Informamos que os resultados da primeira etapa do processo seletivo 2020-2 do PPGAVI, Análise do Dossiê, serão divulgados na segunda-feira, dia 17/08/20, até às 12 horas (e não no dia 14/08, conforme divulgado no cronograma do edital).
Profª. Dra. Eduarda Azevedo Gonçalves
Coordenadora do PPGAVI
O 1º Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul – FIVRS nasce como uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais e do Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com a Fundação Ecarta, por meio da difusão de uma convocatória internacional (de março a abril de 2020) a artistas e realizadores. A seleção dos trabalhos ficou a cargo do comitê de avaliadores convidados, formado por Ximena Monroy Rocha, diretora e curadora do festival Agite y Sirva – Festival Itinerante de Videodanza, do México; Ladys Gonzales, diretora do Corporalidad expandida, Argentina; Paulo Caldas, diretor artístico e curador do Dança em Foco, Brasil; e Ana Sedeño Valdellós, criadora audiovisual e professora da Universidad de Malaga, Espanha.
O 1o. FIVRS recebeu trabalhos oriundos diversos estados do Brasil – Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Sergipe, Amapá, Pará, Goiás, Paraíba, Santa Catarina, Distrito Federal e Rio de Janeiro – e de países da Europa, América do Norte e do Sul – Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México e Portugal.
11 de agosto – abertura da Mostra Virtual FIVRS 2020
18h – Live de abertura no Canal do Youtube I FIVRS – retransmissão na página do Face e no site do Festival
19h – Abertura da Mostra Virtual Canal do Youtube I FIVRS – retransmissão na página do Face e no site do Festival
Performance da mestranda Roberta Pires Rangel para a sua defesa final de dissertação, com o título de Sobre elas… sobre mim: percursos etnográfico – performativos sobre/com o feminino na Colônia Z3 de Pelotas, ocorrida em 10/07/20, com a orientação do Prof. Thiago Silva de Amorim Jesus.
A edição do projeto “UFPel Talks” desta quinta-feira (13) promoverá um debate online sobre o tema “As práticas de convívio da pesquisa em artes visuais durante a pandemia”. A atividade ocorrerá no dia 13 de agosto, às 18h, pela página da UFPel no Facebook.
Nesta semana, o projeto receberá os professores Andreia Oliveira (UFSM), Marcelo Wasem (UFSB) e a Deisimer Gorczevski (UFC). A mediação é da coordenadora do Mestrado em Artes Visuais da UFPel, Duda Gonçalves.
O processo de seleção seguirá o seguinte calendário:
20 de julho a 05 de agosto: Período de Inscrição;
07 de agosto: Homologação das inscrições;
14 de agosto: Divulgação dos aprovados – PRIMEIRA ETAPA – DOSSIÊ;
19 de agosto: SEGUNDA ETAPA – PROVA ESCRITA com acesso a webcom às 18h para identificação (entrada na sala pelo link). Início da prova às 18h30min. Serão duas horas de prova, com encerramento às 20h30min.
04 de setembro: Divulgação dos aprovados – PROVA ESCRITA;
10 a 14 de setembro: TERCEIRA ETAPA – Período das defesas do anteprojeto;
24 de setembro: Divulgação dos aprovados para o Mestrado.
O livro é resultado de um trabalho em conjunto do Cinecipó e do grupo de pesquisa Tecnopoéticas do programa de pós-graduação em Estudos de Linguagem do CEFET-MG. É dividido em quatro eixos: experiência e da memória, imagem ambiente, imagem indígena e imagem urbana. Conta com 21 capítulos escritos por 26 autores e autoras e foi organizado por Cardes Amâncio, Paulo Heméritas e Wagner Moreira.
I DA EXPERIÊNCIA E DA MEMÓRIA – 6/8/2020, quinta-feira, 19hs– Cláudio Azevedo (Devir-animal: a experiência ético-estética e o vídeo na produção da alteridade) ]
– Gabriel de Barcelos Sotomaior (O documentário e o diálogo da experiência histórica na luta estudantil, entre Brasil e Chile)
– Joselene Ieda de Carvalho (Debatendo conceitos: a utilização de cinema em sala de aula como contribuinte para a compreensão de problemas históricos)
– César Alessandro S. Figueiredo (A luta armada no cinema: memória do testemunho como resistência política)
II DA IMAGEM AMBIENTE – 13/8/2020 quinta-feira, 19hs
– Mariana Pereira Domingues (O cinema ambiental e a luta por direitos: reflexões sobre o acesso à terra no Brasil a partir do documentário “Mataram irmã Dorothy”)
– Janaína Welle, Solange Alboreda e Paulo Heméritas (“O meio é o todo” e o estímulo à sociabilidade entre os realizadores de festivais latino- americanos de cinema ambiental)
– Jean Fábio Borba Cerqueira (Considerações sobre a comunicação ambiental em enviro-toons brasileiras sob a perspectiva teórico-conceitual da sociologia ambiental)
III DA IMAGEM INDÍGENA – 20/8/2020 quinta-feira, 19hs
– Camila Dutervil (Do Cinema Indígena à Realidade Virtual Tecendo Redes de autonomia entre Munduruku e Zapatistas)
– Paula Viana (Os Xetá e as Transformações)
– Fernanda Ribeiro de Salvo (Recompor o presente: montagem e história em A nação que não esperou por Deus)
– Paulo de Tássio Borges da Silva (Cinema Pataxó: políticas de memória, arquivo e revitalização cultural)
IV DA IMAGEM URBANA – 27/8/2020 quinta-feira, 19hs
– Priscila Musa (Movimentos imagem_câmera)
– Vítor Lopes Andrade (Praia do Futuro (2014): análise sobre a relação entre homossexualidade e migração internacional)
– Anna Bárbara Araujo (Que horas ela volta: quebrando cadeias de cuidado, refazendo lugares sociais)
– Mauricio Caleiro (Representações da infância marginalizada no cinema brasileiro)
– Gabriel Araújo e Marcos Alves (Da e para a periferia? A representação periférica em Uchoa, Novais e o cinema contemporâneo de Contagem)
– Matheus de Araújo Almeida (Sem moradias e sem pátrias: ocupação urbana em Era o Hotel Cambridge)
Andrey da Silva Brugger e Geovane Lopes de Oliveira (Elefantes brancos, ausência de direitos e possibilidades de intervenção: um ensaio sobre atitudes possíveis para modificação do quadro social)
– Luís Otávio Mendonça de Oliveira (Cinema documentário contemporâneo; pós-estruturalismo e antropologia na prática)
Exibindo registro(s) 281 a 290 de 629 encontrado(s).