Início do conteúdo

PPGRH conquista novas bolsas de mestrado e doutorado!

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel divulgou hoje, 04/03, o resultado da concessão de bolsas de mestrado e doutorado relativas ao Programa de Demanda Social da CAPES, vigência de 03/2022 à 02/2023.

O novo modelo de concessão de bolsas tem sido utilizado pela CAPES desde 2020 e, neste ano, levou em consideração um quantitativo inicial de bolsas baseado na nota (conceito) do Programa, e nos seguintes fatores de ponderação:

  • índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) com base no último censo do IBGE; e
  • titulação média do curso entre 2017 e 2020, que é um multiplicador que retrata a média anual de titulações durante o período.

Após os cálculos do quantitativo final, ainda aplicavam-se 2 critérios: 1) o Programa não poderia perder mais do que 10% do quantitativo atual de bolsas; e 2) o Programa não poderia ganhar mais do que 45% do quantitativo atual de bolsas (no caso de PPGs nota 4!).

Tendo em vista nossos indicadores, o resultado da concessão para o PPGRH foi o seguinte:

Passamos de 6 para 9 bolsas de mestrado e de 8 para 12 bolsas de doutorado!!

O aumento significativo de bolsas obtido nesta concessão será estratégico para a busca pela excelência do nosso Programa.
Obrigada a todos, docentes e discentes, que se empenham pelo PPGRH. Que sigamos trabalhando em busca de novas conquistas e para melhorar ainda mais nossos indicadores!

Com essa notícia, desejamos um ótimo início de semestre a todos!

Coordenação.

Publicado em 04/03/2022, na categoria Sem categoria.