Dr.ª Mariliana Luiza Ferreira Alves, egressa do PPGBiotec, recebe menção honrosa do prêmio CAPES de Tese

A CAPES divulgou o resultado preliminar do Prêmio CAPES de Tese 2023, nesta segunda-feira dia 14 de agosto. A nível nacional, o prêmio reconhece as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação brasileiros nas 49 áreas do conhecimento. Mariliana Luiza Ferreira Alves, estudante de doutorado do PPGBiotec e professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense, que teve orientação do Prof. Dr. Fabricio Rochedo Conceição e coorientação do Dr. Marcos Roberto Alves Ferreira, recebeu o reconhecimento do prêmio na sua edição com o maior número de inscritos nos 19 anos de concurso (1.469 trabalhos).

A tese da agora “Doutora” Mariliana Alves é intitulada “Desenvolvimento de vacinas recombinantes contra Clostridium septicum Clostridium haemolyticum” e descreve a produção de vacinas veterinárias recombinantes destinadas ao controle e prevenção de doenças clostridiais que afetam rebanhos de criação do mundo todo e avalia a proteção das vacinas desenvolvidas em camundongos e ovinos. Entretanto, durante seu doutorado, todo o planejamento experimental para desenvolvimento dessas vacinas foi interrompido a fim de atender as demandas da pandemia de COVID-19 e, neste novo contexto, as estratégias de obtenção de antígenos clostridiais foram extrapolados para desenvolver tecnologias que contribuíssem no controle da COVID-19.

O desenvolvimento das vacinas faz parte de um acordo de cooperação e inovação tecnológica com a empresa multinacional Vaxxinova e, embora parte dos dados sejam protegidos por sigilo e confidencialidade, durante seu doutorado foram publicados dois artigos e um capítulo de livro com primeira autoria, em revistas (Vaccine e Molecular Immunology) e livro (Springer Nature) internacionais de alto fator de impacto na área de Biotecnologia. Ela também é co-autora de outros dois capítulos, dois artigos científicos (Surfaces e Anaerobe) e quatro patentes relacionadas aos produtos obtidos pelos trabalhos com a COVID-19. Neste ano, todo este trabalho foi reconhecido com a menção honrosa do prêmio CAPES de tese em sua 19ª edição.

O Programa de Pós-graduação em Biotecnologia parabeniza a Dr.ª Mariliana Luiza Ferreira Alves, o orientador, o Prof. Dr. Fabricio Rochedo Conceição e o coorientador, Dr. Marcos Roberto Alves Ferreira pela conquista do Prêmio.

Publicado em 18/08/2023, na categoria Notícias.