Início do conteúdo

Projeto Oncobank Oncovid, desenvolvido pelo pesquisador professor Tiago Collares, inicia no Hospital Escola

Teve início neste mês de agosto, no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), o projeto Oncobank Oncovid, na Unidade de Diagnóstico Molecular, que visa entender as relações entre o DNA humano e os sintomas da Covid-19. Podem participar da pesquisa voluntários que sejam pacientes oncológicos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ou profissionais da saúde.

O objetivo do projeto é investigar modificações no DNA humano relacionadas à infecção pelo coronavírus e aos sintomas da Covid-19. Será feito um questionário e coletada amostra através do método de swab nasofaríngeo. A partir daí, será feito diagnóstico de SARS-CoV-2 pela técnica de RT-PCR, identificação das variantes genômicas do coronavírus e detecção de modificações do DNA humano relacionadas à Covid-19.

Conforme o pesquisador principal deste projeto, professor Tiago Collares, a pesquisa será financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e tem o intuito de elucidar o papel de fatores genéticos do hospedeiro na infecção por SARS-CoV-2. Esforços da comunidade científica resultaram na “COVID-19 Host Genetics Initiative”, a qual visa estabelecer determinantes genéticos relacionados com a suscetibilidade, com a severidade e com os desfechos da COVID-19. “Isso demonstra a importância destas ações para abrir espaço para identificação de indivíduos mais ou menos propensos a contrair a infecção e manifestar formas graves da doença, bem como para estabelecer medidas de gerenciamento, prevenção, tratamento e controle em saúde”, destacou ele, que também é Gerente de Ensino e Pesquisa do HE.

Alinhado com a importância desse tipo de iniciativa, neste projeto será estabelecido um banco de amostras genômicas (tanto de DNA humano quanto de RNA viral) de pacientes oncológicos usuários do SUS e profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate da COVID-19 no HE UFPel, as quais serão utilizadas em uma moderna plataforma de genômica funcional e estrutural da Unidade de Diagnóstico Molecular COVID-19 UFPel, abrangendo o diagnóstico molecular de SARS-CoV-2 por RT-PCR, a genotipagem de variantes do SARS-CoV-2 e o sequenciamento de polimorfismos nos genes ace1 e ace2 relacionados a predisposição de entrada do vírus em células humanas.

Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3284-4900 Ramal 5242 ou pelo e-mail udmufpel@gmail.com.

Fonte: Texto extraído https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sul/he-ufpel/comunicacao/noticias/projeto-oncobank-oncovid-inicia-no-hospital-escola

Publicado em 13/09/2021, na categoria Ações COVID-19.