Início do conteúdo
Ursula Rosa da Silva

Ursula Rosa da Silva Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Vinculação institucional: Professora Associada na Universidade Federal de Pelotas


Formação acadêmica

Possui Doutorado em Educação (2009) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Doutorado em História (2002) e Mestrado em Filosofia (1992) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); e Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia (1988) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

E-mail: ursularsilva@gmail.com


PROJETOS DE PESQUISAS

Caixa de Pandora, mulheres artistas e mulheres pensadoras século XIX e XX
Grupo de Pesquisa: Caixa de Pandora: estudos em arte, gênero e memória

Revisitando o Instituto de Letras e Artes (1969-1989)
Grupo de Pesquisa: Caixa de Pandora: estudos em arte, gênero e memória


GRUPOS DE PESQUISAS

Caixa de Pandora: Estudos em Arte, gênero e Memória
Ursula Rosa da Silva (Líder); Nádia da Cruz Senna (Líder); Larissa Patron Chaves (Pesquisadora); e Rosângela Fachel de Medeiros (Pesquisadora)


PESQUISAS ORIENTADAS

Mediação atemporal: materiais educativos institucionais e o acervo docente
Orientando: Renan Silva do Espirito Santo (2020)

A imagem da mãe dolorosa e as artes visuais: interseccionalidades de uma docência em dobras
Orientanda: Priscilla Mont-Serrat Pimentel Fernandes (2020)

Um jardim, alguns textos, um ou mais corpos: práticas docentes nas artes…
Orientanda: Marta Lizane Bottini dos Santos (2019)

O contador de histórias contemporâneo: a formação de si, os elementos teatrais e a docência
Orientando: Carlos Eduardo de Oliveira Prado (2019)

Paradas, respiração, encontros: territórios de intervenção, arte contemporânea e prática docente
Orientanda: Jéssica Hencke (2018)

Reflexus: o pensamento reflexivo e a experiência estética na formação docente em artes visuais da UFPEL/RS
Orientanda: Raquel Casanova dos Santos Wrege (2018)

Escolinha Municipal de Arte de Pelotas: memória, história e ensino de arte (1963/1998)
Orientanda: Marge Faria do Amaral Peixoto (2017)

Cultura visual e identidade: autorretratos, afetos e memorias no ensino das artes visuais
Orientanda: Fabiana Lopes de Souza (2016)

Arte Contemporânea: cotidiano e experiência estética em sala de aula 
Orientanda: Ana Beatriz Campos Vaz (2015)

Criando sentidos com os Toys Art
Orientanda: Paula Pereira Pinto (2015)

Arte têxtil e estesia: entrelaçamento, fios, pontos com a educação estética em oficinas de criação coletiva
Orientanda: Ana Manuela Farias Regis (2014)

Experiências em busca do desenho infantil dentro de uma perspectiva interdisciplinar de ensino
Orientanda: Jacqueline Neves Silva (2014)