Início do conteúdo
Lucia Bergamaschi Costa Weymar

 

 

 

Lúcia Bergamaschi Costa Weymar Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Vinculação institucional: Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas


Formação acadêmica

Possui Pós-Doutorado (2018) pela Universidade de Lisboa (UL), Portugal; Doutorado em Comunicação Social (2010) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Mestrado em Educação (2000) e Especialização em Artes (1992) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); e Graduação em Educação Artística (1989), Graduação em Letras – Francês-Português (1989) e Graduação em Licenciatura Curta Em Educação Artística (1985) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

E-mail: luciaweymar@gmail.com


PROJETOS DE PESQUISAS

_
Grupo de Pesquisa: 


GRUPOS DE PESQUISAS

Grupo de Pesquisa em Linguagens, Metodologias e Teorias do Design
Docentes participantes: Lúcia Bergamaschi Costa Weymar (Líder)

Percursos Poéticos: procedimentos e grafias na contemporaneidade
Docentes participantes: Angela Raffin Pohlmann (Líder), Alice Jean Monsell (Pesquisadora), Lúcia Bergamaschi Costa Weymar (Pesquisadora) e Nádia da Cruz Senna (Pesquisadora)


PESQUISAS ORIENTADAS

O que esperam de nós: um olhar contemporâneo sobre a representação artística da mulher nos cartazes de propaganda nazista
Orientanda: Joana Luisa Krupp (2019)

O espírito do som: encontros entre design, música e artes visuais no projeto gráfico de capas de disco
Orientando: Emerson Ferreira da Silva (2018)

Inventário do artista: um pequeno relicário de grandes afetos
Orientando: Jordan Ávila Martins (2017)

A identidade visual gráfica no audiovisual contemporâneo: apropriações da visualidade medieval em O Senhor dos Anéis, Game Of Thrones e World of Warcraft
Orientando: Lucas Pessoa Pereira (2016)

Livro das inquietações: experiências singulares no ensino do design
Orientanda: Paula Weber (2016)

GIFs: educação estética, afeto e ativismo através da imagem animada
Orientanda: Mariana Leite de Almeida (2015)

O infográfico conceitual como meio para o desenvolvimento de experiência estética significativa em web arte
Orientanda: Adriana Silva da Silva (2014)