Vinicius Farias Campos *Bolsista de Produtividade em Desenv. Tec. e Ext. Inovadora do CNPq – Nível 1D

Áreas de Pesquisa: Biotecnologia animal/Genômica de espécies aquáticas/Transgênese animal/Biotecnologia forense

Grupo de Genômica Estrutural
Lab. 212-A, Prédio 30 CCQFA

Vinicius Farias Campos é Biólogo (2007), Mestre (2009) e Doutor em Biotecnologia (2011) pela Universidade Federal de Pelotas. É Professor Associado do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) da UFPel no curso Graduação em Biotecnologia. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Nota 7 CAPES) e do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBio), ambos da UFPel. É bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (DT) na área de Biotecnologia desde 2014 e bolsista do programa CATALISA-ICT. Foi agraciado duas vezes com o Prêmio CAPES de Tese, em 2012 como autor e em 2021 como orientador, ambas premiações na área de Biotecnologia. É coordenador do projeto de internacionalização CAPES-Print na área de biotecnologia com interações com EUA, Espanha e Inglaterra, Argentina, Chile, Uruguai. É coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para a Inovação (MAI/DAI-CNPq). Captou recursos de CNPq, FAPERGS, CAPES, FINEP, SEBRAE e de empresas em projetos de PD&I. Coordena o projeto em rede entre RS e SP (Edital FAPERGS-FAPESP) e é membro dos projetos RITEs-FAPERGS e CLUSTERS-FAPERGS. É editor associado do periódico Animal Biotechnology. É assessor ad doc de CNPq, CAPES, FAPERGS, FAPEMIG, FIERGS, FACEPE, SEBRAE, FINEP, INOVATIVA e revisor de 30 periódicos internacionais. Atuou como membro da comissão da Avaliação Quadrienal na área de Biotecnologia da CAPES em (2021-2022). É vice-presidente da Rede de Biotecnologia da Região Sul - Rede SulBiotec. Foi eleito coordenador do FORTEC-Sul. É fundador do Laboratório Genômica Estrutural onde atua como investigador principal das atividades de PD&I em genômica e biotecnologia animal, coordenando um grupo de cerca de 20 profissionais. Durante a pandemia da COVID-19, foi um dos fundadores da Unidade de Diagnóstico Molecular do Hospital Escola/UFPel, viabilizando a realização de mais de 10.000 ensaios de diagnóstico molecular de SARS-CoV-2. Realizou o depósito de 28 patentes de invenção no INPI, recebeu a concessão de 3 patentes, desenvolveu 12 produtos ou processos, fundou uma Startup, publicou mais de 90 artigos em periódicos internacionais, 2 livros, 14 capítulos de livros. Realizou 2 transferências de tecnologia/conhecimento, firmou 3 acordos de parceria. Formou 15 mestres, 4 doutores e 25 alunos de iniciação científica/tecnológica. Parte destes recursos humanos estão atuando em empresas e instituições não acadêmicas. Orienta 2 estudantes de mestrado, 8 de doutorado, 3 de iniciação científica/tecnológica e supervisiona 2 pós-docs. Atua na Unidade EMBRAPII InovaAgro. Foi membro do Comitê Assessor na área Multidisciplinar da FAPERGS (2017-2019) e atualmente é membro titular do Comitê Assessor na área de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da FAPERGS (2022-2024) e membro do Comitê Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da UFPel. Foi membro do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS (2017-2020). Preside o Comitê Institucional de Propriedade Intelectual e o Comitê Gestor da Incubadora Conectar da UFPel. É vice-presidente do Pelotas Parque Tecnológico e atua como líder na UFPel do projeto em rede de expansão do Pelotas Parque Tecnológico nas áreas de saúde e biotecnologia. Membro da Comissão Interna de Biossegurança da UFPel (CIBio). Membro do Núcleo de Inovação da Associação Comercial de Pelotas (ACP). Foi Coordenador de Inovação Tecnológica na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFPel (2017-2021). Atualmente é Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel e tem atuado em nível nacional e internacional em diversos comitês e conselhos para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Recebeu o Prêmio O Futuro da Terra em 2022 (Categoria Inovação e Tecnologia Rural) concedido pela FAPERGS e Jornal do Comércio. Foi eleito Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para o período 2022-2026.