Carlos Eduardo de Oliveira Prado

Carlos Eduardo de Oliveira Prado Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Data de nascimento:

Texto introdutório: Professor na Escola de Ensino Médio Sesi Eraldo Giacobbi; formado em Teatro-Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas; mestrando em Artes pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visual da Universidade Federal de Pelotas; pós graduando em Produção Cultural – cultura de desenvolvimento do mercado pelo SENAC SP; ator e contador de história no grupo Elefante Colorido – contadores de histórias. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)

Título da dissertação
O contador de histórias contemporâneo: a formação de si, os elementos teatrais e a docência

Orientador(a): Profa. Dra. Ursula Rosa da Silva (PPGAV/UFPel)

RESUMO
Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Mestrado, na linha de pesquisa Educação em Arte e Processos de Formação Estética. Apresenta considerações acerca dos tipos de contadores de história e também sobre o desenvolvimento da atividade por um deles: o Contador de Histórias Contemporâneo. Em seguida, aproxima elementos da linguagem teatral com a primeira arte apresentada, enfatizando a não existência de hierarquias entre uma e outra. E relata uma experiência prática realizada com estudantes de um programa de pós graduação em Educação. Tudo isso, utilizando-se do método da formação de si, alinhavando os conceitos teóricos com histórias subjetivas da minha própria formação. Por fim, apresenta considerações que trazem novos questionamentos que surgiram durante a escrita desta dissertação e também durante o experimento prático realizado com o já citado grupo.

Palavras-chave: contação de histórias; teatro; formação de si; narrativa

Banca:
Profa. Dra. Carmen Anita Hofmann (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Helene Gomes Sacco (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Márcia Maria Strazzacappa Hernandez (Unicamp)

Data: 28/outubro/2019

Acompanhamento Egresso: