Está disponível o Episódio 1 da 2ª Temporada do PhotoGraphein Podcast, intitulada “Elogio às Sombras”. A temporada se inspira no livro “Em Louvor da Sombra” do escritor japonês Junichiro Tanizaki. O Episódio 1 é dedicado à abordagem do livro e às relações que cada debatedor/a estabeleceu com suas áreas de interesse e pesquisa. As discussões são conduzidas pelas pesquisadoras do PhotoGraphein Cláudia Brandão e Tatiana Araujo, contando com a participação do arquiteto, ator e diretor de teatro, Eric Costa, que no momento finaliza seu mestrado em Criação Artística Contemporânea na Universidade de Aveiro, Portugal.
Esse e os demais episódios estão disponíveis no nosso site e no Spotify
Ouçam em: https://photographein-pesquisa.com.br/podcasts/detalhe/?id=3 http://bit.ly/PhotographeinNoSpotify
X Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais (10° SPMAV), realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI), do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Este ano sob a temática “Sobre(vivências) estratégias poético-educativas e políticas em artes”, temos o intuito de propor conversas que sejam fundamentais para refletirmos sobre a dimensão política da arte e a potência de pesquisas poético-educativas para se pensar em caminhos e encruzilhadas que propiciem de alguma maneira outras perspectivas para analisar questões emergentes e basilares para reconstrução das estruturas que nos regem.
Estamos com editais abertos para submissões de resumos, artigos e ensaios visuais, além do Festival Internacional de Videoarte (FIVA). Abaixo confira os links e saiba mais em nosso site.
Concepção e proposição: Profa. Dra. Lilian Amaral e Profa. Dra. Silvana Nascimento DIVERSITAS USP Encontros pelo Meet / Diversitas – Período: setembro-dezembro 2021
A Cátedra Nômada “Onde estão as mulheres na arte e na cidade? – Fricções entre arte + gênero + memória + cidades” se propõe a realizar reflexões, debates, pesquisa e ações no campo da equidade de gênero na sua relação com as artes, os espaços urbanos, instituições e movimentos sociais. Será composta por série de encontros mensais, organizados de forma síncrona, distribuída, on line, entre grupos de pesquisa e coletivos de mulheres em contexto iberoamericano. O projeto tem como roteiro o debate de algumas questões que emergem do diálogo com o projeto intercontinental “Mulheres Transformam os Museus. Da Igualdade à Equidade, 2021 e orientam os diálogos propostos entre as participantes https://www.mujerescambianlosmuseos.com/.
29/09 – 4ª. F | 9h30 às 12h30: Fricções interculturais: arte contemporânea, esfera pública, políticas da memória e gênero. Coletiva Portaldeigualdade / Manifiesto, Wam – Women Artist Museum, Projeto Mulheres Transformam Os Museus. Da Igualdade à Equidade e Inscrições: https://diversitas.fflch.usp.br/form/friccoes-interculturais-29 Profa. Dra. Mau Monleón Pradas(Coletiva PortalDeIgualdad | Women Artist Museum – WAM e UPV Universitat Politécnica de Valência /Espanha), Amparo Zacarés (Universitat Jaume I), Celeste Garrido (artista multidisciplinar), (artista multidisciplinar), Bia Santos (Universitat de Zaragozza / Salven Cabanyal y ANIAV) e Profa. Dra. Lilian Amaral (Coletiva PortalDeIgualdad | Women Artist Museum – WAM e DIVERSITAS USP | módulo 1; Práticas artísticas, experimentações gráficas: narrativas em deslocamento
Módulo 2 Provocadora: Profa. Dra. Sandra Nunes: DIVERSITAS USP Outubro 21/10 – 4ª. Feira | 9h30 às 12h30: Mulheres artistas, mulheres artivistas Inscrições: https://diversitas.fflch.usp.br/form/mulheres-artistas-21 DIVERSITAS USP – Marta Baião (As Mal Amadas Cia de Teatro e Centro de Informação da Mulher), Adriana Paixão (As Capulanas Cia de Teatro Negro), Larissa Guedes (Diversitas USP) e Profa. Dra. Tatiana Ferraz ( MUnA – Museu Universitário de Arte – UFU), Maré de Matos (Diversitas USP) – módulo 1; Práticas artísticas, experimentações gráficas: narrativas em deslocamento –
Módulo 2 Provocadora: Silvana Nascimento: DIVERSITAS USP Novembro 18 e 19/11 – 5ª. feira e 6ª. feira – Fórum Internacional São Paulo – DIVERSITAS USP – Fórum Brasil | São Paulo – MULHERES TRANSFORMAM OS MUSEUS. DA IGUALDADE À EQUIDADE. Universidade de São Paulo | DIVERSITAS USP, Universidade Complutense de Madrid (UCM), Universidade de Buenos Aires (UBA). 24/11 – 4ª. Feira | 9h30 às 12h30: Arte, Gênero e Cidade – Onde estão as mulheres na arte e na cidade? – Baixo Ribeiro | Choque Cultural + Profa. Dra. Lilian Amaral | DIVERSITAS + Todas as Artistas Convidadas da Cátedra Nômada: Gráfica Urbana + Mapa + exposição. Roda de conversa com a participação de todas as artistas, pesquisadoras e coletivas participantes da Cátedra Nômade para discussão sobre a Intervenção Urbana a ser realizada em São Paulo em dezembro, assim como mostra virtual. As ações de arte urbana serão organizadas pela Galeria Choque Cultural com coordenação do DIVERSITAS USP Inscrição: https://diversitas.fflch.usp.br/webform/arte_genero_e_cidade_24
2º Festival Internacional de Videodança do RS
Canal do FIVRS no YouTube
FIVRS – Festival Internacional de Videodança do RS
FIVRS – FIVRS
@fivrs.videodanca
07 de setembro
19h (Brasil) – Première de Song of Songs (2020, 20′), de Douglas Rosenberg, EUA
Première Song of Songs (2020, 20′), de Douglas Rosenberg, Estados Unidos.
19h30m (Brasil) – Sessão comentada de Song of Songs – com Douglas Rosenberg, mediação: Alexandra Dias (UFPel, Brasil)
Sessão comentada de “Song of Songs” (2020, 20′), de Douglas Rosenberg, EUA
8 de setembro
Exibição da mostra Mostra “Festival Corporalidad Expandida” – durante todo o dia
19h (Brasil) – Mesa Videodança Social – com Ladys Gonzalez e Wanda López Trelles (diretoras do Festival Corporalidad Expandida, Argentina),
mediação: Thiago Amorim (UFPel, Brasil)
Mesa Videodança Social
A VIDEODANÇA SOCIAL é um meio de expressão que integra a exploração dos cinco sentidos identitários por meio da câmera. O processo criativo é único e múltiplo, sendo definido pelas corporalidades participantes em seu contexto. A videodança é um movimento artístico emergente que, ao combinar dança e audiovisual, estabelece uma nova relação, que possibilita novos significados e novos valores sociais: novas textualidades, dispositivos, produtoras / realizadoras, fazedoras, sem limites ou pertencimentos, em uma única e própria relação coletiva. Consideramos a coreografia como o estado atual do corpo. A dança como ação com intencionalidade, o vital acionado pela memória do corpo. A câmara como registo vivo cujo suporte nos permite salvaguardar o nosso próprio arquivo e património sensorial e imaterial, audiovisualmente. “Projecto Corporalidad Expandida”
9 de setembro
Exibição da mostra “Panorama IMARP de 2014 a 2020” – durante todo o dia
19h (Brasil) – Mesa Videodança em Tempos de Pandemia – com Denise Matta (diretora do IMARP, Brasil) e Rebeca Recuero (UFPel, Brasil),
mediação: Carminha Hoffmann (UFPel, Brasil)
Mesa Videodança em Tempos de Pandemia
A pandemia não apenas mudou nossas formas de relacionamento, de trabalho e de entretenimento, como também transformou nossos modos de pensar, de produzir e de manifestar a arte e, consequentemente, a videodança. Por meio dela, destrinchamos espaços para (sobre)viver, redescobrindo corpos, lugares, audiências e tempos que carregam uma poética múltipla e crítica, capaz de elevar nossas vozes (e danças) a um nível global e ubíquo. Assim, através da videodança neste contexto caótico, encontramos forças para significar, ser e estar no mundo, reescrevendo nossas histórias e difundindo a esperança de dias melhores. “Rebeca Recuero”
10 de setembro
15h (Brasil) – Mesa Curadoria em Videodança – com Ana Sedeño-Valdellos (UMA, Espanha) e Leonel Brum (UFC, Brasil), mediação: Rosângela Fachel (UFPel, Brasil)
Mesa Curadoria em Videodança
16h (Brasil) – Encerramento
Pela falta de um campo específico de pesquisa ou de reflexão e por sua escassa análise no âmbito das pesquisas, a CURADORIA DE VIDEODANÇA situa-se em espaço de complexidades. Esta é uma desvantagem pela falta de embasamento teórico, mas vem acompanhada de maior liberdade no seu tratamento e abordagem teórica e prática. A tarefa da curadoria em videodança tem consequências na percepção do público sobre essas produções, assim como seu profissionalismo e rigor têm implicações no reconhecimento dessas práticas em vídeo, que em muitos casos são uma forma de expressão de coletivos artísticos e sociais minoritários. Ao mesmo tempo, a formação e a dedicação profissional para a curadoria em videodança conformam o perfil e a sensibilidade de cada agente. “Ana Sedeño-Valdellos”
Em todas as transmissões será disponibilizado formulário de registro da presença para a emissão de atestados de participação por atividade ou referente ao seminário, quando com 75% de participação.
REALIZAÇÃO
Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes Visuais – PPGAVI, e Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas – UFPel
APOIADORES
Fundação ECARTA
Casa de Cultura Mário Quintana
Instituto Estadual de Artes Cênicas – IEACEN
Instituto Estadual de Artes Visuais – IEAVI
Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG
Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV
Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – LEPPAIS
Proyecto Corporalidad Expandida
IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança
Convidamos todas/es/os a visitar a Mostra Visual CASA-CORPO, resultante das discussões e práticas desenvolvidas na disciplina Fotografia e Imaginário: Poéticas em Pesquisa, componente curricular eletiva do PPGAVI.
Disponível em: https://photographein-pesquisa.com.br/disciplina/?disciplina=1
Première Song of Songs (2020, 20′), de Douglas Rosenberg, Estados Unidos.
07 de setembro às 19h – Canal FIVRS do Youtube
de 07 a 11 de setembro – Sala Cecy Frank, Casa de Cultura Mário Quintana, de Porto Alegre
Mostra de Curtas-metragens 8 M FICCE (2021)
Curaduría Colectiva de Proyecto Corporalidad Expandida
Festival Internacional Corporalidad Expandida – FICE. Direção: Ladys Gonzalez e Wanda López Trelles
08 de setembro – Canal FIVRS do Youtube (durante todo o dia)
de 07 a 11 de setembro – Sala Cecy Frank, Casa de Cultura Mário Quintana, de Porto Alegre
TERRITORIO ( 2019, 13’ 42), de Irina Hayipanteli – Malena Martínez, Argentina.
ADELA (2017,14’22), de Evangelina Montes, Argentina.
CUERPA Y TIERRA (2019, 11’55), de Chiro Castellanos Hernández, Colombia.
AILÍN EN LA LUNA (2019, 5’00), de Claudia Ruiz, Argentina.
¡CUERPE MANIFIESTE! (2019, 3’20), De Verónica Pérez Vega (Inst. Isabel Taboga), Argentina.
SARI (2020, 7’15), de María José Bejarano Salazar – Subhashini Goda – Tainá Louven, Reino Unido.
Mostra Panorama IMARP de 2014 A 2020
Curadoria: Denise da Matta
IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança. Direção: Denise Matta e Cia de Dança Abrindo Portas
09 de setembro – Canal FIVRS do Youtube (durante todo o dia)
O Grupo de Pesquisa Arte e sua história: visualidades, discursos e sentidos, promove e convida para o Seminário Online LEITURAS DO PRESENTE.
O projeto de extensão – Leituras do Presente – pretende dar continuidade as interlocuções entre universidade e sociedade, no campo da Arte e da Cultura. Tem como objetivo possibilitar espaços-tempos para a formação contínua e permanente dos jovens artistas, educadores e educadoras da arte e da comunidade da Região Austral do Rio Grande do Sul; socializando saberes e experiências entre os sujeitos envolvidos. Estimular o debate sobre questões emergenciais que se apresentam na sociedade culturalmente globalizada e hipercultural para entendimento do sujeito contemporâneo e suas inquietações, a sedução pelos meios eletroeletrônicos, da sociedade hedonista e os novos ensaios de sociabilidade inscritos nos enunciados da discursividade das tipologias da arte vigente e seus dispositivos,
que requerem uma disponibilidade intelectual para manter uma relação dialógica entre seus propositores, dispositivos de arte e o público.
O Seminário será online, realizado quinzenalmente, com temas relacionados à produção e reflexão da arte atual, com a participação de convidados.
Plataforma: WEBConf – UFPel
Periodicidade: de setembro/novembro de 2021 e de março/ setembro 2022
Tempo de duração: 1h e 30 min
Dia e horário: quinta-feira, 19 h
A segunda edição do Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul (Fivrs) ocorrerá entre os dias 2 a 12 de setembro e terá a apresentação de 45 trabalhos, selecionados pela comissão avaliadora convidada, conformada neste ano por Ana Sedeño Valdellós (Espanha), Denise Matta (Brasil), Leonel Brum (Brasil), Jose Alirio Peña (Venezuela/Argentina) e Wanda López Trelles (Argentina). As 45 videodanças selecionadas são oriundas de 10 estados do Brasil e de 13 países de diferentes continentes, e foram distribuídas em quatro programas, que buscam desvelar alguns dos diálogos percebidos entre as produções: “O corpo não esquece, incorpora”; “Corpos em movimento para sentir o mundo”; “Corpografias femininas que narram o tempo presente”; “Entre corpos plurais e repertórios diversos, poéticas de reconexão”. Link do trailer do festival: https://youtu.be/Lu3hss-sef0
O FIVRS é uma realização do Mestrado em Artes Visuais e do Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas em parceria com a Fundação Ecarta.
A exibição da mostra do festival ocorrerá de maneira híbrida, virtualmente no site e no canal YouTube do FIVRS e de maneira presencial na Galeria Ecarta.
Arte sonora: experimentalismo e pesquisa artística
Pedro Gomes Ferraz
Arte sonora: experimentalismo e pesquisa artística
Renata Schmidt de Arruda Gomes
Arte sonora: experimentalismo e pesquisa artística
Vanessa Corso Bressan
Arte sonora: experimentalismo e pesquisa artística
Claudia Iara Mendes Velleda
Contextos de interação artística na contemporaneidade
Bianca Perazzolo Lucas
Desenho do Corpo, o Corpo que Desenha
Rafaela Inácio Jaques
Desenho do Corpo, o Corpo que Desenha
Tatiane Carijio Zucchetti
Desenho do Corpo, o Corpo que Desenha
Yasmin Boemeke Vieira
Desenho do Corpo, o Corpo que Desenha
Juliana Andrade Lund
Estudos da imagem: visualidade, arte e leituras
Laís Vignoles Neve
Estudos da Imagem: Visualidade, Arte e Leituras
Maria Carolina Garcia Ramos
Estudos da imagem: visualidade, arte e leituras
Marília Claudia Favreto Sinãni
Estudos da imagem: visualidade, arte e leituras
Paula Pereira Pinto
Estudos da imagem: visualidade, arte e leituras
Sara Pinkoski Luzzardi
Paisagens cotidianas e dispositivos de compartilhamentos
Início das aulas: 08/09/2021, pelo E-aula.
OBS: as matrículas dos candidatos aprovados neste edital, sem pendencia de documentação, serão realizadas automaticamente. Os(as) candidatos que enviaram atestado de conclusão, Érico Pacheco Machado, Yasmin Boemeke Vieira e Maria Carolina Garcia Ramos, serão matriculados DESDE QUE, conforme o edital, enviem o DIPLOMA DA GRADUAÇÃO, até o dia 02/09/21. Para maiores informações: ufpel.ppgavi@gmail.com
Exibindo registro(s) 191 a 200 de 643 encontrado(s).