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    Notícias
  • o Manual de Normas UFPel para Trabalhos Acadêmicos foi atualizado

    Informamos que o Manual de Normas UFPel para Trabalhos Acadêmicos foi atualizado conforme normas da ABNT vigentes e segue a Resolução Nº 61 do COCEPE, de 16 de novembro de 2023, disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/resolucoes para ciência e divulgação à comunidade acadêmica.

    Até Março de 2024 ficarão disponíveis as duas versões do Manual para consulta: a de 2019 (Vigente) e a de 2023 (obrigatória a partir de março/2024).

    Quanto a versão aprovada em 2023 do Manual de Normas UFPel para Trabalhos Acadêmicos, informamos que as novas normas devem ser aplicadas, obrigatoriamente, nos trabalhos defendidos a partir do mês de março do ano de 2024.

    O Manual de 2019 (Vigente) no link: https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/normas-da-ufpel-para-trabalhos-academicos/

     Já o manual de 2023 (obrigatório a partir de março/2024) está disponível no seguinte link: https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/manual-de-normas-ufpel-para-trabalhos-academicos-atualizada-2023/

  • 5° Festival Internacional de Videoarte SPMAV – Encruzilhadas Poéticas prorroga prazo para inscrições

    Inscrições prorrogadas até 20 de outubro de 2023

    Esta convocatória tem por objetivo selecionar as videoartes que irão integrar a mostra do 5° Festival Internacional de Videoarte SPMAV (FIVA SPMAV 2023): Encruzilhadas Poéticas, evento artístico cultural, sem fins lucrativos, que integra as atividades do XII Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes – SPMAV, realizado pelo Programa de  Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da Universidade Federal de  Pelotas (UFPel), RS, Brasil.

    A inscrição das videoartes é gratuita e implica no consentimento às normas deste edital e na cessão dos direitos para reprodução e exibição, total ou parcial, em mostras e demais atividades artísticas, acadêmicas e culturais, nacionais e internacionais, sem fins lucrativos, realizadas pelo festival, tanto de forma presencial quanto virtual. A seleção dos vídeos será realizada por uma comissão avaliadora internacional convidada.

    A mostra será exibida de forma pública e gratuita no canal do FIVA SPMAV no Youtube e por meio de projeções no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, em Pelotas. 

    PARTICIPAÇÃO 

    ● Proponentes maiores de 18 anos de qualquer nacionalidade; 

    ● Cada proponente poderá inscrever APENAS UMA videoarte; 

    Vídeos realizados por grupos ou coletivos deverão ser inscritas por uma única pessoa, que será reconhecida como proponente responsável pela inscrição; 

    ● Cada proponente é responsável pelos direitos referentes à trilha sonora e às imagens da videoarte que inscreveu; 

    ● O ato da inscrição autoriza que a videoarte passe a integrar a videoteca do FIVA SPMAV, podendo ser utilizada para fins de divulgação do festival, bem como ser exibida em mostras do festival, no Brasil e no exterior, com  fins culturais, artísticos e educativos, e sem fins lucrativos. 

    CARACTERÍSTICAS DO VÍDEO

    Temática livre

    ● Produzidas a partir de 2021

    ● Curta duração – máximo de 05 (cinco) minutos, incluídos os créditos;

    Recursos assistivos – audiodescrição, legendas, libras – não são exigidos, mas serão apreciados;

    ● Apresentação em quaisquer uma das extensões padrão utilizadas atualmente (AVI, MOV, WMV, MP4, etc), com resolução mínima de 720p (HD) – ideal sugerido 1920x1980p ou, no mínimo, 1280x720p; 

    ● O arquivo da produção videoartística não deve exceder 1GB. 

    SELEÇÃO 

    ● A seleção dos vídeos será realizada por uma comissão avaliadora internacional convidada, que será divulgada nas redes sociais do FIVA SPMAV; 

    ● Não serão aceitas produções que sejam consideradas lesivas aos Direitos Humanos;

    ● O resultado da seleção será divulgado no dia 31 de outubro de 2023 nas redes sociais do FIVA SPMAV e na página do PPGArtes (UFPel). 

    INSCRIÇÕES 

    ● Devem ser realizadas até o dia 20 de outubro pelo formulário: https://forms.gle/hJz3k6p7sxhdKxzRA

    ● As videoartes devem ser submetidas no formulário por meio de link habilitado para download (acompanhado da senha quando necessário). 

    Em caso de dúvidas escrever ao email: fiva.spmav.2023@gmail.com

    CRONOGRAMA 

    Lançamento do edital – 04 de setembro de  2023

    Submissão dos trabalhos – 04 de setembro de 2023 a 20 de outubro de 2023

    Resultado da seleção – 31 de outubro de 2023

    Mostra Virtual Canal FIVA SPMAV YouTube –  07 a 11 de novembro de 2023

    ORGANIZAÇÃO FIVA SPMAV 2023

    Coordenação 

    Rosângela Fachel – UFPel 

    Larissa Patron Chaves – UFPel

    Chico Machado – UFPel/UFRGS

    Comissão organizadora 

    Alejandro Angel – Narrar el Futuro, Colômbia

    Ana Maio – FRESTA, UFPel/FURG

    Chico Machado – UFPel/UFRGS

    Balbina Francisca Moraes de Sá – UFPel 

    Felipe Merker – UFPel/UFRGS

    Maia Navas – PLAY, UNNE, Argentina

    Mayra Huerta – UABC, México

    Larissa Patron Chaves – UFPel

    Ricardo Pereira Teixeira – UFPel 

    Rosângela Fachel – UFPel 

    Realização 

    Programa de Pós-graduação em Artes – PPGArtes, Universidade Federal de  Pelotas – UFPel 

    Apoio

    Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas @malg.ufpel 

    Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas @ca_ufpel 

    FRESTA – Mostra de Audiovisual Experimental, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS @frestamostraaudiovisual

    OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS

    TimeLine BH, Minas Gerais, Brasil @timelinebh_

    Narrar el Futuro – Festival de Cine & Nuevos Medios, Bogotá, Colômbia @narraelfuturo

    PLAY Festival Internacional de Videoarte y Cine Experimental, Corrientes, Argentina @playvideoarte

    Faculdad de Artes, Universidad Autonoma de Baja California, Baja California, México

    RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales @laredinav 

  • I Mostra Internacional FIVRS de Dança no Cinema

    25 a 29 de setembro

    https://www.instagram.com/fivrs.videodanca/
    https://www.facebook.com/1o.FIVRS/
    https://wp.ufpel.edu.br/fivrs/
    FIVRS – Festival Internacional de Videodança do RS – YouTube/

    Em sua 4ª edição, o Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul – FIVRS expande suas atividades, realizando em parceria com a Sala Redenção, a I Mostra Internacional FIVRS de Dança no Cinema. Uma iniciativa inédita que, a partir do campo da videodança, direciona a atenção de seu público para a antiga e, cada vez mais, poderosa história de amor entre o cinema e a dança. O objetivo da mostra é visibilizar produções fílmicas contemporâneas que explorem -na forma e no conteúdo- a poesia da dança e das corporalidades em movimento, e que dificilmente chegariam às telas de cinema do Brasil. Em sua primeira edição, realizada com curadoria das professoras Rosângela Fachel e Carmen Hoffmann – codiretoras do FIVRS, a mostra busca apresentar um pouco da ampla diversidade -geográfica, cultural, corporal, temática, rítmica e estética – de produções fílmicas com e sobre dança que vêm sendo realizadas atualmente, apresentando 5 longas-metragens, 1 média-metragem e 16 curtas-metragens.

    Longas-metragens 
    La somme de nos rêves (2022, 75′, Canadá), de Johanne Madore e Jérémie Battaglia
    No coração de uma floresta mítica, um grupo de jovens está adormecido. Suas mentes viajam para lugares fabulosos onde seus corpos vivem suspensos entre a realidade e a imaginação. Apresentando os jovens artistas da Escola Nacional de Circo de Montreal, La somme de nos rêves é uma aventura única na intersecção entre circo, dança e cinema.

    Vikinga (2022, 73′, Argentina), de Silvina Szperling
    Vikinga mergulha na vida artística de Patricia Stokoe, fundadora da Expresión Corporal. Do encontro entre sua filha Déborah e a diretora do filme, Silvina Szperling, emergem memórias da infância e da adolescência, do estúdio de dança e do teatro. Um retorno às experiências mais íntimas dos corpos das dançarinas que, atravessadas pelas forças naturais da Patagônia, Argentina, se unem em um ritual para celebrar o legado da professora.

    Revival (2020, 65′, EUA), de Josefina Rotman Lyons
    Quatro artistas da coreografia já em idade madura, Ellen Graff, Stuart Hodes e Marnie Thomas Wood (ex-integrantes da Martha Graham Dance Company), e George Faison (primeiro coreografo negro a receber un Tony), figuras ilustres do mundo da dança moderna e da Broadway, assumem a tarefa monumental de criar danças para um elenco diversificado, formado por pessoas idosas de Nova York, que em sua maioria nunca haviam dançado em um palco antes. Durante alguns meses intensos, o grupo de artistas da coreografia dá vida às suas ideias e encanta o elenco. O filme documenta esse evento improvável e, no processo, revela a capacidade dessas pessoas idosas de, por meio da dança e da arte, experimentarem uma alegria esfuziante e uma determinação inabalável.

    Danza Combate (2021, 73′, Argentina), de Camila Rey
    Florencia, Marcela, Gina e María fazem parte do Danza Combate, um grupo de jovens feministas que fazem da dança seu instrumento de expressão e militância, realizando intervenções nas manifestações do movimento “Ni Una Menos”, um grito coletivo contra a violência de gênero e os trans/feminicídios. No entanto, quando elas postam no Facebook uma foto que se torna viral, na qual aparecem seminuas e com os punhos erguidos, elas recebem uma avalanche de insultos em uma arena na qual não esperavam ter de lutar: a realidade virtual. Juntas, elas refletem sobre esse fenômeno e, embora reconheçam que seu verdadeiro espaço de luta é nas ruas, virtualmente elas conseguem se aproximar de um de seus objetivos: ser vistas por pessoas que desconhecem sua luta e convidá-las a se questionarem.

    Bailar la locura (2022, 73′,  Espanha), de Marta Espar, Maiol Virgili
    Três bailarinas contemporâneas querem criar uma coreografia nos limites entre a normalidade e a loucura e convidam três mulheres com diagnóstico de transtorno mental para participar de seu processo de criação. Elas querem saber o que implica receber um diagnóstico psiquiátrico e até onde pode ir o tratamento. As seis mulheres passam dias mágicos juntas em uma casa rural no País Basco onde ensaiam, falam sobre remédios, delírios, solidão e suicídio. Sem preconceitos, em uma viagem humana que percorre emoções, dúvidas e experiências, para levá-las da emoção ao corpo, ao movimento. Associamos a loucura ao que foge da norma, mas o que é normal? Quem decide o que é normal? O que é loucura? É possível dançar?

    Corpos/Cidade (2021, 42′, Brasil), de Kanauã Nharu – Sessão comentada 
    Conta a história da cidade que dança em meio ao caos. Corpos exploram ruas, praças, prédios, teatros e passarelas. Na busca de entender como a cidade influencia em seus movimentos e como o comportamento social se altera ao ver corpos dançantes. A obra reúne imagens e relatos de sete artistas LGBTQIAP+ de três cidades diferentes. Como as estruturas que nos rodeiam constroem e destroem quem somos?

    Sessão de Curtas FIVRS  
    Sentido y razón (2021, 19′,  Chile), de Martín Pizarro
    Mejico (2020, 20′, México), de Luis Javier Sánchez
    T.I.A. This is Africa (2014, 7′, França), de Matthieu Maunier-Rossi
    Pañuelo blanco (2023, 17′, Peru), de Julissa Lopez e Aaran Ochante
    OtroLado (2023, 14′, Peru), de Gabriella Cavanagh
    Les barbares (2023, 18′, Colômbia), de Soraya Vargas

    Sessão de Curtas – FICCE 2022
    Mostra de Curtas Premiados no Festival Internacional de Curtas Corporalidade Expandida – FICCE 2022
    Sek Buy (2021, 7′, Colômbia), de de William Cayapur Delgado
    La receta de la abuela (2022, 11’20”, Chile), de Daniela Miranda Pérez
    When the night falls (2022, 10’10”, Finlandia), de Kimmo Leed
    Kiwe The – Mujer Sabedora (2021, 25’48”, Colômbia), de William Cayapur Delgado
    Eternidad (2021, 3’52”, Argentina), de Maria Carolina Fernández
    I have a song to sing you (2018, 5’29”, Servia), de Eluned Zoe Aiano, Alessandra Tatic
    La história de Nunkui (2022, 19’29”, Equador), de Verenice Benítez
    Adentro – Paisaje habitados (2020, 5’12”, Espanha), de Carmen Porras
    Yon (2021, 8’20”, Argentina), de Bárbara Lago
    Crudo (2021, 10’43”, Argentina), de Maximiliano Mamani

    Programação 

    25/09 26/09 27/09 28/09 29/09
    16h La somme de nos rêves (2022, 75′, Canadá), de Johanne Madore e Jérémie Battaglia. Bailar la locura (2022, 73′,  Espanha), de Marta Espar, Maiol Virgili Sessão de Curtas FIVRS (95′) Revival (2020, 65′, EUA), de Josefina Rotman Lyons; Sessão de curtas FICCE 2022 (105′)
    19h Vikinga (2022, 73′, Argentina), de Silvina Szperling; Danza Combate (2021, 73′, Argentina), de Camila Rey Corpos/Cidade (2021, 42′, Brasil) – sessão comentada

    Festival Internacional de Videodança – FIVRS 2023  
    29 de agosto a 01 de outubro Exibição na ECARTA – POA/RS
    29 de agosto a 01 de outubro Exibição no MALG – Pelotas/RS

    I Mostra Internacional FIVRS de Dança no Cinema
    25 a 29 de setembro – Sala Redenção UFRGS

    DIRETORAS DO FIVRS
    Carmen Anita Hoffmann – UFPel 
    Rosângela Fachel – UFPel 

    COMISSÃO ORGANIZADORA – FIVRS 2023
    Carmen Anita Hoffmann – UFPel
    Rosângela Fachel – UFPel 
    Mônica Fagundes Dantas – UFRGS
    Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga
    Carlise Scalamato – UFSM 
    Rebeca Recuero – UFPel 
    Luana Echevengua Arrieche – IFSul 
    Hamilton Bittencourt – UFPel 
    Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA 
    André Venzon – Fundação ECARTA
    Valéria Ochôa – Fundação ECARTA 
    Stela Pastore – Fundação ECARTA 
    Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA