Laboratório Química Aplicada à Bioativos (LaQuiABio)

Área: 100 m2

O LaQuiABio está localizado na sala 410 do prédio 32 do CCQFA, situado no Campus Capão do Leão da UFPel, sendo coordenado pelos professores Wilson Cunico e Geonir Machado Siqueira. O grupo de pesquisa desenvolve estudos de síntese orgânica aplicada a substâncias bioativas. Os projetos desenvolvidos visam a obtenção de substâncias químicas, via síntese orgânica, com possíveis propriedades terapêuticas as quais posteriormente são testadas por outros docentes do PPGBBio em modelos experimentais.

Infraestrutura e equipamentos: O laboratório possui três seções distintas: a) Sala de alunos; b) Sala de manipulação de produtos tóxicos e irritantes e; c) Laboratório de atividades. a) A sala de alunos é climatizada e equipada com três computadores e uma impressora multifuncional. Além disso, possui espaço para uma mesa que comporta notebooks pessoais e um armário com portas individuais. b) A Sala de manipulação de produtos tóxicos e irritantes é climatizada e equipada com um evaporador rotativo, uma bomba de vácuo, um circulador de água, duas geladeiras, duas capelas de exaustão fixas e um exaustor. c) O Laboratório de atividades é climatizado por um split e equipado com um evaporador rotativo, uma bomba de vácuo, uma bomba de alto vácuo, três capelas de exaustão, um exaustor, uma estufa, um gabinete cromatográfico, um destilador de água, um aparelho de ponto de fusão, duas balanças analíticas, duas mantas de aquecimento e dez placas de aquecimento e agitação. Além disso, o laboratório possui um aparelho de ultrassom equipado com uma proteção anti-ruído ligado a um no-break de 1,4 Kva e um reator com aquecimento por micro-ondas com computador acoplado a uma capela de exaustão ligados a um no-break de 5 kVA. Todos os demais equipamentos presentes no laboratório são ligados a estabilizadores de 0,5 a 1 kVA.