Carta das Agroflorestas e Soluções Baseadas na Natureza

Diante da gravidade da situação de calamidade climática que assola o Rio Grande do Sul, centenas de representantes de instituições como universidades, associações, ONGs, institutos de pesquisa e iniciativas ecológicas de caráter urbano e rural construíram a Carta das Agroflorestas e Soluções Baseadas na Natureza. O documento, que já reúne 405 assinaturas, oferece propostas concretas para a reconstrução do estado por meio dos sistemas agroflorestais.

Uma das propostas é a criação de um programa emergencial para o assentamento de populações rurais e urbanas voltado a famílias atingidas pelas enchentes com adesão voluntária e adoção de sistemas agroflorestais. Essa iniciativa visa proporcionar moradia segura e viabilidade econômica, promovendo o reflorestamento e a recuperação de áreas degradadas.

A carta também propõe a criação de um programa voltado aos territórios tradicionais, comunidades pesqueiras e populações ribeirinhas. Por fim, o documento sugere a construção e aplicação urgente de um Plano Estratégico para o Enfrentamento das Emergências Climáticas com foco em ações de restauração ecológica.

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais é um dos proponentes e apoiadores desta importante iniciativa. A carta pode ser acessada através do link, e outras informações sobre a articulação podem ser acompanhadas através da rede social Instagram.

Nota publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais

Publicado em 03/06/2024, na categoria Sem categoria.
Translate »