Início do conteúdo

Ingresso de alunos Externos (vinculados a quaisquer PPG)

Da UFPel:

Os alunos oriundos de outros PPGs, interessados em cursar disciplinas no PPGH, deverão encaminhar um e-mail para ppgh.ufpel@gmail.com com os seguintes documentos:

1 – Justificativa sobre a relevância da disciplina requisitada para o projeto de Pesquisa;

2 – Código do Curso ao qual está vinculado;

De outras IES:

1 – Justificativa sobre a relevância da disciplina requisitada para o projeto de Pesquisa;

2 – RG/CPF (frente e verso)

3 – Diploma de Graduação;

4 – Certificado de Reservista (se for o caso);

 

Disciplinas:

1 – Seminário Especial I: Novas abordagens sobre a ditadura civil-militar no Brasil
Dia e Horário: Segunda-feira – 14h
Ministrante: Profª Alessandra Gasparotto
Carga horária/créditos: 68h/04
Ementa: Estudos acerca da produção historiográfica recente e de novas abordagens sobre a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985)

2 – Memória, Identidade e construção de narrativas
Dia e Horário: Quarta-feira – 17h
Ministrante: Profª Lorena de Almeida Gill
Carga horária/créditos: 68h/04
Ementa: A disciplina abordará a discussão teórica sobre a memória, a identidade e a construção de narrativas. A pretensão é a de verificar como as narrativas operam para a organização de uma história de vida, produzindo sentidos. Serão discutidas a produção das lembranças/esquecimentos e a construção de uma memória social, além das formas de se realizar entrevistas, a partir das vertentes denominadas de temática, de vida e tradição oral. Pretende-se discutir também as narrativas biográficas e autobiográficas pensando nas potencialidades da produção destas fontes para a área das humanas. Por fim, serão enfocados aspectos vinculados à ética, organização e guarda do material produzido.

3 – História e Sociedade: Questões de escala, entre a microanálise e a História Global
Dia e Horário: Quarta-feira – 14h
Ministrante: Prof. Jonas Moreira Vargas
Carga horária/créditos: 68h/04
Ementa: No âmbito da História Social, as transformações historiográficas causadas pela virada transnacional só recentemente vêm sendo sentidas no meio acadêmico latino-americano. Contudo, no atual momento, o abandono total dos recortes locais e regionais em detrimento das análises sistêmicas e globais também vêm provocando reações críticas, dividindo intelectuais do mundo inteiro a respeito dos encontros e desencontros entre essas e outras perspectivas de análise. Nesse sentido, a disciplina busca propor algumas reflexões teóricas sobre abordagens e metodologias clássicas da História Social no quadro atual configurado pelo recente debate acadêmico, a partir de um estudo das perspectivas microanalíticas e macroanalíticas, com destaque para as vertentes historiográficas da micro-história italiana, focando
principalmente nos estudos de trajetórias individuais e de grupos sociais, e da História Global proposta por Sebastian Conrad, entre outras questões.

Período de Inscrições:  11 a 15 de julho de 2022

As matrículas serão realizadas em agosto/2022

Publicado em 06/07/2022, na categoria Notícias.