Convite para Webinar – 10/08/2020

Convidamos todos a prestigiar o Webinar da disciplina de Seminários I, II e III. Abaixo, informações sobre o evento.

Webinar: EFEITOS NEUROTÓXICOS DA EXPOSIÇÃO AO ALUMÍNIO: IMPLICAÇÕES NA SINALIZAÇÃO PURINÉRGICA

Palestrante: Dra Karine Paula Reichert – UFSM

Data: 10/08/2020 – Segunda-feira às 14 h

Acesse o link (Google Meet): https://meet.google.com/qxb-rfif-xga para participar da palestra

Resumo do seminário: O Alumínio (Al) é considerado o metal mais abundante na natureza, o que favorece a constante exposição dos seres vivos a este elemento. A forma catiônica trivalente do Al, Al3+, é bem conhecida por ser a espécie mais tóxica para os sistemas biológicos. Inclusive, evidências apontam que a concentração de Al3+ em cérebro humano pode estar associada com a etiologia de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer (DA). Entretanto, o mecanismo subjacente à exposição ao Al e a neuropatogênese da DA permanece inconsistente. Neste sentido, o sistema purinérgico representa uma importante via de sinalização envolvida em mecanismos neuromodulatórios do sistema nervoso central, uma vez que o ATP, atuando através de receptores específicos, possui uma função decisiva no desenvolvimento cerebral e mecanismos de auto-reparo, além de emergir respostas inflamatórias frente a estímulos externos, como o Al. Considerando o exposto, a palestra irá abordar os efeitos do Al3+ sobre a sinalização purinérgica durante a neurogênese de células precursoras neurais e, em modelo animal de exposição crônica ao Al.

Short CV: Karine Paula Reichert é graduada em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2014). Mestre em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2015). Doutora em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica – UFSM (2020). Tem experiência nas áreas de enzimologia toxicológica, bioquímica experimental, bioinorgânica, sistema purinérgico, sistema colinérgico e estresse oxidativo.