Início do conteúdo

Palestra: “Zebrafish e seu emprego como um modelo alternativo para o estudo comportamental de distúrbios relacionados ao sistema nervoso”

O PPGBBio convida a todos para apreciar a palestra que será realizada junto às disciplinas de Seminários I, II, III e IV. Abaixo, segue a programação do evento:

  • Título: Zebrafish e seu emprego como um modelo alternativo para o estudo comportamental de distúrbios relacionados ao sistema nervoso;
  • Discente palestrante: Jéssica Iara Gall;
  • Horário: 12/11/2018,  a partir das 14h00;
  • Resumo: Os distúrbios neurológicos e neuropsiquiátricos apresentam elevada prevalência na população, diminuindo a qualidade de vida e aumentando os gastos com saúde pública. Os fármacos disponíveis para o tratamento destes transtornos, embora eficazes, apresentam inúmeros efeitos adversos e existe uma parcela considerável da população que não responde a estes tratamentos. Em razão disso, modelos animais tornaram-se uma ferramenta importante na investigação acerca da etiologia dessas doenças e na busca por novos alvos farmacológicos. Recentemente, o peixe zebra, do inglês zebrafish (Danio rerio), vem sendo estudado e empregado como um modelo animal alternativo ou complementar em diversas áreas do conhecimento, dentre elas a neurociência. O zebrafish apresenta pela alta sensibilidade a alterações ambientais e a medicamentos psicotrópicos comuns, além de possuir semelhanças fisiológicas, morfológicas e histológicas com mamíferos. Assim, o zebrafish adulto vem sendo usado como modelo experimental em estudos relacionados ao comportamento social, medo, aprendizado, memória, estresse, dentre outros. Dessa forma, o presente trabalho buscou elucidar aspectos relacionados à utilização do zebrafish no âmbito científico, com enfoque na aplicação deste modelo animal em testes comportamentais utilizados na avaliação de doenças do sistema nervoso.