Nos dias 27 ao dia 30 de Outubro ocorrerá o IV SIEA (Seminário Internacional de Ensino de Arte) promovido pela Universidade Federal de Pelotas em parceria com diversas instituições e dentre elas a Universidad de San Buenaventura (Colômbia) e o IF Sudeste MG.
O encontro, na sua quarta edição, pretende promover a reflexão, o debate e as ações propositivas voltadas a uma maior conscientização e envolvimento de professores de arte e demais áreas do conhecimento, pesquisadores e licenciandos, nas questões de preservação do meio ambiente; relações entre arte e natureza; estratégias de ensino e poéticas que reflitam vivências ecológicas e epistemologias latino-americanas.
Entendemos que há uma crise ética, social, ambiental, talvez mesmo uma crise de humanidade, nos dias atuais, que precisa ser analisada no sentido de procurarmos formas de estar em equilíbrio com o meio e com o outro. A paz, a sintonia social passa por nossas relações cotidianas, com a natureza e todos os seres.
O objetivo do evento constitui o debate em torno das questões emergentes da natureza em prol das práticas cotidianas que repensem nossa vida no planeta e da dignidade das relações humanas. Apostando na capacidade da arte como agente de transformação social e política, pretendemos compartilhar as experiências, por meio de mesas de conversa.
A formação em artes prevê um professor atuante e capaz de mediar nos temas que instigam a contemporaneidade, como a relação da arte com o meio ambiente, prevista pelos parâmetros de educação latino-americanos, de um modo geral. Justificamos a importância do evento para atender esse quesito, bem como entendemos que é uma oportunidade para promover intercâmbios e nos vermos como uma comunidade latino-americana e para corroborar a valorização da arte/educação como área de conhecimento.
Maiores informações e inscrições podem ser feitas no site:
Dia 30/10 as 14h ocorrerá via Web Conferência a banca de defesa do mestrado de Ítalo Franco Costa com a dissertação intitulada ‘Narrativas Visuais de Si”. Com orientação da professora Drª Cláudia Mariza Mattos Brandão a escrita da dissertação partiu de um desejo de continuar com a pesquisa oriunda da monografia defendida em 2018, assim como aprofundar a potência do livro de artista como mediador do imaginário. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com cunho sócio fenomenológico, norteada pelos princípios de formação experiencial (JOSSO, 2004) e das teorias do Imaginário (DURAND, 2010), na qual o livro de artista está caracterizado como um suporte privilegiado para visibilizar a potência criadora do imaginário através de narrativas verbais e não verbais. O estudo parte do questionamento: Poderia o livro de artista auxiliar na compreensão sobre quem somos e como atuamos coletivamente através de narrativas visuais atreladas às teorias do Imaginário? Dessa forma busca-se investigar a potência narrativa do livro de artista como uma tecnologia do imaginário (SILVA, 2006) através dos dados angariados durante a criação de um curso de formação continuada intitulado “O que é ser professor? Visibilizando o imaginário em livros de artista”. Esta pesquisa possuiu apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a qual incentiva a continuidade desta pesquisa.
Uma pequena reflexão poético-teórica sobre o largo movimento de desenho, escrita, e ocupação performática, da superfície da terra pelo homem. As primeiras marcações – como inscrições: os objetos manipulados, os desenhos e a escrita. O estabelecimento de “o dentro e o fora” de certo domínio, definindo modos e cultivos distintos em cada lugar, nós o povo em cada terroir. no projetar a cidade – na sua “escritura” – a antecipação do comportamento de nossos corpos, lenta escultura no espaço labiríntico de atuação cotidiana. As “cidades tomadas”, o urbano como espaço territorial de “segunda ordem” – um espaço-mundo alfanumérico redimensionado pela escrita. Conversa será no dia 16 de outubro, às 18h.
Arte Comunitária, ao interligar os temas Arte, Tecnologia, Ética e Comunidade, aborda práticas artísticas atuais que trazem em suas metodologias processos inclusivos e recíprocos entre os agentes participantes, no sentido de ativar o comum de cada comunidade. Práticas que, a partir de cartografias contemporâneas, buscam a criação de redes colaborativas em que a empatia e o senso de responsabilidade com o outro geram uma consciência coletiva nas cidades. Na perspectiva de conjugar arte e conhecimento, este webinário propõe ativar debates sobre uma consciência ética e integradora; problematizações sobre ações públicas urbanas e suas implicâncias políticas, sociais e econômicas; e busca abrir espaços para protagonismos outros que potencializam comunidades globais ao valorizarem saberes e fazeres locais.
“Investigação, Praxis e Poiesis: o Espaço do Professor/Artista”
com o Dr. Paulo Bernardino Bastos (Universidade de Aveiro – Portugal)
Organização e mediação: Dra. Cláudia Brandão
Evento transmitido ao vivo via YouTube no Canal Conexão Arte do Centro de Artes UFPel.
PAULO BERNARDINO BASTOS Estudos de Arte, PH.D. (ua.pt); Escultura, M.A. (rca.uk). Investigador em artes visuais/plásticas (da prática para a teoria). O seu trabalho interliga vários materiais/disciplinas. Organizador/Coordenador Internacional, do Congresso #ART: Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. Organiza e participa em vários eventos internacionais como conferencista e como artista. Comissão Editorial de várias Revistas Científicas e Membro de vários Comités Científicos de Congressos Internacionais. Coordenador do Grupo de Investigação: Praxis e Poiesis: da prática à teoria artística. Publicações recentes: (en)CANTO ESCONDIDO (Revista Pesquisas em Design, Arte e Tecnologia); Crossroads: Collaborative Creativity as Alternative Transformative Practice of New Technologies; TRANSCENDENCES: Collaborative Creativity as Alternative Transformative Practice of new Technologies in art and science”; “Participação colaborativa: reflexões sobre práticas enquanto artistas visuais”; “Praxis e Poiesis: da prática à teoria artística — uma abordagem Humanizante”. Exposições recentes: Acquired Immunity (ARS ELECTRONICA 2020); Con(Tacto)-CultivamosCultura; “[DES] manchar: o labirinto”, Espaço Cultural da União de Freguesias de Souselas e Botão, Coimbra, 2020; FACTT Show – Festival Art & Science in Lisbon”, 2019; XIV Bienal Internacional Cerâmica Artística, Aveiro 2019; Festival N “Espacios de Especies”, Centro de Cultura Digital, Ciudad de México (México) 2018; Festival Arte & Ciência (FACTT) Lisboa, New York, Ciudad de México (PT, USA, MX) 2018; “Matéia Pensamento Tempo Forma” Museu Penafiel (Portugal) 2018; “Olhar e Experiência: Interferências no Arquivo”, Museu de Penafiel (Portugal) 2017; “enhancement: MAKING SENSE”, i3S — Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Universidade do Porto (Portugal) 2016; “Periplos: Arte Portugués de Hoy”, Centro de Arte Contemporáneo (CAC) Málaga (Spain) 2016. Conferências recentes: “Taboo-Transgression-Transcendence in Art & Science”, TTT2018, UNAM, 2018; Keynote Speaker no “15° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#15.ART): arte, ação e participação”, Instituto de Artes da Universidade de Brasília, 2016; Keynote Speaker/Chair no “I Congresso Brasileiro | VII Workshop: Design & Materiais 2016”, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2016.
Informamos que a palestra, “Activismo audiovisual y digital: prácticas digitales artivistas”, ministrada pela Dra. Ana Sedeño Valdellós – Universidad de Malaga (UMA), Espanha, foi transferida para a próxima quarta – 07/10, às 15h.
As inscrições já realizadas seguem valendo para a nova data.
Exibindo registro(s) 271 a 280 de 647 encontrado(s).