
Renata Azevedo Requião / Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano
E-mail: ar.renata@gmail.com
Formação acadêmica
Professora, Orientadora, Pesquisadora Bacharelado e PPG Artes Visuais / Centro de Artes, UFPel (desde 2010). Na Graduação, atua em disciplinas de leitura e produção de textos ensaísticos, explora a palavra escrita e a aquisição da linguagem poética, a descrição da prática poético-visual, a descoberta de sentidos poético-visuais; na FAUrb e no Curso de Jornalismo, História da Arte Contemporânea; no Curso de Antropologia, Lingüística Geral. No PPG-AV: Percursos, narrativas, descrições: mapas poéticos, e A leitura Crítica: modos de ver, modos de ler, modos de escrever. De 1992 a 2012, atuou nos Cursos de Letras, UFPel, em disciplinas do Campo da Literatura, Narrativas Curtas e Poesia (em língua portuguesa, moderna e contemporânea estudos comparados entre produção literária/sistema literário/construção do território imaginário nacional), Literatura Infantil, Ensino da Literatura, Poéticas Contemporâneas no Brasil, Estágio Obrigatório; e em disciplinas do Campo da Lingüística, Semântica, Estilística, Morfologia, Lingüística Geral, Estudos do Texto, Semiótica. Escreve poesia, prosa poética, ensaio; desenha; projeta e cria objetos-ambientes verbo-voco-visuais, com som e luz; projeta e constrói casas-ateliês de si. Gasta longas horas em seu jardim. PESQUISA, com temas associados, tendo como base teórica o pensamento discursivo-literário de Franz Kafka, e o pensamento teórico-reflexivo de W.Benjamin, R.Barthes, G.Agamben, H.Arendt, M.Blanchot; J.Derrida; e outros. TEMAS: a produção poético-visual crítico-contemporânea e a construção da realidade; o lugar criado (entre o privado e o público) e a produção de sentidos; a construção do pequeno território e a potência da criação; o território da página escrita; escrita como biografismo; aquisição da linguagem e a expressão do corpo; leitura e cognição (semiótica perceptiva); linguagem e limites da expressão; arte e tecnologia. ÁREAS: Arte Contemporânea; Literatura e Outras Poéticas; Literatura Brasileira Contemporânea, com ênfase em: poesia anos 70/2010; poesia concreta; Ana Cristina Cesar; Paulo Leminski; João Cabral de Melo Neto; Oswald de Andrade; Clarice Lispector; Osman Lins; Sergio SantAnna; Aldyr Garcia Schlee; Vitor Ramil; Arte e Loucura (Arthur Bispo do Rosário); Literatura Infantil (o livro infantil; a leitura; imagem e palavra no livro). Líder de grupo de pesquisa multidisciplinar, Artefatos para leitura e construção do pequeno território”. Coordenadora de projetos de pesquisa de longa duração: Viagens e lugares: mapas antropológicos, literários, turísticos, com prof. Dr. Edgar Barbosa Neto (Antropologia/FaE, UFMG); Poéticas contemporâneas: produção de leitura, produção de escritura, produção de sentidos. CARREIRA: Professora concursada área de Lingüística e Estudos do Texto, UFPel, Centro de Letras / Centro de Artes (atual, desde 1992). Secretária Municipal de Cultura, Pelotas-RS (Gestão PT-FP, 2001-2004). Professora substituta (Lingüística, Semântica e Estilística), Curso de Letras, UFPel (1991-1992). Professora de Francês para Crianças, Curso Tour de Babel, Pelotas RS (1988-1992). FORMAÇÃO: Licenciatura em Letras (Português/Francês, Línguas e Literaturas), UFPel (1988); Graduação em Arquitetura e Urbanismo, UFPel (1994); Mestrado em Letras Lit. Brasileira, IL, UFRGS (1997), prof. dr. Michel Peterson, “Leitura caleidoscópica do movimento do livro A educação pela pedra, de JCMNeto”; Doutorado em Letras Lit. Comparada, IL, UFRGS (2002), prof. dr. Michel Peterson, e prof. dr. Luís Augusto Fischer, Estesias (“ensaio contra” o pensamento acadêmico assertivo, sobre dez poéticas no Brasil Contemporâneo, suas constelações e reconfigurações, e sobre a conquista de uma dicção, como mulher, professora, intelectual e pesquisadora, decorrente de movimentos autorais e exploratórios, visando novos sentidos). Estágio Pós-doutoral, NUPILL, UFSC (2010), prof. dr. Alckmar Luís dos Santos, A voz e a cena na Poesia Brasileira Contemporânea ]1970-2010[.
PROJETOS DE PESQUISAS
📂 [ENCERRADO] Poéticas contemporâneas: produção de leitura, produção de escritura, produção de sentidos
Grupo de Pesquisa: Artefatos poéticos para leitura e construção do “pequeno território”
📂 Viagens e lugares: mapas, topologias e linhas de fuga, configurações antropológico-poético-visuais
Grupo de Pesquisa: Artefatos poéticos para leitura e construção do “pequeno território”
GRUPOS DE PESQUISAS
🗂️ Artefatos poéticos para leitura e construção do “pequeno território”
Líder(es) do grupo: Renata Azevedo Requião
Docentes participantes: Adriane Borda Almeida da Silva, Ana Paula da Silva Maich, André Barbachan Silva, André Winter Noble, Cynthia Farina, Daniel Albernaz Acosta, Edgar Rodrigues Barbosa Neto, Gabriela Kremer da Motta, Guilherme Rodrigues de Rodrigues, Helene Gomes Sacco, Jonas Machado Rodeghiero, Jonas Machado Rodeghiero, Lislaine Sirsi Cansi, Marcelo Castro da Silva Maraninchi, Renata Azevedo Requião
PESQUISAS ORIENTADAS
DOUTORADO
📙 Cotidiano Nacional: uma produção em Arte Visual Contemporânea a partir de possíveis construções identitárias
Orientanda: Jéssica Porciúncula – Em Andamento
📙 Simões, designer dos Campos Neutrais
Orientando: Emerson Ferreira – Em Andamento
MESTRADO
📙 Questões naturais: a criação de uma pentalogia de terror a partir de obras clássicas
Orientanda: Eliziane Hernandes – Em andamento
📙 A imagem no espelho: jogos de superfície, entre o real cotidiano e a criação fotográfica
Orientando: Igor Almeida – Em andamento
📙 Nasce a última que morre: uma investigação poética, crítica e simbólica acerca da identidade nacional nas artes visuais contemporâneas
Orientanda: Jéssica Porciúncula (2023)
📙 Palavra e imagem, imagem da palavra: intersecções entre design e poesia concreta
Orientando: José Paulo Portela (2022)
📙 Poéticas do desvio: da doutrinação ao processo de criação
Orientanda: Diana Krüger Martins (2020)
📙 A construção poética da banda Freak Brotherz: música e quadrinhos underground
Orientando: Márcio Farias de Mello (2019)
📙 A experiência de silenciamento como processo criativo
Orientanda: Ana Paula da Silva Maich (2018)
📙 Terra plana: a experiência do estar
Orientando: Felipe Estrela Campal (2018)
📙 MEMORABILIA: uma coleção feita de objetos, escritos e memórias
Orientando: Maximiano Duval da Silva Cirne (2018)
📙 O que não vi[ver] dos 30: considerações sobre uma poética da perda
Orientando: Marcelo Terra Borges (2017)
📙 Poética na docência [corpo e território]
Orientanda: Lislaine Sirsi Cansi (2016)
📙 Rever: Reler
Orientando: André Winter Noble (2015)
📙 Da formação da imagem (imaginário) ao fazer milenar da xilogravura
Orientanda: Carla Rosane dos Santos Vieira (2014)
📙 Oficinas de arte contemporânea para crianças de pré-escola: a experiência estética e o lúdico na infância
Orientanda: Letícia Britto (2014)
COORIENTAÇÃO
📙 Imagem e pintura em Clarice Lispector
Orientanda: Lilian Hack (2020)
Curso: Doutorado em Artes – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
📙 Por Satolep, perseguindo Selbor
Orientanda: Marlise Buchweiz Klug (2011)
Curso: Mestrado em Artes – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)