Professor Tiago Collares é eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências

A deferência concedida ao professor, de membro afiliado, é voltada para cientistas de até 40 anos de idade, especialmente líderes de pesquisas em áreas de fronteira da ciência. Nomes indicados por membros titulares passam pelo escrutínio da assembleia geral da entidade, que escolhe, então, os nomes por região brasileira. O docente foi escolhido por meio da região Sul e foi categorizado dentre os nomes pertencentes às Ciências Biomédicas.

“Não consigo pensar em fazer ciência de uma forma individualizada”, pontua o novo membro da ABC. De acordo com Tiago, o grande segredo para a ciência é a colaboração. Dessa forma, segundo ele, será possível responder às grandes perguntas trazidas pela humanidade.

Além de Tiago Collares, já foram eleitos para esse posto outros dois pesquisadores da UFPel: o atual reitor, professor Pedro Curi Hallal, cujo mandato foi de 2009 a 2013, e o professor do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) Diego Alves (também pesquisador do PPGB), admitido neste ano, permanecendo até 2021. Além disso, a UFPel também conta com um membro titular na ABC, o professor emérito César Victora, cujo mandato é vitalício.

Publicado em 15/12/2017, na categoria Notícias.