Convite para Webinar – 13/07/2020

Convidamos todos a prestigiar o Webinar da disciplina de Seminários I, II e III. Abaixo, informações sobre o evento.

Webinar: A interface entre dieta, microbiota e sistema imune:  “Um dialógo constante na manutenção da saúde e de doença no indivíduo”.

Palestrante: Profa Dra Angelica Thomaz Vieira – UFMG

Data: 13/07/2020 – Segunda-feira às 14 h

Acesse o link (Google Meet): https://meet.google.com/qxb-rfif-xga para participar da palestra

Resumo do seminário: As bactérias que residem no nosso organismo e compõem a nossa microbiota exercem diversas funções importantes como o desenvolvimento do nosso sistema imunológico. Sabemos também, que  a nossa microbiota se relaciona num estado de simbiose no qual qualquer alteração no equilíbrio microbiano pode afetar o estado de saude e ou de doença do indivíduo. Dentre os fatores envolvidos nessa alteração as dietas exercem um fator significativo nesse processo. Inclusive, levantamentos recentes têm sugerido que a elevada incidência de doenças inflamatórias no mundo estão associadas com desiquilíbrio na microbiota intestinal relacionadas com as alterações dos hábitos alimentares dos indivíduos. Nesse contexto, a palestra abordará como a relação harmoniosa entre as bactérias que compõem a nossa microbiota junto com uma alimentação saudável rica em fibras, pode ser um aliado importante para combater e/ou controlar infecções bacterianas do trato respiratório e também modular a resposta inflamatória induzida nos modelos experimentais de gota, colite e mucosite. A palestra irá percorrer alguns dos mecanismos moleculares envolvidos nessa interação, destacando o metabolismo microbiano (Short chain fatty acids ou ácidos graxos de cadeia curta: acetato, butirato e propionato) e o receptor acoplado a proteína-G sensor de metabólitos microbiano Gpr43.

Short CV: A Profa Angélica é bióloga pela Faculdade Metodista Integrada Isabela Hendrix (2006), mestre em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais  (UFMG) (2008) e Doutora em Imunologia pela UFMG. Realizou doutorado sandwish na Austrália (Garvan Medical Research) no departamento de Imunologia (2010). Possui Pós-doutorado em genética no departamento de Biologia Geral/ UFMG e foi Professora Visitante no departamento de Biologia Geral/ UFMG. Fez Pos-doutorado no departamento de Microbiologia/UFMG. Fez Pos-doutorado no CNRS- Strasbourg França. Foi Bolsista PNPD/CAPES no departamento de Bioquimica e Imunologia/ICB-UFMG. E atualmente é profesora Adjunta no departamento de Bioquimica e Imunologia/ICB-UFMG. É também membra afiliada da Academia Brasielira de Ciências (ABC). E já recebeu prêmios importantes como o “Young Woman in Science”, Thereza Kipnis (ambos promovido pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e o “Para mulheres na ciência 2018” promovido pela Loreal-Unesco-ABC. É mãe cientista de dois filhos e esteve de licença maternidade nos períodos entre junho-outubro de 2016 e Maio-Novembro de 2018. Tem experiência na área de Imunologia e microbiologia com ênfase em inflamação e papel da microbiota no sistema imune, atuando principalmente nos seguintes temas: inflamação, microbiota e respostas inflamatórias, ácidos graxos de cadeia curta, dieta rica em fibra, sistema imune,imunologia de mucosa, pneumoniae, alcoolismo, colite, probioticos, prebioticos, GPR43 e homeostase intestinal.