Início do conteúdo

PPGRH marca presença no 1º Seminário Regional de Integração em Gestão de Riscos e Desastres

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH/UFPel) teve participação expressiva no 1º Seminário Regional de Integração em Gestão de Riscos e Desastres, realizado no dia 28 de maio de 2025, no auditório do Sicredi Interestados, em Pelotas/RS. A programação contou com falas da Secretária Paula Schild Mascarenhas, presidente da Agência de Desenvolvimento Regional da Zona Sul; do Coronel Luciano Chaves Boeira, Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil/RS; e do Coronel César de Assumpção Nunes, Diretor de Gestão de Desastres de Santa Catarina. O encerramento foi marcado por um painel com membros da Câmara Técnica de Resiliência e Desenvolvimento, incluindo o Prof. Samuel Beskow (PPGRH/UFPel), a Prof.ª Diuliana Leandro (PPGCAmb/UFPel), o meteorologista Henrique Repinaldo (CPPMET/UFPel) e a Prof.ª Daniela Buske (PPGMMat/UFPel), promovendo o debate entre diferentes setores envolvidos na gestão de riscos e desastres.

O seminário contou com a presença ativa de estudantes e docentes do PPGRH, entre eles os professores Tamara Beskow e Samuel Beskow, que também integraram a equipe organizadora do evento. Participaram ainda os docentes André Becker Nunes, Danielle Bressiani, Juliana Pertille, Lessandro Faria e Maurizio Quadro. A Prof.ª Cristiane Raubach, diretora adjunta do CDTec/UFPel, também esteve presente.

A expressiva mobilização da comunidade do PPGRH fortaleceu o compromisso do programa com ações integradas de prevenção, resposta e resiliência frente a desastres naturais. Além da participação no público, diversos membros atuaram como equipe de apoio, contribuindo para a organização e o bom andamento das atividades.

📣 Depoimento da Representante Discente

“O Seminário Regional de Integração em Gestão de Riscos e Desastres mostrou como a integração de todas as esferas públicas, privadas e sociedade civil pode criar uma força-tarefa para o enfrentamento das consequências da enchente de maio de 2024, que devastou o Estado do Rio Grande do Sul. O evento também evidenciou a importância de investimentos em monitoramento hidrometeorológico para a geração de dados, que servem de subsídio para os modelos hidrometeorológicos e para a previsão de níveis de água.

Além disso, a atuação dos professores da UFPel e do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos foi essencial no combate ao evento extremo, prevenindo a perda de vidas e bens. Os professores contribuíram com o conhecimento científico necessário para a geração de modelos hidrológicos que representaram os níveis da água na região sul do estado. Desta forma, a comunidade acadêmica do PPGRH parabeniza todos os seus docentes pela excepcional atuação e agradece pelo esforço e empenho dedicados ao avanço da ciência.”

Publicado em 23/05/2025, na categoria Sem categoria.