Início do conteúdo

Exposição Evocações imersas

Convidando toda comunidade Pelotense, e a quem esteja nessa quase ilha banhada por águas, às vezes doce outras vezes salgada, para emergir na exposição Evocações imersas que faz parte da programação da 16° Primavera dos Museus.
No dia 1 de setembro, na próxima quinta feira às 15 horas, o Espaço de Arte Mello da Costa Museu Histórico da Bibliotheca Pública Pelotense abre seu porão para a exposição que traz desagues, naufrágios, e cardumes que estão ligados a minha experiência e memória dessas regiões litorâneas e portuárias.
Pelotas Rodeada de água, poderia ser uma ilha, com seus restos de barcos, e portos, onde representam muito as travessias, símbolos, histórias e memória da cidade. Assim como os portos que tiveram grandes fluxos industriais, mercadorias, imigrantes e escravizados. Quantas foram as embarcações, pelota, canoas, botes, barcas, lanchas e navios? quantos não foram viajantes, os náufragos, cativos, livres ou imigrados ali aportados?
Como os portos, os porões de Pelotas tem muita história pra contar, um eco dos mares, uma constelação de narrativas náuticas ancoradas em um subsolo abafado e escuro.
A exposição fica aberta até dia 15 de Setembro.

Publicado em 14/09/2022, na categoria Notícias.