Metodologias em arte e educação desenvolvidas ao sul do Brasil:
un Sur adelante
Esta dissertação reflete sobre a arte e a educação desenvolvidas ao sul do Brasil, mais precisamente no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, unidade acadêmica com uma produção significativa em extensão desde seus primórdios, ainda quando chamava-se ILA – Instituto de Letras e Artes. São abordadas questões que atravessam diferentes tempos e sujeitos, pretendendo aproximações rizomáticas entre o campo da arte e da educação, bem como da universidade e da cidade e consequentemente da arte e da vida. O foco do trabalho reside na análise entre ações artísticas e educacionais que reverberam no espaço urbano, para isso, são analisados as proposições artísticas de Luis Camnitzer, El museo es una escuela (2011-2016) e de Pablo Helguera, Escuela Panamericana del Desasosiego, (2003-2011). Como estudo de caso acerca das metodologias ao sul do Brasil, são abordadas as identidades docentes e narrativas com foco na extensão, dos professores-artistas do Centro de Artes da UFPel, José Luiz de Pellegrin e Nádia da Cruz Senna. São analisadas ações de Nádia e Pellegrin que colocam em primeiro plano uma atuação para além do espaço de sala de aula e muros institucionais. As análises mostram que as metodologias e o ensino da arte desenvolvido ao sul do Brasil estão pautados em uma atuação ético-estético-social, ocorrendo de forma colaborativa, visando uma integração com a comunidade citadina de Pelotas. Através das análises, ressaltou-se o circuito ininterrupto de ensino-pesquisa-extensão nas práticas de tais docentes, algo característico das ações da própria UFPel.
A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa Pós-Graduação, e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI) tornam público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção dos candidatos na Turma 11 do Curso de Mestrado do referido Programa, nos termos estabelecidos neste Edital.
As inscrições para o Exame de Seleção ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel estarão abertas no período de 01 a 11 de julho de 2022, por e-mail: ingresso2022ppgavi@gmail.com, devendo ser preenchido o campo “Assunto” com o enunciado “INSCRIÇÃO SELEÇÃO ALUNO REGULAR – MESTRADO”. As inscrições poderão ser enviadas até às 23h59min do dia 11 de julho de 2022.
Este edital tem por objetivo selecionar produções audiovisuais de videodança – no amplo espectro de sua acepção – para o 3º Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2022, evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais (PPGAVI) e Curso de Dança, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e pela Fundação Ecarta. A avaliação e seleção dos trabalhos serão realizadas por uma comissão internacional convidada.
PARTICIPAÇÃO
Maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade;
Cada participante poderá inscrever APENASUMA videodança;
Videodanças realizadas em grupo ou por coletivos deverão ser inscritas por umaúnica pessoa, responsável então pela inscrição;
Não serão aceitas produções anteriores ao ano de 2020;
Cada proponente é responsável pelos direitos referentes à trilha sonora e às imagens das videodanças inscritas;
O ato da inscrição autoriza que a videodança seja utilizada para fins de divulgação do FIVRS;
O ato da inscrição autoriza que a videodança passe a integrar a videoteca do FIVRS;
O ato da inscrição autoriza que a videodança seja exibida em mostras do FIVRS, no Brasil e no exterior, com fins culturais, artísticos e educativos, e sem fins lucrativos;
CARACTERÍSTICAS DA VIDEODANÇA
Temática livre;
Curta duração – duração máxima de 10 (dez) minutos, incluídos os créditos;
Os trabalhos podem ser apresentados em quaisquer uma das extensões padrão utilizadas atualmente (AVI, MOV, WMV, MP4, etc), compressão H264 ou H265, taxa mínima de bitrate de 5MB, e resolução mínima de 720p (HD) – sugerimos 1280x720p.
SELEÇÃO
A seleção das videodanças será realizada por uma comissão avaliadora convidada;
O festival se reserva o direito de não aceitar trabalhos que sejam lesivos aos Direitos Humanos;
A lista com as videodanças selecionadas será divulgada no dia 01 de agosto de 2022 nas páginas institucionais do PPGAVI (UFPel) e da ECARTA, bem como nas redes sociais do FIVRS e da ECARTA.
INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de junho de 2022 pelo formulário:
Está no ar o 4º episódio da 2ª Temporada do PhotoGraphein Podcast., disponível no nosso site www.photographein-pesquisa.com.br e no Spotify.
A segunda temporada de nosso Podcast, intitulada “Elogio às Sombras”, é inspirada no livro “Em louvor da Sombra” do escritor japonês Junichiro Tanizaki. No quarto episódio relacionamos as abordagens de Tanizaki ao filme/livro “Lavoura Arcaica”, de Luiz Fernando Carvalho e Raduam Nassar, respectivamente.
A atividade é vinculada ao PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq).
O PPGAVI convida para o lançamento dos livros “Miasmas e metáforas da aids nas Artes Visuais”, de Ricardo Ayres, e “Antologia [Poéticas] Pandêmicas”, organizado por Felipe Dias Diaz – aluno do PPGAVI. O evento ocorrerá nesta quinta-feira, 28, às 9h, na Oficina de Vídeo (sala 14) do Prédio das Artes, Campus Carreiros da FURG. O lançamento dos livros terá mediação da Professora Drª Ana Maio, do Instituto de Letras e Artes (ILA).
Ricardo Henrique Ayres Alves é professor do Centro de Artes da UFPEL, artista visual e pesquisador. É doutor e mestre em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS), área de concentração História, Teoria e Crítica de Arte. Bacharel em Artes Visuais (FURG), ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte, com mobilidade acadêmica no curso de Antropologia (ISCSP, Lisboa). Participa dos grupos de pesquisa Arte e sua história: visualidades, discursos e sentidos (UFPEL), Deslocamentos da Fotografia na Arte (UFRGS) e Apagamentos da memória na arte (UFRGS). Membro da Associação de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Seus interesses de pesquisa orbitam a arte contemporânea e suas interseções com o corpo, o HIV/aids, a sexualidade e o cotidiano.
O livro “Miasmas e metáforas da aids nas Artes Visuais” aborda as relações entre arte e enfermidade, a partir da aproximação entre os trabalhos de Keith Haring, Pepe Espaliú e Leonilson. Oriundo da pesquisa de graduação do autor, desenvolvida no Curso de Artes Visuais Bacharelado da FURG, o texto foi revisitado recentemente e disponibilizado em publicação de e-book pela Editora da FURG.
Felipe Dias Diaz Carvalho é artista plástico, produtor e gestor de projetos culturais e artísticos. É bacharel em Artes Visuais pela FURG, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel, na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano (Bolsista CAPES) e pós-graduando no MBA em Gestão de Projetos da Universidade de São Paulo – USP/Esalq. Membro titular do Colegiado Setorial de Artes Visuais do Estado do Rio Grande do Sul (2021/2023). Integrante do Grupo de Pesquisa FURG/CNPq Cirandeiras Poéticas – CIPÓ, liderado pela professora Roseli Nery.
Desenvolve trabalhos em artes visuais, design e literatura. Em 2021, executou o projeto “Reminiscência poética através do olhar sensível aos cantos de casa” (com recursos da Lei no 14.017/20), concebendo a exposição virtual coletiva “Canto dos olhos” e a obra literária “Antologia [Poéticas] Pandêmicas”, atuando como editor e organizador.
O livro “Antologia [Poéticas] Pandêmicas”, com organização de Felipe Dias Diaz, tem três volumes na versão impressa (Volume 1 – Impressões, Volume 2 – Pressões, Volume 3 – Expressões). A versão digital pode ser adquirida neste link.
A Editora NYN emerge a partir do desejo de tangibilizar pensamentos, narrativas e escritos de artistas que se encontram em algum canto do instante presente – nyn – em processo de produção poético verbo-visual e filosófica. Com “Antologia [Poéticas] Pandêmicas”, a NYN inaugura o seu catálogo apresentando ensaios visuais de variados autores e artistas, com temas recorrentes no campo das artes visuais e outros que a pluridisciplinaridade propicia, em constante diálogo com a arte e a vida, os processos criativos e o cotidiano.
O Seminário Leituras do Presente faz parte de um Projeto de Extensão da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, promovido pelo Grupo de Pesquisa Arte e sua História: visualidades, discursos e sentidos. A ideia central do Seminário é propor o debate em torno da arte do presente a partir de leituras e contranarrativas que discutam outros vetores conceituais que possibilitem abordar seus conteúdos e suas linguagens por meio de outras epistemologias que questionem a hegemonia e a tradição europeia.
A abertura da segunda edição do Seminário Leituras do Presente acontecerá no dia 28 de abril de 2022 com a presença de Jorge Coli, professor titular em História da Arte e da Cultura na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, com a palestra Reflexões epistemológicas e de método sobre a ruptura, a partir da Semana de Arte Moderna de 1922.
Apoio: Centro de Artes, Curso de Licenciatura em Artes Visuais, Curso de Bacharelado em Artes Visuais, Curso de Especialização em Artes, Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAVI
Projeto Gráfico: Thaís Cristina Martino Sehn e Ìsis Pinheiro Corvello
Apoio audiovisual e transmissão: Regis Dutra
Plataforma: Conexão Arte e YouTube
Periodicidade: de abril/setembro 2022
Tempo de duração: 1h e 30 min
Dia e horário: quinta-feira, 19 h
Encontros quinzenais
SERÁ FORNECIDA CERTIFICAÇÃO PARA PARTICIPANTES INSCRITOS VIA FORMULÁRIO ONLINE DISPONIBILIZADO DURANTE A TRANSMISSÃO.
Site WordPress Institucional:
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Canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/ConexaoArteUFPEL