Revista Discente Ofícios de Clio

Convidamos a comunidade acadêmica a colaborar com a Revista Discente Ofícios de Clio, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Possui periodicidade semestral, sendo publicada em formato online no endereço https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO , com ISSN 2527-0524.

Serão aceitos artigos inéditos de História ou temas afins, nas línguas portuguesa ou espanhola. O autor deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído no máximo há seis meses no momento do envio. A Revista Discente Ofícios de Clio é dividida em quatro seções. A primeira delas constitui-se de um dossiê temático, para o qual é realizada chamada específica e são convidados a participar, na condição de proponentes, um(a) doutorando (a) ou uma dupla de doutorandos. A segunda seção é composta por artigos livres. A terceira seção é específica para área de Ensino de História e afins, contemplando reflexões teóricas sobre as práticas de ensino e experiências de ensino, tais como trabalho com monitorias, atividades do PIBID, estágios, experiências em Educação Patrimonial, etc. A quarta seção da revista será composta por resenhas de obras publicadas em língua portuguesa ou estrangeira.
Para nosso nono número, a ser publicado no presente ano, estamos efetuando a chamada para o Dossiê A descolonização africana e suas ideias políticas, sob a proposição dos Doutorandos Camille Johann Scholl (PUC-RS) e Pedro de Oliveira Barbosa (PUC-RS).
O objetivo deste dossiê é problematizar o amplo espectro de ideias a respeito das descolonizações e independências, vislumbrando diferentes contextos assim como as construções e disputas de significados entre intelectuais africanos e afro-diaspóricos sobre a formação política, cultural e social do continente africano. A proposta central é refletir sobre o pensamento político no período das descolonizações do continente africano, compreendidas entre as décadas de 1950 e 1970.
Almejamos discutir aqui a descolonização do continente africano a partir de abordagens teórico-metodológicas da história dos conceitos, história intelectual e história das ideias políticas, em diálogo com os estudos pós-coloniais, dando relevância a pesquisas históricas que evidenciam as produções de intelectuais africanos e afro-diaspóricos e suas perspectivas a respeito da descolonização. Também serão aceitos trabalhos que pretendem realizar o exercício de confronto e/ou comparação entre diferentes intelectuais que pensaram a descolonização para os contextos africanos. Pretende-se abranger a diversidade de trabalhos que problematizam o olhar muitas vezes unitário que existe sobre o continente africano, trazendo uma multiplicidade de intelectuais e abordagens de diferentes regiões do continente.
As Normas e o Regimento da Revista encontram-se no site. Os artigos devem ser inéditos e seu conteúdo é de responsabilidade do autor. Informações adicionais podem ser solicitadas através do e-mail oficiosdeclio@gmail.com . A submissão de artigos se dará através do site da Revista http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO e do envio simultâneo para o e-mail oficiosdeclio@gmail.com
O período de recebimento dos artigos para essa edição será entre os dias 06 de julho e 30 de setembro de 2020. Pedimos ampla divulgação entre seus contatos.

Publicado em 07/07/2020, na categoria Notícias.