Chamada para publicação de artigos em dossiê – 2022/2

Convidamos a comunidade acadêmica a colaborar com a Revista Discente Ofícios de Clio, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Possui periodicidade semestral, sendo publicada em formato online no endereço HTTPS://PERIODICOS.UFPEL.EDU.BR/OJS2/INDEX.PHP/CLIO , com ISSN 2527-0524.
Serão aceitos artigos inéditos de História ou temas afins, nas línguas portuguesa ou espanhola. O (a) autor (a) deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído no máximo há seis meses no momento do envio. A Revista  Discente Ofícios de Clio é dividida em quatro seções. A primeira delas constitui-se de um dossiê temático, para o qual é realizada chamada específica e são convidados a participar, na condição de proponentes, uma dupla ou trio de doutorandos (as). A segunda seção é composta por artigos livres. A terceira seção é específica para área de Ensino de
História e afins, contemplando reflexões teóricas sobre as práticas de ensino e experiências de ensino, tais como trabalho com monitorias, atividades do PIBID, estágios, experiências em Educação Patrimonial, etc. A quarta seção da revista será
composta por resenhas de obras publicadas em língua portuguesa ou estrangeira.
Para nosso décimo terceiro número, a ser publicado ainda neste ano – correspondendo ao segundo semestre -, o dossiê temático intitula-se "Os mundos do trabalho no Brasil independente e as experiências de trabalhadoras e trabalhadores em suas diversas perspectivas: gênero, raça, classe, etnia e cultura", sob a organização das
doutorandas Maria Clara Hallal e Taiane Mendes Taborda, ambas do Programa de Pós- Graduação em História da UFPel.
Em 2022 o Brasil completa 200 anos como país independente tendo como base de sua formação social e da configuração do seu mercado de trabalho o modelo escravista. Buscando refletir sobre os rumos dos mundos do trabalho e das trabalhadoras e trabalhadores no Brasil independente, esse dossiê busca pesquisadoras e pesquisadores que quiserem contribuir com artigos que analisem as pluralidades que atravessam os mundos do trabalho no Brasil, como a classe, a raça, o gênero, a etnia e a cultura tanto no campo como na cidade.

O país, após emancipar-se de Portugal, passou da adoção da mão de obra escrava negra para a imigrante branca, constituindo de forma desigual as suas relações de trabalho pautando-se na exploração, informalidade e precariedade na Primeira República. Fato moldado posteriormente pela política trabalhista de Getúlio Vargas e o implemento de uma legislação que regulamentasse essas relações, a Consolidação das Leis do Trabalho, em 1943. Embora ao longo da história essa legislação tenha sido alterada de acordo com as necessidades do capital, recentemente acirraram-se os discursos neoliberais que cercam os direitos trabalhistas promovendo alterações mais aceleradas. Por outro lado, a profunda crise econômica que tem afligido o país nos últimos anos coloca novas questões diante do aumento do desemprego e da massa de trabalhadoras e trabalhadores jogados na informalidade.
Diante do exposto, são bem-vindas pesquisas que reflitam sobre as mais variadas experiências de trabalhadoras e trabalhadores nos mundos do trabalho do Brasil independente. Destacando as suas ações frente aos grupos dominantes no contexto de trabalho escravizado, livre formal ou informal, imigrante, feminino, operário, campesino assim como as que abordem os panoramas atuais das relações de trabalho no Brasil.
As Normas e o Regimento da Revista encontram-se no site. Os artigos devem ser inéditos e seu conteúdo é de responsabilidade do (a) autor (a). Informações adicionais podem ser solicitadas por meio do e-mail oficiosdeclio@gmail.com .A submissão de artigos se dará por intermédio do site da Revista HTTP://PERIODICOS.UFPEL.EDU.BR/OJS2/INDEX.PHP/CLIO e do envio simultâneo para o e-mail oficiosdeclio@gmail.com. Lembramos que o não envio do trabalho ao email acima acarreta na não recepção e, consequentemente, não avaliação do manuscrito.
O período de recebimento dos artigos para essa edição será entre os dias 06 de junho e 22 de agosto de 2022. Pedimos ampla divulgação entre seus contatos.

A Editoria da Revista Discente Ofícios de Clio.

Publicado em 07/06/2022, na categoria Notícias.