Projeto Oncobank Oncovid, desenvolvido pelo pesquisador professor Tiago Collares, inicia no Hospital Escola

Teve início neste mês de agosto, no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), o projeto Oncobank Oncovid, na Unidade de Diagnóstico Molecular, que visa entender as relações entre o DNA humano e os sintomas da Covid-19. Podem participar da pesquisa voluntários que sejam pacientes oncológicos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ou profissionais da saúde.

O objetivo do projeto é investigar modificações no DNA humano relacionadas à infecção pelo coronavírus e aos sintomas da Covid-19. Será feito um questionário e coletada amostra através do método de swab nasofaríngeo. A partir daí, será feito diagnóstico de SARS-CoV-2 pela técnica de RT-PCR, identificação das variantes genômicas do coronavírus e detecção de modificações do DNA humano relacionadas à Covid-19.

Conforme o pesquisador principal deste projeto, professor Tiago Collares, a pesquisa será financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e tem o intuito de elucidar o papel de fatores genéticos do hospedeiro na infecção por SARS-CoV-2. Esforços da comunidade científica resultaram na “COVID-19 Host Genetics Initiative”, a qual visa estabelecer determinantes genéticos relacionados com a suscetibilidade, com a severidade e com os desfechos da COVID-19. “Isso demonstra a importância destas ações para abrir espaço para identificação de indivíduos mais ou menos propensos a contrair a infecção e manifestar formas graves da doença, bem como para estabelecer medidas de gerenciamento, prevenção, tratamento e controle em saúde”, destacou ele, que também é Gerente de Ensino e Pesquisa do HE.

Alinhado com a importância desse tipo de iniciativa, neste projeto será estabelecido um banco de amostras genômicas (tanto de DNA humano quanto de RNA viral) de pacientes oncológicos usuários do SUS e profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate da COVID-19 no HE UFPel, as quais serão utilizadas em uma moderna plataforma de genômica funcional e estrutural da Unidade de Diagnóstico Molecular COVID-19 UFPel, abrangendo o diagnóstico molecular de SARS-CoV-2 por RT-PCR, a genotipagem de variantes do SARS-CoV-2 e o sequenciamento de polimorfismos nos genes ace1 e ace2 relacionados a predisposição de entrada do vírus em células humanas.

Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3284-4900 Ramal 5242 ou pelo e-mail udmufpel@gmail.com.

Fonte: Texto extraído https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sul/he-ufpel/comunicacao/noticias/projeto-oncobank-oncovid-inicia-no-hospital-escola

Publicado em 13/09/2021, na categoria Ações COVID-19.