Início do conteúdo
Laboratório Biotecnologia do Câncer

Laboratório de Biotecnologia do Câncer 

 

 

Unidade: Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec)
Curso: Biotecnologia
Website: –
Código NULAB: 90150

 

 

Descrição

O Laboratório de Biotecnologia do Câncer, está localizado junto ao CDTec-Biotecnologia (Centro de Desenvolvimento Biotecnológico –  Núcleo de Biotecnologia) junto ao prédio 19, Campus Capão do Leão, UFPel.  Coordenado pelos professores Tiago Collares e Fabiana Seixas. O laboratório resultou da fusão, em 2016, da infraestrutura e gestão dos Laboratórios de Embriologia Molecular e Transgênese e do Laboratório de Genômica Funcional junto ao núcleo de Biotecnologia do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) da UFPel. O laboratório conta com estudantes de graduação, mestrado e doutorado e pós-doutorado dos programas PPGBBio e PPGBiotecnologia. As pesquisas desenvolvidas nesse laboratório envolvem estudos em oncologia celular e molecular, screening e reposicionamento de fármacos, quimioterápicos e nanoparticulas em sistemas in vitro e através de bioensaios alternativos em embriões de mamíferos. Desenvolvimento de modelos biológicos robustos baseados em engenharia genética. Neste sentido são realizadas pesquisas com vários tipos de nano-sistemas no carreamento de fármacos ou atuando como ativos na inibição do crescimento tumoral.

O laboratório esta distribuído em cinco unidades analíticas: 1. Plataforma de Genômica Funcional; 2. Plataforma de Microarranjo; 3. Plataforma de Cultivo Celular e Citometria; 4. Plataforma de Embriologia Molecular e Transgenese; 5. Plataforma de Microscopia Confocal a Laser;

Dentre os equipamentos que compõe a estrutura destaca-se: Real time PCR, Sistema de Microarray, Sistema de Micromanipulação e Micro injeção Celular, Citometria de Fluxo, Multiporador Celular; Sistemas de microscopia de Fluorescência, Sistemas de captura de imagens refrigerado de alta resolução, Microscopia Confocal a Laser e Sistema de Incubação para células e embriões.

 

 

Localização
Campus: Capão do Leão
Prédio/Bloco: 19
Sala: 08 e 09

Contato
Nome: Prof. Dr. Tiago Collares e Profa. Dra. Fabiana Seixas
E-mail: collares.t@gmail.com e  seixas.fx@gmail.com

 

 

Equipamentos

  • Citômetro
  • Real Time PCR
  • PCR
  • Micromanipuladores
  • Incubadoras de CO2
  • Eletroforese
  • Microscopia de Fluorescência Invertida