Convite para Webinários – 09/11/2020

Convidamos todos a prestigiar os Webinários da disciplina de Seminários I, II, III e IV. Abaixo, informações sobre os eventos.

Acesse o link (Google Meet):  https://meet.google.com/ett-ojtx-bty para participar das palestras

Webinar 1: Envolvimento da sinalização purinérgica na fisiopatologia do glioblastoma: ênfase nos receptores P2X7

Discente: Natália Pontes Bona

Data: 09/11/2020 – Segunda-feira às 13h30 minutos

Resumo do seminário: O glioblastoma (GBM), tumor mais comum e agressivo que acomete o Sistema Nervoso Central, cujo tratamento é multimodal sendo realizada cirurgia seguida de radioterapia e quimioterapia com temozolomida (TMZ). Considerando que o GBM apresenta uma alta capacidade infiltrativa, elevada taxa de proliferação e quimiorresistência ao TMZ, é necessária a busca por por mecanismos que auxiliem na elucidação da fisiopatológica desse tumor. Com isso, o sistema purinérgico, mas especificadamente seu receptor P2X7, apresenta uma grande relevância científica para estudos nessa patologia, devido a sua ação já comprovada no envolvimento da progressão tumoral. Diante do exposto o objetivo desse seminário será abordar a fisiopatologia do GBM, seu importante papel na sinalização purinérgica, destacando o papel do receptor P2X7R na progressão tumoral.

Webinar 2: A influência das respostas ao estresse na percepção da dor

Discente: Carolina Cristóvão Martins

Data: 09/11/2020 – Segunda-feira às 16h

Resumo do seminárioA dor, um instinto primata humano, se refere a uma experiência emocional ou angustiante associada a um dano real ou potencial para os tecidos, com o propósito de proteger o organismo diante de agentes ou estímulos nocivos. Entretanto, o funcionamento inadequado da sinalização da dor pode se tornar uma condição patológica. Tendo em vista que a experiência da dor envolve não apenas componentes sensoriais, mas também afetivos e cognitivos, há um interesse crescente e emergente em compreender o impacto do estresse sobre a percepção da dor. De fato, o estresse tem sido abordado como um fator etiológico para o desenvolvimento de síndromes de dor funcional, incluindo a fibromialgia, a síndrome do intestino irritável e os transtornos temporomandibulares. Apesar do estresse e da dor serem considerados processos distintos, ambos apresentam múltiplas sobreposições conceituais e fisiológicas. Nesse sentido, estudos sugerem que as alterações no sistema corticolímbico e na neurotransmissão glutamatérgica podem desencadear respostas inadequadas ao estresse resultando, portanto, na amplificação da sinalização da dor. No entanto, a relação causal entre o estresse e a dor, assim como os seus mecanismos e mediadores subjacentes ainda permanecem pouco compreendidos. Diante disso, os modelos animais têm sido amplamente utilizados não apenas para entender o impacto de diferentes estressores na resposta à dor, mas também para elucidar os seus substratos neurais e mecanismos neurobiológicos até então pouco compreendidos.