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Ana Carolina Tavares Sousa

Ana Carolina Tavares Sousa Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética

Texto introdutório: Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sendo bolsista pela CAPES/CNPq. Graduada no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Integrante dos grupos de pesquisa “Arte, ecologia e saúde” (GPAES), sob coordenação do Profº. Drº Cláudio Azevedo, e “Caixa de Pandora: Estudos de Arte, Gênero e Memória”. Realiza investigações que orbitam os seguintes temas: gênero e saúde mental, narrativas imaginárias textuais e visuais, e a atuação de mulheres artistas. Em torno das temáticas de interesse, desenvolve trabalhos poéticos que envolvem a apropriação e a intervenção manual e digital de imagens, a fotografia e o audiovisual. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
Do silenciamento à insurreição: a mulher e o estigma da loucura em gestos, escritos e imagens

Orientador(a): Profa. Dra. Nádia da Cruz Senna (PPGAV/UFPel)

RESUMO
Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (PPGAVi/UFPel), no âmbito da Linha de Pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. Tem como escopo a estigmatização social mediante o rótulo da loucura de mulheres consideradas desviantes da ordem social no século XIX e em meados do XX, no Ocidente. A dissertação foi construída a partir de três principais questões norteadoras, são elas: “Como se deu a construção histórica, social e cultural que, especialmente a partir do surgimento da Medicina Alienista, instituiu uma associação entre a mulher e a loucura?”; “Como a produção artística e literária de autoria feminina que sobreviveu às tentativas de apagamento podem nos revelar outras faces dessa história?”; e “Como a arte contemporânea pode corroborar com reflexões acerca da posição facultada às mulheres no âmbito das Artes Visuais e, a partir disso, ressignificar experiências, produzir novas narrativas e construir novas realidades?. Nesse sentido, a pesquisa tem por objetivo tecer uma reflexão acerca do diagnóstico psíquico como estratégia de silenciamento das mulheres ditas indóceis e de sufocamento de suas expressões, propondo poéticas artístico-visuais que visem a subversão de discursos e práticas que, na vida e na arte, oprimem as mulheres e abafam suas vozes. Dentre os intercessores teóricos deste trabalho, estão: Magali Engel, Georges Didi-Huberman, Lisa Appignanesi, Michel Foucault, Pierre Bourdieu,Virginia Woolf e Ana Paula Cavalcanti Simioni. Diálogos são tecidos com as artistas Camille Claudel, Leonora Carrington, Lisa Kokin e Ewa Juszkiewicz e com as escritoras Stela do Patrocinio, Maura Lopes Cançado e Charlotte Perkins Gilman. Esta pesquisa foi realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES).

Palavras-chave: mulher; loucura; estigma; silenciamento; arte contemporânea

Banca:
Profa. Dra. Aline Accorssi
Profa. Dra. Angelita Hentges
Profa. Dra. Helene Gomes Sacco
Profa. Dra. Rosangela Fachel de Medeiros

Data: 14/outubro/2020

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