DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO DOUTORADO
Disciplina | Código UFPel | Nível | Créditos |
Co-orientação de Iniciação Científica | D001183 | D | 02 |
Estágio de Docência Orientada II | D001184 | D | 02 |
Estágio de Docência Orientada III | D001185 | D | 02 |
Metodologia Científica | 1658025 | D | 02 |
Metodologia de Ensino | D001186 | D | 02 |
Seminários III | D001187 | D | 02 |
Seminários IV | D001188 | D | 02 |
Co-Orientação de Iniciação Científica: 02 Créditos
Ementa: Nessa disciplina o aluno de doutorado deverá orientar um aluno de iniciação científica. Essa disciplina visar dar ao aluno de doutorado experiência preliminar em orientação e formação de recursos humanos, assim como valorizar o trabalho em equipe. A conclusão da disciplina ocorre mediante a apresentação por parte do aluno de iniciação científica de um trabalho em congresso da área. O trabalho desenvolvido pelo aluno de iniciação científica deve ser relativo à temática do projeto do doutorando.
Bibliografia:
Bibliografia atual referente ao assunto a ser desenvolvido com o aluno de Iniciação Científica de acordo com o projeto de doutorado.
Trabalhos originais atuais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional.
Estágio de Docência Orientada II: 02 créditos
Ementa: Na disciplina de Docência Orientada II o aluno de doutorado deve ministrar aulas para alunos de graduação. A proposta da docência orientada não poderá exceder em 40% a carga horária da disciplina onde será desenvolvida. As atividades desenvolvidas pelo aluno em sala de aula deverão ter a presença do orientador ou o professor responsável pela disciplina.
Bibliografia:
Bibliografia atual referente ao assunto a ser ministrado em aula.
Estágio de Docência Orientada III: 02 créditos
Ementa: Na disciplina de Docência Orientada III o aluno de doutorado deve ministrar aulas para alunos de graduação. A proposta da docência orientada não poderá exceder em 40% a carga horária da disciplina onde será desenvolvida. As atividades desenvolvidas pelo aluno em sala de aula deverão ter a presença do orientador ou o professor responsável pela disciplina.
Bibliografia:
Bibliografia atual referente ao assunto a ser ministrado em aula.
Metodologia de ensino: 02 créditos
Ementa: A disciplina tem como objetivo discutir com os alunos as dimensões do processo didático e seus elementos na gestão de trabalho pedagógico no ensino superior. Discutir a didática, as metodologias e as novas tecnologias da comunicação e da informação e a sala de aula. Compreender a inter-relação entre planejamento e avaliação frente ao processo ensino aprendizagem. Identificar aspectos concernentes à relação pedagógica na docência no ensino superior.
Bibliografia:
Bordenave, J.D.P.; Pereira, A. M. Estratégias de ensino – aprendizagem. 21 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
Pimentel, M. O professor em construção. São Paulo: Papirus, 1993.
Teodoro, A.; Vasconcelos, M. L. Ensinar e aprender no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2003.
Libâneo, A. C. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 1999.
Veiga, I. P. Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. São Paulo: Papirus, 2006.
Trabalhos originais atuais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional.
Seminários III: 02 créditos
Ementa: Nesta disciplina os alunos deverão participar como ouvintes de seminários semanais ministrados por professores da UFPel e de convidados de outras Instituições. Além disto, nesta disciplina serão abordados tópicos referentes à ética, que serão ministrados por profissionais na área a serem convidados.
Bibliografia:
Bibliografia atual referente ao assunto a ser apresentado no Seminário.
Trabalhos originais atuais publicados em revistas de circulação nacional e internacional.
Seminários IV: 02 créditos
Ementa: Nesta disciplina os alunos deverão ministrar seminários. Cada aluno apresentará pelo menos um seminário que deverá versar sobre temas relacionados ao seu projeto de doutorado com apresentação de resultados referentes ao projeto. Cada seminário deverá ter a duração de 40 a 50 minutos e sua avaliação será por uma banca examinadora definida pelo colegiado do curso.
Bibliografia:
Bibliografia atual referente ao assunto a ser apresentado no Seminário.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional.