesquisa: “Monitoramento e Diagnóstico de Recursos Hídricos” e “Manejo de Bacias Hidrográficas”.

A proposta do Programa é permitir que seu corpo discente seja preparado a partir de uma formação ampla em recursos hídricos, nos seus mais diferentes aspectos. Neste sentido, o Programa estará atento às necessárias adaptações que os perfis dos postulantes a ingresso exigirão, uma vez que não estará restrito aos graduados nas diversas modalidades de engenharia. O egresso do programa estará apto a atuar no monitoramento dos recursos hídricos, utilizando as ferramentas e equipamentos adequados para cada situação e, a partir daí, diagnosticar as diferentes situações a que os recursos hídricos se apresentam. Além deste perfil, o egresso terá a habilidade de direcionar práticas de manejo mais adequadas, racionais e sustentáveis da bacia hidrográfica, visando especialmente à manutenção, melhoria e/ou remediação do ambiente. Considerando que a água é um elemento integrador, de relação direta com os diferentes recursos naturais, o egresso não deixará de ter uma visão sistêmica, percebendo todos os recursos que interagem com a água e utilizando desse conhecimento para um monitoramento, que estabeleça um claro e objetivo diagnóstico para o manejo mais adequado.

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFPel recebeu a nota 4 (Mestrado e Doutorado) durante a avaliação quadrienal 2013-2016.

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFPel