Informamos que o Manual de Normas UFPel para Trabalhos Acadêmicos foi atualizado conforme normas da ABNT vigentes e segue a Resolução Nº 61 do COCEPE, de 16 de novembro de 2023, disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/resolucoes para ciência e divulgação à comunidade acadêmica.
Até Março de 2024 ficarão disponíveis as duas versões do Manual para consulta: a de 2019 (Vigente) e a de 2023 (obrigatória a partir de março/2024).
Quanto a versão aprovada em 2023 do Manual de Normas UFPel para Trabalhos Acadêmicos, informamos que as novas normas devem ser aplicadas, obrigatoriamente, nos trabalhos defendidos a partir do mês de março do ano de 2024.
O Manual de 2019 (Vigente) no link: https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/normas-da-ufpel-para-trabalhos-academicos/
Já o manual de 2023 (obrigatório a partir de março/2024) está disponível no seguinte link: https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/manual-de-normas-ufpel-para-trabalhos-academicos-atualizada-2023/
Inscrições prorrogadas até 20 de outubro de 2023
Esta convocatória tem por objetivo selecionar as videoartes que irão integrar a mostra do 5° Festival Internacional de Videoarte SPMAV (FIVA SPMAV 2023): Encruzilhadas Poéticas, evento artístico cultural, sem fins lucrativos, que integra as atividades do XII Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes – SPMAV, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), RS, Brasil.
A inscrição das videoartes é gratuita e implica no consentimento às normas deste edital e na cessão dos direitos para reprodução e exibição, total ou parcial, em mostras e demais atividades artísticas, acadêmicas e culturais, nacionais e internacionais, sem fins lucrativos, realizadas pelo festival, tanto de forma presencial quanto virtual. A seleção dos vídeos será realizada por uma comissão avaliadora internacional convidada.
A mostra será exibida de forma pública e gratuita no canal do FIVA SPMAV no Youtube e por meio de projeções no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, em Pelotas.
PARTICIPAÇÃO
● Proponentes maiores de 18 anos de qualquer nacionalidade;
● Cada proponente poderá inscrever APENAS UMA videoarte;
● Vídeos realizados por grupos ou coletivos deverão ser inscritas por uma única pessoa, que será reconhecida como proponente responsável pela inscrição;
● Cada proponente é responsável pelos direitos referentes à trilha sonora e às imagens da videoarte que inscreveu;
● O ato da inscrição autoriza que a videoarte passe a integrar a videoteca do FIVA SPMAV, podendo ser utilizada para fins de divulgação do festival, bem como ser exibida em mostras do festival, no Brasil e no exterior, com fins culturais, artísticos e educativos, e sem fins lucrativos.
CARACTERÍSTICAS DO VÍDEO
● Temática livre;
● Produzidas a partir de 2021;
● Curta duração – máximo de 05 (cinco) minutos, incluídos os créditos;
● Recursos assistivos – audiodescrição, legendas, libras – não são exigidos, mas serão apreciados;
● Apresentação em quaisquer uma das extensões padrão utilizadas atualmente (AVI, MOV, WMV, MP4, etc), com resolução mínima de 720p (HD) – ideal sugerido 1920x1980p ou, no mínimo, 1280x720p;
● O arquivo da produção videoartística não deve exceder 1GB.
SELEÇÃO
● A seleção dos vídeos será realizada por uma comissão avaliadora internacional convidada, que será divulgada nas redes sociais do FIVA SPMAV;
● Não serão aceitas produções que sejam consideradas lesivas aos Direitos Humanos;
● O resultado da seleção será divulgado no dia 31 de outubro de 2023 nas redes sociais do FIVA SPMAV e na página do PPGArtes (UFPel).
INSCRIÇÕES
● Devem ser realizadas até o dia 20 de outubro pelo formulário: https://forms.gle/hJz3k6p7sxhdKxzRA
● As videoartes devem ser submetidas no formulário por meio de link habilitado para download (acompanhado da senha quando necessário).
Em caso de dúvidas escrever ao email: fiva.spmav.2023@gmail.com
CRONOGRAMA
Lançamento do edital – 04 de setembro de 2023
Submissão dos trabalhos – 04 de setembro de 2023 a 20 de outubro de 2023
Resultado da seleção – 31 de outubro de 2023
Mostra Virtual Canal FIVA SPMAV YouTube – 07 a 11 de novembro de 2023
ORGANIZAÇÃO FIVA SPMAV 2023
Coordenação
Rosângela Fachel – UFPel
Larissa Patron Chaves – UFPel
Chico Machado – UFPel/UFRGS
Comissão organizadora
Alejandro Angel – Narrar el Futuro, Colômbia
Ana Maio – FRESTA, UFPel/FURG
Chico Machado – UFPel/UFRGS
Balbina Francisca Moraes de Sá – UFPel
Felipe Merker – UFPel/UFRGS
Maia Navas – PLAY, UNNE, Argentina
Mayra Huerta – UABC, México
Larissa Patron Chaves – UFPel
Ricardo Pereira Teixeira – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Realização
Programa de Pós-graduação em Artes – PPGArtes, Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Apoio
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas @malg.ufpel
Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas @ca_ufpel
FRESTA – Mostra de Audiovisual Experimental, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS @frestamostraaudiovisual
OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS
TimeLine BH, Minas Gerais, Brasil @timelinebh_
Narrar el Futuro – Festival de Cine & Nuevos Medios, Bogotá, Colômbia @narraelfuturo
PLAY Festival Internacional de Videoarte y Cine Experimental, Corrientes, Argentina @playvideoarte
Faculdad de Artes, Universidad Autonoma de Baja California, Baja California, México
RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales @laredinav
Link de acesso: https://webconf.ufpel.edu.br/b/hel-j7k-9sp-u0t
Link para acesso: https://webconf.ufpel.edu.br/b/lar-3qf-cb2-uuf
25 a 29 de setembro
https://www.instagram.com/fivrs.videodanca/
https://www.facebook.com/1o.FIVRS/
https://wp.ufpel.edu.br/fivrs/
FIVRS – Festival Internacional de Videodança do RS – YouTube/
Em sua 4ª edição, o Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul – FIVRS expande suas atividades, realizando em parceria com a Sala Redenção, a I Mostra Internacional FIVRS de Dança no Cinema. Uma iniciativa inédita que, a partir do campo da videodança, direciona a atenção de seu público para a antiga e, cada vez mais, poderosa história de amor entre o cinema e a dança. O objetivo da mostra é visibilizar produções fílmicas contemporâneas que explorem -na forma e no conteúdo- a poesia da dança e das corporalidades em movimento, e que dificilmente chegariam às telas de cinema do Brasil. Em sua primeira edição, realizada com curadoria das professoras Rosângela Fachel e Carmen Hoffmann – codiretoras do FIVRS, a mostra busca apresentar um pouco da ampla diversidade -geográfica, cultural, corporal, temática, rítmica e estética – de produções fílmicas com e sobre dança que vêm sendo realizadas atualmente, apresentando 5 longas-metragens, 1 média-metragem e 16 curtas-metragens.
Longas-metragens
La somme de nos rêves (2022, 75′, Canadá), de Johanne Madore e Jérémie Battaglia
No coração de uma floresta mítica, um grupo de jovens está adormecido. Suas mentes viajam para lugares fabulosos onde seus corpos vivem suspensos entre a realidade e a imaginação. Apresentando os jovens artistas da Escola Nacional de Circo de Montreal, La somme de nos rêves é uma aventura única na intersecção entre circo, dança e cinema.
Vikinga (2022, 73′, Argentina), de Silvina Szperling
Vikinga mergulha na vida artística de Patricia Stokoe, fundadora da Expresión Corporal. Do encontro entre sua filha Déborah e a diretora do filme, Silvina Szperling, emergem memórias da infância e da adolescência, do estúdio de dança e do teatro. Um retorno às experiências mais íntimas dos corpos das dançarinas que, atravessadas pelas forças naturais da Patagônia, Argentina, se unem em um ritual para celebrar o legado da professora.
Revival (2020, 65′, EUA), de Josefina Rotman Lyons
Quatro artistas da coreografia já em idade madura, Ellen Graff, Stuart Hodes e Marnie Thomas Wood (ex-integrantes da Martha Graham Dance Company), e George Faison (primeiro coreografo negro a receber un Tony), figuras ilustres do mundo da dança moderna e da Broadway, assumem a tarefa monumental de criar danças para um elenco diversificado, formado por pessoas idosas de Nova York, que em sua maioria nunca haviam dançado em um palco antes. Durante alguns meses intensos, o grupo de artistas da coreografia dá vida às suas ideias e encanta o elenco. O filme documenta esse evento improvável e, no processo, revela a capacidade dessas pessoas idosas de, por meio da dança e da arte, experimentarem uma alegria esfuziante e uma determinação inabalável.
Danza Combate (2021, 73′, Argentina), de Camila Rey
Florencia, Marcela, Gina e María fazem parte do Danza Combate, um grupo de jovens feministas que fazem da dança seu instrumento de expressão e militância, realizando intervenções nas manifestações do movimento “Ni Una Menos”, um grito coletivo contra a violência de gênero e os trans/feminicídios. No entanto, quando elas postam no Facebook uma foto que se torna viral, na qual aparecem seminuas e com os punhos erguidos, elas recebem uma avalanche de insultos em uma arena na qual não esperavam ter de lutar: a realidade virtual. Juntas, elas refletem sobre esse fenômeno e, embora reconheçam que seu verdadeiro espaço de luta é nas ruas, virtualmente elas conseguem se aproximar de um de seus objetivos: ser vistas por pessoas que desconhecem sua luta e convidá-las a se questionarem.
Bailar la locura (2022, 73′, Espanha), de Marta Espar, Maiol Virgili
Três bailarinas contemporâneas querem criar uma coreografia nos limites entre a normalidade e a loucura e convidam três mulheres com diagnóstico de transtorno mental para participar de seu processo de criação. Elas querem saber o que implica receber um diagnóstico psiquiátrico e até onde pode ir o tratamento. As seis mulheres passam dias mágicos juntas em uma casa rural no País Basco onde ensaiam, falam sobre remédios, delírios, solidão e suicídio. Sem preconceitos, em uma viagem humana que percorre emoções, dúvidas e experiências, para levá-las da emoção ao corpo, ao movimento. Associamos a loucura ao que foge da norma, mas o que é normal? Quem decide o que é normal? O que é loucura? É possível dançar?
Corpos/Cidade (2021, 42′, Brasil), de Kanauã Nharu – Sessão comentada
Conta a história da cidade que dança em meio ao caos. Corpos exploram ruas, praças, prédios, teatros e passarelas. Na busca de entender como a cidade influencia em seus movimentos e como o comportamento social se altera ao ver corpos dançantes. A obra reúne imagens e relatos de sete artistas LGBTQIAP+ de três cidades diferentes. Como as estruturas que nos rodeiam constroem e destroem quem somos?
Sessão de Curtas FIVRS
Sentido y razón (2021, 19′, Chile), de Martín Pizarro
Mejico (2020, 20′, México), de Luis Javier Sánchez
T.I.A. This is Africa (2014, 7′, França), de Matthieu Maunier-Rossi
Pañuelo blanco (2023, 17′, Peru), de Julissa Lopez e Aaran Ochante
OtroLado (2023, 14′, Peru), de Gabriella Cavanagh
Les barbares (2023, 18′, Colômbia), de Soraya Vargas
Sessão de Curtas – FICCE 2022
Mostra de Curtas Premiados no Festival Internacional de Curtas Corporalidade Expandida – FICCE 2022
Sek Buy (2021, 7′, Colômbia), de de William Cayapur Delgado
La receta de la abuela (2022, 11’20”, Chile), de Daniela Miranda Pérez
When the night falls (2022, 10’10”, Finlandia), de Kimmo Leed
Kiwe The – Mujer Sabedora (2021, 25’48”, Colômbia), de William Cayapur Delgado
Eternidad (2021, 3’52”, Argentina), de Maria Carolina Fernández
I have a song to sing you (2018, 5’29”, Servia), de Eluned Zoe Aiano, Alessandra Tatic
La história de Nunkui (2022, 19’29”, Equador), de Verenice Benítez
Adentro – Paisaje habitados (2020, 5’12”, Espanha), de Carmen Porras
Yon (2021, 8’20”, Argentina), de Bárbara Lago
Crudo (2021, 10’43”, Argentina), de Maximiliano Mamani
Programação
25/09 | 26/09 | 27/09 | 28/09 | 29/09 | |
16h | La somme de nos rêves (2022, 75′, Canadá), de Johanne Madore e Jérémie Battaglia. | Bailar la locura (2022, 73′, Espanha), de Marta Espar, Maiol Virgili | Sessão de Curtas FIVRS (95′) | Revival (2020, 65′, EUA), de Josefina Rotman Lyons; | Sessão de curtas FICCE 2022 (105′) |
19h | Vikinga (2022, 73′, Argentina), de Silvina Szperling; | Danza Combate (2021, 73′, Argentina), de Camila Rey | Corpos/Cidade (2021, 42′, Brasil) – sessão comentada |
Festival Internacional de Videodança – FIVRS 2023
29 de agosto a 01 de outubro Exibição na ECARTA – POA/RS
29 de agosto a 01 de outubro Exibição no MALG – Pelotas/RS
I Mostra Internacional FIVRS de Dança no Cinema
25 a 29 de setembro – Sala Redenção UFRGS
DIRETORAS DO FIVRS
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
COMISSÃO ORGANIZADORA – FIVRS 2023
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Mônica Fagundes Dantas – UFRGS
Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga
Carlise Scalamato – UFSM
Rebeca Recuero – UFPel
Luana Echevengua Arrieche – IFSul
Hamilton Bittencourt – UFPel
Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA
André Venzon – Fundação ECARTA
Valéria Ochôa – Fundação ECARTA
Stela Pastore – Fundação ECARTA
Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA