Marco Histórico: Celebrando 35 Anos de Biotecnologia na UFPel com relatos do Prof. Dr. Carlos Gil Turnes e primeiros Egressos do PPGB

Na ensolarada tarde de quinta-feira, do dia 7 de dezembro de 2023, no auditório da FAMET da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que estava repleto de estudantes de graduação e pós-graduação em Biotecnologia, professores e pesquisadores do PPGB e representante da PRPPG, assistiram a histórica e emocionante palestra do Prof. Dr. Carlos Gil Turnes, que foi um dos idealizadores e fundadores da Biotecnologia na Instituição, que neste ano completou 35 anos de existência.

Na ocasião, o Prof. Gil fez um relato das dificuldades encontradas para criação do Cenbiot, juntamente com os professores Dr. João Carlos Deschamps e Dr. José Aleixo, e a evolução da Biotecnologia na UFPel até os dias de hoje.

Ainda, os primeiros egressos do Doutorado em Biotecnologia da UFPel, Prof. Marcio Nunes Corrêa (FV-UFPel), Prof. João Luiz Zani (FV-UFPel), Prof. Admir de Almeida Duro (FURG), Prof. Albino Magalhães Neto (IB-UFPel), Prof.ª Flavia Weykamp da Cruz (UCPel) fizeram um relato das experiências vividas como estudantes de doutorado, bem como da primeira Técnica administrativa Alegani Vieira Monteiro.

Ao final fica a reflexão sobre a rica história da Biotecnologia na UFPel, e um olhar para as oportunidades e desafios que aguardam as futuras gerações de pesquisadores na área. A frase do prof. Dr. Tiago Collares “A biotecnologia da UFPEL iniciou com algumas mentes brilhantes com sonhos reais” em uma publicação referente a este dia reflete a gratidão de toda a comunidade da Biotecnologia da UFPel aos seus idealizadores.

Publicado em 08/12/2023, na categoria Notícias.