Início do conteúdo
Miriam Brockmann Guimarães

Miriam Brockmann Guimarães Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética

Texto introdutório: Possui graduação em Dança pela Universidade Federal de Pelotas (2017). Mestra em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2020) Professora de dança contemporânea, dança moderna e ritmos. Técnicas de alongamento avançado e preparação corporal. Experiência em cinema como atriz e produção de documentários em vídeo dança. Experiência com eventos, seminários, produção vocal de textos, leitura em público, recepção, divulgação e captação de mercado, marketing, segurança no trabalho, experiência nas áreas da saúde do corpo, ginástica laboral, estratégias com bases no pilates, biodança, alinhamento postural, saúde das articulações. Experiência em comunicação visual. Experiência na área comercial diversificada, desde lojistas quanto na atuação comercial como relações públicas em empresas industriais. Experiência como contato comercial e na busca e prospecção de clientes, vendas e atendimento ao público. Experiência como cheff de cozinha de restaurante. Preparação de pratos, criação de novos. Experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em métodos somáticos (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
“Na presença dançamos melhor com a vida”: Berê Fuhro Souto

Orientador(a): Profa. Dra. Carmen Anita Hoffmann (PPGAV/UFPel)

RESUMO
A presente dissertação de mestrado foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, vinculada à linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. O estudo buscou investigar e refletir sobre a trajetória de Berê Fuhro Souto de Pelotas/RS, pelo seu protagonismo na dança contemporânea. O estudo ocorreu no período compreendido entre agosto de 2018 e outubro de 2020, resultando nesta produção textual dissertativa e na produção de uma peça audiovisual, buscando eternizar poeticamente as memórias de Berê. O trabalho foi desenvolvido mediante uma abordagem qualitativa de pesquisa em artes, tomando como referências as contribuições teórico-metodológicas da memória, da cartografia, da pesquisa em dança e do audiovisual. Para tanto ancoramos o trabalho em diversos autores, como Hallbwacks (2013) para articular a memória individual e coletiva, Rolnik (2006) para cartografar usando materiais de muitas fontes, linguagens e estilos. Barbosa (2003) focando a interdisciplinaridade e questões da arte-educação, Louppe (2012) traz discussões sobre dança contemporânea, Salles (2007) que pensa no trabalho artístico enquanto criação como um processo constante em movimento, Rancière (2012) que intui que há uma política na arte como estruturação da experiência sensível, entre outros autores que proporcionaram reflexões importantes. O processo foi se constituindo pelas narrativas de suas intérpretes-criadoras desde a elaboração do Trabalho de Conclusão de Graduação em Dança-Licenciatura (2018) e de colaboradores que identificam a motivação em seguir os passos, ou seja, referenciar as contribuições deixadas por Berê, bem como contemplar as experiências artísticas vividas na cena. As fontes para a constituição do estudo foram diversas: acervos pessoais, fotos, vídeos, folders, arquivos e sites. Enfim, o legado de Berê carrega marcas poéticas singulares do seu tempo, contexto e comprometimento com a contemporaneidade diversa, carregada de afetos de várias vias que se desdobram, neste caso, na produção de uma peça audiovisual.

Palavras-chave: Berê Fuhro Souto. Trajetória. Dança Contemporânea.

Banca:
Prof. Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus
Prof. Dr. Alberto Coelho
Profa. Dra. Rosângela Fachel

Data: 13/novembro/2020

Acompanhamento: