Início do conteúdo

Espaços Multiusuários

  • Espaço Multiusuário Bioquímica (Área total: 40 m2

Esta sala está localizada no prédio 29 do CCQFA, Campus Capão do Leão da UFPel, e consiste em um espaço onde estão alocados  equipamentos de uso comum dos pesquisadores do PPGBBio. Dentre estes equipamentos está um ultra-freezer (-80°C), destilador de água, máquina de gelo, estufas para secagem de material, espectrofotômetro UV-Visível e centrífugas de bancada. 

  • Central de Cromatografia Aplicada (Área total: 50 m2

Esta sala está localizada no prédio 32 do CCQFA, Campus Capão do Leão, UFPel, onde estão alocados equipamentos de grande porte, como cromatógrafos a gás (CG FID), cromatógrafo a gás acoplado a espectrômetro de massa, cromatógrafo a líquido de alta eficiência e espectrômetro de infravermelho.  Esta sala também possui outros equipamentos como, capela de fluxo laminar, estufa de secagem, duas estufas bacteriológicas, e balança analítica. 

  • Central Analítica  (Área total: 50 m2)

A Central Analítica está localizada no prédio 31, Campus Capão do Leão - UFPel, e possui  equipamentos como: Difratômetro de Raios-X, Espectrômetro de Fluorescência de Raios-X por Energia Dispersiva, Cromatógrafo a gás acoplado a uma válvula reacional a linha reacional, Analisador de Partículas e Granulômetro, Equipamento de Redução Termoprogramada Analisador de Área BET, capela de fluxo laminar usada na preparação de filmes finos com auxílio de um aparelho Spin Coating, moinho para moagem de alta energia, fornos tubulares temo-programados acoplados a linhas de gases para ensaios catalíticos e linhas reacionais e microscópio ocular com captura de imagens. A central analítica conta com um técnico para o atendimento das análises e manuseio dos equipamentos da central analítica. 

  • Biotério Central 

O biotério fica localizado no prédio 44 do Campus Capão do Leão, UFPel, sendo responsável pelo fornecimento de animais (ratos, camundongos e hamsters) para a realização das pesquisas do PPGBBio. A estrutura física possui um setor de produção, um setor de experimentação, e um espaço administrativo. O Biotério está adequado às normativas vigentes para o desenvolvimento das pesquisas, bem como para o manuseio e bem-estar animal no período de experimentação. O Biotério possui uma médica veterinária responsável técnica que auxilia nos procedimentos com animais em pesquisas do PPGBBio. 

  • Recursos de informática

Os alunos do PPGBBio possuem à disposição computadores conectados à internet no Laboratório de Informática (LIG) do CCQFA. Além disso, a maioria dos laboratórios de pesquisa possui um espaço para os alunos, sendo esse espaço climatizado e com acesso à internet e equipado com computadores, impressoras, mesas que comportam notebooks pessoais e armários individuais.

  • Bibliotecas

A UFPel possui 06 bibliotecas: Biblioteca de Medicina; Biblioteca de Direito; Biblioteca de Educação Física; Biblioteca de Ciências Sociais; Biblioteca Campus Porto e Biblioteca Campus Capão do Leão. O atendimento é feito por bibliotecários e auxiliares treinados para orientar na utilização mais eficiente dos recursos informacionais que oferecem.  A Biblioteca do Capão do Leão possui um acervo diversificado e atende a usuários de diversos cursos da universidade, outras instituições, bem como estudantes de ensino médio de institutos federais, e outras escolas de Pelotas e comunidade em geral.  A UFPel possui acesso à base de dados do Portal Periódicos da CAPES. Ainda, é importante destacar que a partir de em 2018 a UFPel disponibilizou acesso a coleção de e-books da EBSCO, onde é possível acessar mais de 130.000 títulos.

Conforme descrito acima, os pesquisadores do PPGBBio contam com uma infraestrutura que viabiliza a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Destaca-se, ainda, o constante empenho dos docentes na captação de recursos financeiros para a expansão e aprimoramento dessa estrutura. Durante o quadriênio, docentes do PPGBBio participaram ativamente da elaboração de propostas institucionais submetidas a editais da FINEP. Entre essas, destaca-se a aprovação de 02 subprojetos na chamada MCTI/FINEP/FNDCT – INFRAESTRUTURA DE PESQUISA PROINFRA -  2023.  Atualmente, alguns dos equipamentos multiusuários aprovados encontram-se em fase de aquisição, incluindo o microscópio confocal raman, cromatógrafo líquido de alta eficiência, sistema para análise de massas para acoplamento em HPLC, ultracentrífuga, citômetro de fluxo, respirômetro de alta resolução e sequenciador de proteínas. Esses equipamentos contribuirão de forma importante na ampliação e qualificação das pesquisas no PPGBBio.