Pedro de Freitas Pereira Paiva

Pedro de Freitas Pereira Paiva Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano

Texto introdutório: Mestrando em Arte Contemporânea pela linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, formado pela mesma em Bacharelado em Artes Visuais (2018). Tem interesse em investigar o campo da escultura e da gravura em suas hibridizações a partir das noções de matéria, impermanência, entropia e memória. Foi monitor dos ateliês de gravura e serigrafia da UFPel (2016) e mediador da Galeria A Sala do Centro e Artes da Mesma Universidade (2015). (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)

Título da dissertação
Emergências da matéria: a escultura em trânsito e seus vestígios

Orientador(a): Profa. Dra. Gabriela Kremer da Motta (PPGAV/UFPel)

RESUMO
Esta pesquisa aborda a minha produção artística, cujas operações estão embasadas no trânsito entre as linguagens da escultura e da gravura em um campo expandido. A escultura que opero se desenvolve pela passagem da matéria entrópica, alimentada pelos movimentos do tempo em uma situação ambiental. Essa passagem da matéria por vezes produz vestígios, rastros indiciais, os quais aciono em busca de uma retenção por meio do tensionamento dos princípios operatórios da gravura. Desse modo, no presente estudo, busco desenvolver relações entre a matéria e a memória a partir do conceito de
duração, desenvolvido pelo filósofo Henri Bergson, bem como através do conceito termodinâmico de entropia por intermédio da produção do artista estadunidense Robert Smithson. Ainda, desenvolvo essa investigação guiado pelos princípios operatórios da indiferenciação, da ruína e seu ruído, bem como a contenção, de modo que proponho aproximações também com o trabalho dos artistas Nuno Ramos, em sua produção escultórica e literária; Brígida Baltar, em suas operações de passagem da matéria; Daniel Senise, por intermédio de seus sudários e o alemão Hans Haacke, em seus sistemas ambientais, dentre outros. Ainda, para investigar a relação entre o rastro e seu evento, busco o auxílio do conceito de sintoma, desenvolvido pelo historiador das imagens Georges Didi-Huberman, bem como o conceito de informe, desenvolvido pelo escritor francês Georges Bataille. Assim, esta pesquisa se desdobra no tensionamento da matéria em sua situação dinâmica e crítica, cujo rastro produzido é testemunha de sua passagem.

Palavras-chave: Arte Contemporânea; Escultura; Matéria; Entropia; Ruína.

Banca:
Prof. Dr. Agnaldo Aricê Caldas Farias