Integrando as atividades da Rede Iberoamericana de Videodança de comemoração ao ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, o Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS promove a exibição de duas mostras convidadas: o “Panorama Argentino de Videodanza”, que apresenta obras representativas do Circuito Argentino de Videodança – CAV, e a Mostra IMARP 2023 – Corpos Afirmativos, que apresenta produções do acervo da Mostra Internacional de Dança – Imagens e Movimento (Ribeirão Preto, Brasil) selecionadas para essa exposição por sua diretora, Denise Matta.
“Panorama Argentino de Videodanza”
Curadoria: Circuito Argentino de Videodança – CAV
A mostra Panorama Argentino de Videodança apresenta videodanças argentinas que representam os diferentes festivais que compõem o Circuito Argentino de Videodança CAV: Cámara Corporizada (Buenos Aires), Cuerpo Mediado (Rosario, Santa Fe), FICCE – Festival Internacional de Cortometrajes Corporalidad Expandida (Buenos Aires), FID – Festival Internacional de Danza (Córdoba), Inmediata Festival Internacional de Videodanza (Chaco) Festival Internacional de Videodança e Performance MEF (Misiones), VideoDanzaBa (Buenos Aires) e a Cátedra Libre en Educación y Mediación Digital en Danza y Performance da Universidade Nacional de La Plata (La Plata). O CAV foi fundado, em 2021, por pessoas envolvidas na gestão, pesquisa e produção artística, que gerenciam e integram diferentes festivais e outras expressões de convergência acadêmica e formativa, dedicados à videodança, à corporeidade e à mediação tecnológica em um sentido amplo. A mostra foi realizada com o apoio do Programa Gestionar Futuro do Ministério da Cultura Argentino. Compõem a mostra:
La herencia invisible (15′), Festival Internacional de Videodanza Córdoba
Carámbano (2’51”), INMEDIATA – Festival Internacional de Videodanza
La memoria del agua (3’51”), Festival Internacional de Videodanza – CUERPO MEDIADO de COBAI Rosario
Cultivar dança (8’26”), FICEE – Festival Internacional de Cortometrajes Corporalidad Expandida
ASQ’RA SUPAV… con el cuerpo endiablado (5′), Festival Internacional Cámara Corporizada
Trilogia Pandêmica (18’30), VideoDanzaBA
Ser libre (2′), Festival MEF – Posadas
Mostra IMARP 2023 – Corpos Afirmativos
Curadoria: Denise Matta
A Mostra IMARP 2023 – Corpos Afirmativos apresenta um apanhado de produções selecionadas do acervo de oito anos da Mostra Internacional de Dança – Imagens e Movimento – Videodança, que valorizam e dão voz a corpos afirmativos de mulheres, pessoas negras, LGBTQIAP+, imigrantes e pessoas com diversidade funcional, através da linguagem artística, do audiovisual, por meio da VIDEODANÇA. Compõem a mostra:
Olhar Migrante (4’33”, USA), de Ana Baer
Ambiguos jungle (1’16, Coréia), de Jeon Daewoon
Amores Concretos (8’51”, Brasil), de João Pirahy e Coletivo dos Sonhos – In Memorian
Frestas Poéticas – Corpo (7′, Brasil), de Dança Sem Fronteiras
Ezlekua (4’28”, Espanha), de Marta Romero
Fire Ceremony (2’03”, França), de Bouge Alexandra
Ciranda das Cores (7’25”, Brasil), de Fernando Muniz
Vizadant (6’43”, USA), de Alexis Karl
Wuuac (2’56”, México), de Alfredo Madrigal
You Will Fall Again (6’32”, Espanha), de Alex Pachón
IL MIO GRIDO (7’41”, Itália), de Vito Alfarano
Danza Sin Miedo (5’10”, Chile), de Sol Dugatkin
Beijo em Bolha de Sabão – Nada dura para sempre – 7º episódio (3′, Brasil/Espanha/ México/Argentina), de Denise Matta, Sérgio Jaráz e Marcelo Zamora
Carry (4’08”, de Suécia), de Emelie Boman
ORGANIZAÇÃO
Diretoras do FIVRS: Carmen Anita Hoffmann e Rosângela Fachel
Coordenação da Galeria A SALA: Daniel Acosta e Kelly Wendt
Comissão organizadora
Carmen Anita Hoffmann
Daniel Acosta
Hamilton Bittencourt
Larissa Schip
Kelly Wendt
Pedro Tavares Filho
Rosângela Fachel
Realização
Programa de Pós-graduação em Artes – PPGArtes, e Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, RS, Brasil
Galeria A SALA do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, RS, Brasil
Este edital tem por objetivo a seleção de videodanças – em seu amplo espectro de abrangência audiovisual – para o 5º Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2024, evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) e pelo Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Fundação Ecarta, Porto Alegre.
PARTICIPAÇÃO
Inscrições gratuitas;
Proponentes maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade;
Cada proponente poderá inscrever APENASUMA videodança;
Videodanças realizadas em grupo ou por coletivos deverão ser inscritas por umaúnica pessoa, responsável então pela inscrição;
Produções concluídas a partir de 2022;
Produções que sejam consideradas lesivas aos Direitos Humanos serão previamente desclassificadas;
Cada proponente é responsável pelos direitos referentes à trilha sonora e às imagens das videodanças inscritas;
Não haverá premiação;
O ato da inscrição autoriza que a videodança seja utilizada para fins de divulgação do FIVRS;
O ato da inscrição autoriza que a videodança passe a integrar a videoteca do FIVRS;
O ato da inscrição autoriza que a videodança seja exibida em mostras do FIVRS, no Brasil e no exterior, com fins culturais, artísticos e educativos, e sem fins lucrativos.
CARACTERÍSTICAS DA VIDEODANÇA
Temática livre;
Duração máxima de 10 (dez) minutos, incluídos os créditos;
Recursos assistivos – audiodescrição, legendas, libras – não são exigidos, mas serão apreciados;
Apresentação em quaisquer uma das extensões padrão utilizadas atualmente (AVI, MOV, WMV, MP4, etc), com resolução mínima de 720p (HD) – ideal sugerido 1920x1980p ou, no mínimo, 1280x720p.
Submissão por meio de link que permita a descarga do arquivo.
SELEÇÃO
Será realizada por uma Comissão Avaliadora Internacional convidada;
Será divulgada no dia 22 de julho de 2024 nas páginas institucionais do FIVRS, do PPGArtes UFPel e da ECARTA, bem como em suas respectivas redes sociais.
O Mestrado em Artes torna público o presente Edital para os alunos regularmente matriculados interessados em participar DO RANQUEAMENTO DE CANDIDATOS A BOLSA, conforme os requisitos e condições fixados neste Edital.
““A Revista Multidisciplinar de Estudos Nerds/Geek, vinculada ao Liber Studium – Laboratório de Arqueologia do Capitalismo da Universidade Federal do Rio Grande publicou o dossiê “Além do arco-íris: diversidade sexual e de gênero no universo Nerd/Geek”, organizado por Fábio Ortiz Goulart (discente PPGArtes/UFPEL) e Rosângela Fachel (docente do PPGArtes/UFPEL).
O objetivo do dossiê é trazer trabalhos que discutem a diversidade sexual e de gênero em obras da cultura de massa voltadas ao que se convencionou chamar de universo nerd/geek. Assim, são apresentados sete textos, que tratam de tais temas em obras audiovisuais e em quadrinhos, possibilitando observamos como a diversidade sexual e de gênero tem sido apresentada e trabalhada na cultura de massa, além disso o dossiê conta com uma resenha e com um ensaio visual do artista pelotense Alessandro Flores, que também é responsável pela arte de capa do número.
Em sua quinta edição, o FIVA SPMAV recebeu 208 inscrições, oriundas de 31 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, China, Colômbia, Escócia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, França, Guatemala, Índia, Indonésia, Irã, Itália, Japão, Macedônia, México, Moldávia, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, Uruguai, Venezuela e do Brasil, com a presença de representantes de 17 estados do território nacional: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
As videoartes homologadas foram apreciadas pela comissão avaliadora convidada formada por:
Alejandro Angel (Colombia)
Realizador audiovisual, diretor e produtor de cinema e novos meios, e diretor de #NarrarElFuturo: Festival de Cine y Nuevos Medios e professor associado da área de cinematografia da Universidade Jorge Tadeo Lozano de Bogotá.
Alex Schlenker (Alemanha/Equador)
Artista e pesquisador visual, autor e tradutor, mestre e doutor em Estudos Culturais Latino-Americanos pela Universidad Andina Simón Bolívar, Equador, professor pesquisador na área de Estudos Visuais e Artísticos, Literatura e Teoria Decolonial na Universidade Andina Simón Bolívar de Quito e professor de Pesquisa-Criação Documental no Instituto Superior de Cinema, INCINE. Coordenador do Laboratório de Pesquisa-Criação Artística LICA e do projeto transdisciplinar Plataforma_SUR.
Maia Navas (Argentina)
Artista audiovisual, pesquisadora e curadora, mestre em Estética Latino-Americana Contemporânea, professora da Faculdade de Artes, Design e Ciências da Cultura da Universidade Nacional do Nordeste, Argentina, diretora do Festival PLAY – videoarte y cine experimental, Corrientes, Argentina, há 12 anos.
Morgana Gama de Lima (Brasil)
Pesquisadora e professora, doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com estágio na Universidade da Beira Interior (UBI), em Covilhã, Portugal. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre os cinemas de África e suas diásporas (CNPq 25/2021) no Póscom/UFBA e coordena o Seminário Temático Cinemas Negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas (SOCINE).
Sávio Leite (Brasil)
Realizador audiovisual, curador e pesquisador, mestre em Artes Visuais pela UFMG, professor de cinema de animação no Centro Universitário UNA, coordenador da MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação e do TIMELINE – Festival Internacional de Arte Eletrônica de Belo Horizonte. Curador do CINE DESIGN – Mostra Internazionale di Audivisivo Sperimentale e Film de Animazione di Vigevano / Itália, jurado de diversos festivais no Brasil e no exterior.
A partir das indicações da comissão avaliadora foram selecionadas 53 videoartes
(fundir) corpos d’água (2021, 01’18”), de Hana Brener Mockdece – Uruçuca, BA, Brasil
A voz da flecha (2022, 04’44”), de Esteve Maris de Mello Pereira, Jessica Scheer e Andrês Santos – Rio Grande, RS, Brasil
Acúfeno (2023, 04’29”), de Melisa Fernández – Chaco, Argentina
Ambulatorial (2021, 03’28”), de Amanda Correa – São Paulo, SP, Brasil
An eternal idleness (2023, 03’10’), de Matteo Campulla – Milão, Itália
Atentos ao céu (2023, 03’25”), de Felipe Matheus Pires da Conceição e Maria Clara Curti Vieira Alves – Goiânia, GO, Brasil
Aún Me Duele (2023, 03’08”), de Fina Ferrara – Monterrey, México
Banalização (2023, 02’23”), de Allison Vale Pedro – São Paulo, SP, Brasil
Call of the Cranes (2023, 04’11”), de Vilma Tihilä – Helsínquia, Finlândia
Caminho (2023, 04′ 58″), de Tuany Oliveira da Silva Manfio – Santa Maria, RS, Brasil
casa | carta (2021, 02′), de Ana Zeferina Ferreira Maio – Rio Grande, RS, Brasil
Chichaoua (2022, 04’56”), de Rafel Arnal – València, Espanha
Cine Pornô – Fragmentos de Desejo e Medo (2022, 05′), de Luis Teixeira Mendes – Rio de Janeiro – RJ, Brasil
Compre(hen)ssion of Artifacts (2023, 05’52”), de Damián Anache – Buenos Aires, Argentina
Déjà Vu (2023, 01′), de Julian Martinez – Pereira, Colômbia
Dissociando no Digital (2023, 02’08”), de , de Rafael Carvalho de Albuquerque – Aracaju, SE, Brasil
Ein bild spiegelt sich noch in mir / A picture still mirrors in me (2021, 03′), de Irena Paskali – Macedônia / Colônia, Alemanha
El danzante (2022, 02′), de Natali Mamani – Bolívia / São Paulo, SP, Brasil
El ser en la tierra (2021, 03’58”), de Martha Isabel Calle Cadavid, Anolys Daycard e William Arunategui – Cali, Colômbia
Exodus (2021, 05′), de Sara Não Tem Nome – Belo Horizonte, MG, Brasil
Exponenciais (2021, 03′), de Khalil Charif e Cristina Amiran – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fallen angels – Ecosofarva (2023, 02’29”), de Diego Mac – Porto Alegre, Brasil
Ferro, Lama e Cobre (2022, 04’52”), de Lucas Gervilla – Brasil / Greifswald, Alemanha
From the place where the light goes out (2023, 05′), de Sandrine Deumier – França
Goodbye blue sky (2023, 05′), de Roxana Constantinescu e Alfred Schupler – Bucareste, Romênia
Hypnic Jerk (2023, 2’55”), de Pamela Falkenberg e Jack Cochran – Austin, Estados Unidos
Imwall (2023, 01’02”), de Mauro Cosenza – Montevidéu, Uruguai
In-corpo-rar (2021, 03′), de Adovale Dias e Klarissa Faye – Recife, PE, Brasil
inbound (2023, 05′), de David Anthony Sant – Sydney, Australia
Incendiando mi infancia (2023, 04’39”), de Juliana Díaz Ratti – Corrientes, Argentina
Injerto (2023, 01’07”), de Fanny Leiva Torres – Santiago, Chile
Máquina de Projetar Memórias n. 1 – Luiz Rosemberg Filho (2022, 03′ 37″), de Arthur Frazão e Mili Bursztyn – Rio de Janeiro, Brasil
Museum under water (2023, 02’55”), de Angie Siveria e Oskar Schuster – Ucrânia / Berlim, Alemanha
O galo desperta perdonami Giotto (2021, 02’13”), de Desirée de Azambuja Hirtenkauf – Lajeado, RS, Brasil
O Sonhário da Srª. M.N. (2023, 04’56”), de Ana Sabiá – Florianópolis, SC, Brasil
Obra Sem Título – VAZIA (2023, 02’38”), de Kanauã Nharu – Canoas, RS, Brasil
Olho composto (2021-2023, 04:09″), de Sergio Augusto Medeiros – Belo Horizonte, MG, Brasil
Orí(gens) (2023, 01′), de Zeni Frasão Azevedo, São Paulo, SP, Brasil
Our Queer Bodies are Mandalas of Love (2023, 05′), de Claudio Pestana – Portugal / Londres, Reino Unido
Patriarchal Sabbath (2023, 03’11”), de Monika K. Adler – Londres, Reino Unido
Sacrifício (2023, 05’55”), de Carolina Kasting – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Solstice (2022, 02’43”), de José M. Delgadillo – San Luis Potosí, México
SOS (2021, 04’14’), de Ilya Martynov – Rússia / Frankfurt, Alemanha
Sujo (2022, 04’10”), de Giovanni Fonseca Bosica – São Paulo, SP, Brasil
Tá Fazendo Sabão (2022, 05’45”), de Ianca Santos de Oliveira – Santo Amaro, BA, Brasil
the vulgar and the holy Ⅲ (2021, 04’58”), de Masafumi Oda – Tokyo, Japan
Toda força que habita (2021, 05’10”), de Marcelo Cabrera, Airton Tomazzoni, Syl Rodrigues, Tati Missel e Marcus Godoy – Imbé, RS, Brasil
Tomorrow Never Knows (2022, 03’30”), de Pierre Ajavon – Paris, França
Traces:Ski (2022, 03′), de Jean-Michel Rolland – Marselha, França
Trasgo (2023, 04’14”), de José Carlos Carneiro Cavalcante Filho – Sobral, CE, Brasil
Was du gesehen haben wirst – What you will have seen (2022, 03′), de Katia Sophia Ditzler – Berlin, Alemanha
Whats bred in the blood (2023, 05’19”), de Robin Gee, Maurice Watson, Clarice Young, Eli Motley e Atiba Rorie – Carolina do Norte, Estados Unidos
WTU – watering the unseen (2022, 02’39”), Sonia Laura Armaniaco – Gênova, Itália
Em breve anunciaremos os lugares e datas das exibições da Mostra FIVA SPMAV
ORGANIZAÇÃO FIVA SPMAV 2023
Coordenação
Rosângela Fachel – UFPel
Larissa Patron Chaves – UFPel
Chico Machado – UFPel/UFRGS
Comissão organizadora
Ana Maio – FRESTA, UFPel/FURG
Chico Machado – UFPel/UFRGS
Balbina Francisca Moraes de Sá – UFPel
Felipe Merker – UFPel/UFRGS
Mayra Huerta – UABC, México
Larissa Patron Chaves – UFPel
Pedro Tavares Filho – UFPel
Ricardo Pereira Teixeira – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Realização
Programa de Pós-graduação em Artes – PPGArtes, Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Apoio
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, Pelotas, RS @malg.ufpel
Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas @ca_ufpel
RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales @laredinav
FRESTA – Mostra de Audiovisual Experimental, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS @frestamostraaudiovisual
OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, RS
TimeLine BH, Minas Gerais, Brasil @timelinebh_
Narrar el Futuro – Festival de Cine & Nuevos Medios, Bogotá, Colômbia @narraelfuturo
PLAY Festival Internacional de Videoarte y Cine Experimental, Corrientes, Argentina @playvideoarte
Faculdad de Artes, Universidad Autonoma de Baja California, México