Início do conteúdo

Professor Luciano Pinto desenvolve projeto de pesquisa em colaboração com a University of Michigan

O Dr. Luciano Pinto (docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFPel) retornou ao Brasil após um período como Prof. Visitante na University of Michigan (UMICH), onde trabalhou no Medical Center, sob a supervisão do professor David Markovitz.

David Markovitz é professor de Medicina Interna na Divisão de Doenças Infecciosas e também tem atua nos programas de Biologia Celular e Molecular, Biologia do Câncer e Imunologia. Os estudos do Dr. Markovitz são realizados em conjunto com uma ampla variedade de Ph.D. e estagiários, bem como em estreita colaboração com vários membros do corpo docente de diversos departamentos da Universidade de Michigan e outras instituições em todo o mundo. 

No período em que esteve na University of Michigan, o Prof. Luciano realizou diversos experimentos relacionados ao uso de lectinas para o controle de células tumorais, com foco principal no câncer de pâncreas, visando entender como estas proteínas atuam nas células e na sinalização celular.   

O Prof. Luciano foi contemplado com uma bolsa de Pesquisador Visitante Sênior do Programa CAPES PRINT/UFPEL, pelo projeto “Criação do Núcleo Temático de Inovação em Nanomedicina (Nanomed)”. A participação do pesquisador neste projeto visou o estreitamento das relações com o grupo do pesquisador David Markovitz e a colaboração internacional estabelecida vai fomentar o desenvolvimento conjunto de atividades de pesquisa futuras no âmbito da aplicação de lectinas como ferramentas biotecnológicas.

O interesse recíproco entre os grupos de pesquisa liderados pelo Prof. Luciano e o Prof. David fez com que novos projetos fossem traçados, abrindo as portas para os pesquisadores e alunos da UFPel, por meio da mobilidade acadêmica, vislumbrem novas colaborações através do programa Capes Print/UFPel, fomentando ainda mais as ações de internacionalização na pós-graduação da UFPel. Ficou estabelecido um cronograma de estágio de doutoramento sanduíche para estudantes brasileiros do PPGBiotec junto à University of Michigan para a aplicação de lectinas no combate ao câncer e a infecções virais. 

Além das atividades de pesquisa, o professor do PPGBiotec participou de reuniões científicas com estudantes internacionais e pesquisadores ligados ao grupo de pesquisa coordenado pelo professor David. Também, foi firmado o compromisso de estabelecer um convênio formal entre as universidades para ampliar a colaboração existente.

Publicado em 16/05/2022, em Notícias.