PROJETO EMERGIA – PPGDTSA
A Síntese em Emergia é uma teoria proposta a partir da contribuição seminal de Howard Thomas Odum (1924-2002), atualmente utilizada em várias áreas do conhecimento para avaliar todos os esforços necessários para um sistema de produção acontecer. Ao contrário das análises clássicas que consideram apenas itens que podem ser quantificados em termos de energia ou dinheiro, omitindo assim a maioria das entradas livres do ambiente, a síntese em emergia considera os aspectos econômicos e ambientais de um sistema convertendo todas as entradas (insumos), fluxos e produtos em um denominador comum baseado na energia solar.
Assim, temos como concepção de emergia, “a energia que foi previamente utilizada diretamente ou indiretamente para gerar outra forma de energia, um produto ou um serviço”. Que também pode ser, resumidamente, considerada como a “memória energética”. De posse dos levantamentos da emergia necessária para pôr um processo/cadeia produtiva ou território em ação, o(a) investigador(a) poderá lançar mão de uma série de indicadores derivados da teoria em Emergia para avaliar este processo/cadeia produtiva ou território em termos de sustentabilidade, equidade, eficiência etc.
Considerando esta potencialidade, o PPGDTSA em parceria com a USP, está desenvolvendo a partir do tripé ensino-pesquisa-extensão, o projeto “Emergia”. Que conta com apoio financeiro do Edital CAPES “ PDPG Consolidação” e prevê a realização das atividades, sendo que algumas já estão em andamento:
- Dissertação de mestrado em Síntese em Emergia na agropecuária na região sul do Rio Grande do Sul
- Dissertação de mestrado sobre Síntese em Emergia e segurança alimentar
- Criação da rede de pesquisa entre equipes da USP e do PPGDTSA
- Oferta de disciplina em Síntese em Emergia (atividade em andamento)
- Workshop em Emergia
Interessados no projeto devem procurar o professor Mário Duarte Canever – DCSA/PPGDTSA, que está à frente da coordenação.