Professores permanentes do Programa de Pós Graduação em Biotecnologia da UFPel participam de Missão Institucional CAPES Print/UFPel no Canadá.

Com o intuito de estabelecer parcerias em pesquisa dentro da proposta institucional do Projeto CAPES PrInt/UFPel, os docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) Luciano da Silva Pinto, responsável pelo Laboratório de Proteômica e Bioinformática (BioPro_Lab.)/CDTec e o professor Cláudio Martin Pereira de Pereira, responsável pelo Laboratório de Lipidômica e Biorgânica/CCQFA, realizaram uma missão ao Canadá, entre os dias 23 de setembro e 01 de outubro de 2019, juntamente com outros pesquisadores da UFPel.

A missão teve como objetivo consolidar as colaborações internacionais entre a UFPel e as Universidades de Guelphe e McMaster, estimulando o intercâmbio de discentes e pesquisadores e consequentemente a internacionalização da UFPel.

Na Universidade de Guelphe, os professores foram recebidos pelos pesquisadores americanos Loong-Tak Lim do Department of Food Science e Wei Zhang do Department of Molecular and Cellular Biology, onde participaram de reuniões de trabalho para elaboração de um plano de colaboração entre as instituições, com projetos nas áreas de Nanobiotecnologia para aplicação na cicatrização tecidual, utilizando proteínas recombinantes e compostos químicos naturais e/ou sintéticos para funcionalização de nanofibras. Além disso, os professores do Programa de Biotecnologia participaram de reuniões científicas com pesquisadores de vários países, como China, Egito e Malásia.

Na Universidade de McMaster, o grupo foi recebido pela Professora Kathryn Grandfield, responsável pelo Centro de Microscopia desta universidade. Das reuniões ficou estabelecido o fortalecimento de parceria visando o intercâmbio de alunos e professores tanto para estágio de doutoramento sanduíche quanto Pós-doc para os anos de 2020 e 2021, com ações dentro do Projeto NanoMed CAPES PRInt/UFPel.

Juntamente com os Professores do Programa de Biotecnologia, participaram das reuniões os Professores Neftali Lenin Carreño (Coordenador do Projeto) e Elessandra da Rosa Zavarese, dos Programas de Engenharia de Material/CDTec e Ciência e Tecnologia de Alimentos/Agronomia. Estes professores estabeleceram parcerias nas áreas de Tecnologia de alimentos e nanomateriais.

Publicado em 02/10/2019, na categoria Notícias.