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Italo Franco Costa

Italo Franco Costa Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Data de nascimento: 

Texto introdutório: Estudante de Artes Visuais – Bacharelado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Artes Visuais na linha de Educação em Artes e Processos de Formação Estética (PPGAVI/UFPel) onde atuou com bolsa CAPES/CNPq. Graduado em Artes Visuais – Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pesquisador do grupo PHOTOGRAPHEIN – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq). Membro do Coletivo Engasga Gato: Coletivo de Artistas – Pelotas/RS. Atuou como bolsista PIBIC do projeto DO PINCEL AO PIXEL: Sobre as (re)apresentações de sujeitos/mundo em imagens (UFPel/CNPq), no programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UFPel e como bolsista do projeto de ensino “A HISTÓRIA DA ARTE E SUAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO”. Atuou como bolsista PBA/UFpel no projeto de extensão ARTEIROS DO COTIDIANO (Ufpel/CNpq). Atua na área de Artes Visuais no campo da fotografia e produzindo livros de artista. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
Narrativas visuais de sí: o livro de artista como mediador do imaginário

Orientador(a): Profa. Dra. Cláudia Mariza Mattos Brandão (PPGAV/UFPel)

RESUMO
Esta dissertação partiu de um desejo de continuar com a pesquisa oriunda da monografia defendida em 2018, assim como aprofundar a potência do livro de artista como mediador do imaginário. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com cunho sociofenomenológico, norteada pelos princípios de formação experiencial JOSSO, 2004) e das teorias do Imaginário (DURAND, 2010), na qual o livro de artista está caracterizado como um suporte privilegiado para visibilizar a potência criadora do imaginário através de narrativas verbais e não verbais. O estudo parte do questionamento: Poderia o livro de artista auxiliar na compreensão sobre quem somos e como atuamos coletivamente através de narrativas visuais atreladas às teorias do Imaginário? Dessa forma, busca-se investigar a potência narrativa do livro de artista como uma tecnologia do imaginário (SILVA, 2006) a partir dos dados angariados durante a criação de um curso de formação continuada intitulado “O que é ser professor? Visibilizando o imaginário em livros de artista”. Esta pesquisa possuiu apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a qual incentiva a continuidade desta pesquisa.

Palavras-chave: Artes Visuais; Livro de Artista; Imaginário; Pedagogia do Olhar Simbólico; Educação.

Banca:
Prof. Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo
Profa. Dra. Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues
Profa. Dra. Helene Gomes Sacco Carbone

Data: 30/outubro/2020

Acompanhamento: