Pesquisador da UFPel é contemplado em Edital conjunto FAPERGS/FIOCRUZ com projeto em Rede de Resistência Antimicrobiana e “One Health”

Uma equipe liderada pelo prof. Rafael Lund, junto com outros colegas professores da UFPel, Hospital-Escola/EBSERH, Hospital São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), Hospital Universitário Dr. Miguel Riet  Corrêa Jr.(FURG), UFSC, Fiocruz Brasília (Fundação Oswaldo Cruz – Distrito Federal), além da colaboração internacional da Universidade Nacional da Singapura / NationalUnviersityof Singapore (NUS) e da empresa Cristófoli Equipamentos de Biossegurança Ltda., foi contemplada com a aprovação de um projeto em Rede submetido à Chamada Programa Inova Fioccruz – Programa de Saúde em Pesquisa em Saúde Única – Edital FAPERGS/FIOCRUZ 13/2022 – REDE SAÚDE RS. Esta Chamada visa fortalecer a capacidade de pesquisa da REDE SAÚDE do Rio Grande do Sul, em consonância com as políticas preconizadas pelo SUS no estado do Rio grande do Sula, além de realizar pesquisas científicas ou tecnológicas de caráter inovador, multicêntricas (corporativas ou em rede) entre grupos de pesquisa vinculados às ICTs que integram a REDE SAÚDE RS e pesquisadores da Fiocruz.

A proposta coordenada pelo prof. Lund, intitula-se: “Avaliação do cenário de Resistência Antimicrobiana (RAM) em hospitais universitários e uma proposta de tecnologias para prevenção  controle e monitoramento das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)”. Este projeto é composto por três etapas: (1)prospecção tecnológica e científica do uso de tecnologias em saúde em hospitais para o tratamento da RAM; (2) estudoretrospectivo dos casos de resistência antimicrobiana em hospitais universitários, com ferramentas de análise de dados para identificação de tendências de uso de antimicrobianos e de infecções causadas por microrganismos resistentes no hospital, permitindo a identificação do cenário da RAM em hospitais universitários e (3) implementação de estratégias para otimizar e aprimorar programas de gestão de RAM, com o amadurecimento detecnologia de um biomaterial antimicrobiano à base de celulose bacteriana funcionalizada com pentóxido de nióbio e óxido de grafeno para aplicação frente a cepas multirresistentesque já vem sendo investigado pelo grupo de pesquisa do proponente (coordenador do projeto).

Para esta última etapa de desenvolvimento do biomaterial, o prof. Lund já havia sido contemplado com a aprovação de um projeto aprovado pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 22/2022 – Programa MCTI de Inovação em Grafeno, InovaGrafeno-MCTI – Linha 1 – Projetos de pesquisa básica e aplicada, que visa apoiar a realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e a implementação de iniciativas de aplicação na sociedade de soluções tecnológicas e empresariais utilizando o Grafeno e materiais 2D à base de carbono, nas fronteiras da física, química, ciências da saúde e engenharias que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico, a inovação e o empreendedorismo do país, em conformidade com o Programa MCTI de Inovação em Grafeno (InovaGrafeno-MCTI) instituído pela Portaria MCTI n° 4.964, de 09 de julho de 2021, no âmbito da Política Nacional de Materiais Avançados (Decreto nº 10.746, de 09 de julho de 2021) e do Plano de Ação do MCTI para a Área de Materiais Avançados. Foram aprovados 21 projetos na Linha 1, sendo 2 (dois) da UFPel, e um destes coordenado pelo prof. Rafael Lund, intitulado: “Desenvolvimento de uma membrana de celulose bacteriana, óxido de grafeno e pentóxido de nióbio para cicatrização de pele”. Este projeto também conta com a cooperação internacional da Universidade Nacional da Singapura / NationalUniversityof Singapore (NUS).

A contribuição do desenvolvimento de uma tecnologia nacional de resistência antimicrobiana para o avanço do conhecimento técnico-científico incluirá o estímulo à pesquisa sobre resistência antimicrobiana; desenvolvimento de novas abordagens para o tratamento de infecções resistentes; maior compreensãoda relação entre a saúde humana, animal e ambiental, em linha com o conceito de ‘One Health”; fomento à colaboração interdisciplinar, aumentando a eficiência de soluções para questões de saúde pública; e fortalecimento da capacidade técnico-científica nacional, resultando em uma possível contribuição à solução de problemas globais.

Link do resultado final Edital136/2022 FAPERGS/FIOCRUZ – Rede Saúde RS: https://fapergs.rs.gov.br/upload/arquivos/202303/27153924-divulgacao-do-resultado-final-das-propostas-aprovadas.pdf