Laboratório de Pesquisa em Farmacologia Bioquímica (LaFarBio)

Área: 50 m2

O LaFarBio está localizado prédio 30 do CCQFA, Campus Capão do Leão, UFPel, sendo coordenado pelas professoras Cristiane Luchese e Ethel Antunes Wilhelm. As pesquisas desenvolvidas nesse laboratório envolvem avaliações farmacológicas de moléculas bioativas, visando o desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas para o tratamento de danos cognitivos, da dor e inflamação. Além disso, são estudadas as bases farmacológicas da terapêutica, bem como suas implicações para o entendimento dos mecanismos de ação dos fármacos e para o desenvolvimento de novos medicamentos.

Infraestrutura e equipamentos: O laboratório é equipado com vidrarias e outros suportes comuns de laboratório tais como geladeira e estufa, agitadores de tubos, centrífuga de bancada, pHmetro, banho-maria e espectofotômetro. Para a realização dos ensaios comportamentais estão disponíveis os seguintes equipamentos: campo aberto, caixa claro-escuro, labirinto em cruz elevada, esquiva inibitória, analgesímetro digital, hot-plate, rotarod e labirinto de barnes. Existem alguns equipamentos como a máquina de gelo, espectrofluorímetro, microscópios, centrífuga refrigerada de eppendorfs e sistemas de água mili-Q, que são utilizados e fazem parte do Centro de Biotecnologia, dos cursos de Química e Farmácia do CCQFA. Além do espaço de laboratório, conta-se também com 1 sala de estudos e 2 salas para testes comportamentais.