Pesquisadores Fabiana Seixas e Tiago Collares participam de missão institucional CAPES PRInt/UFPel nos Estados Unidos

Dentro da proposta institucional do Projeto CAPES PrInt/UFPel, os docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) Fabiana K. Seixas, atual coordenadora Adjunta do Programa, e o professor Tiago Collares, atual Diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel, realizaram no mês de julho de 2019 uma missão aos Estados Unidos, junto à University of Illinois at Chicago e à Northwestern University Feinberg School of Medicine.

A missão teve como objetivo consolidar as colaborações internacionais entre a UFPel e a University of Illinois, promovendo o intercâmbio de pesquisadores e discentes através do Projeto CAPES PrInt/UFPel para promoção da internacionalização da UFPel. Os professores brasileiros foram recebidos pelos pesquisadores americanos Lawrence Schook e Kyle Schachtschneider.

Os pesquisadores brasileiros participaram do Chicago Science 2019: Epigenetics and Genome Editing, na Northwestern University Feinberg School of Medicine, promovido pela Nature Genetics and Nature Medicine. Pesquisadores renomados de diversas instituições de pesquisas dos Estados Unidos como University of IllinoisHarvard Medical School,  MIT, dentre outras, participaram do encontro e das discussões cientificas.

Junto à University of Illinois at Chicago, foram realizadas visitas ao Illinois Medical District onde estão situados hospitais ligados à pesquisa em Biotecnologia, o Centro de Biotecnologia Farmacêutica, o Parque Tecnológico de Chicago e a Incubator Laboratory Facility. Os pesquisadores da UFPel foram recebidos pelo grupo de pesquisa em Genômica Comparativa.  Após a visita aos laboratórios e ambientes de pesquisas da Incubator Laboratory Facility, os pesquisadores participaram de reuniões de trabalho para elaboração de um plano de colaboração entre as instituições e grupos de pesquisa.

Projetos na área de Biotecnologia do Câncer, utilizando edição de genomas por CRISPRs para desenvolver o modelo Oncopig destinado ao estudo do câncer de bexiga, já em desenvolvimento nesta colaboração, foram discutidos. Os professores do PPGB tiveram a oportunidade de participar de reuniões científicas com estudantes internacionais e pesquisadores ligados ao grupo de pesquisa coordenado pelo professor Schook, com apresentação das pesquisas em andamento.

Ficou estabelecido um cronograma de estágio de doutoramento sanduíche para estudantes brasileiros do PPGB junto à Universitiy of Illinois at Chicago no ano de 2020 através do Projeto CAPES PrInt/UFPel, bem como um planejamento da  visita do professor Lawrence Schook junto ao PPGB no ano de 2020.  Finalizada a missão, foi firmado o compromisso de estabelecer um convênio formal entre as universidades para ampliar a colaboração existente.

Lawrence Schook, Tiago Collares e Kyle Schachtschneider

Tiago Collares, Lawrence Schook e Fabiana Seixas – Chicago Science Northwestern University Feinberg School of Medicine

Tiago Collares  – University of Illinois at Chicago – Incubator Laboratory Facility / Illinois Medical District

Publicado em 21/08/2019, na categoria Notícias.