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Amanda Machado Madruga

Amanda Machado Madruga Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano

Texto introdutório: Graduada em Artes Visuais – Habilitação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas com período sanduíche no Instituto Politécnico de Bragança em Portugal e técnica em Design de Móveis pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. É mestranda do Programa de Pós Graduação – Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, na linha de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, integrante do Laboratório de Curadoria do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo e atua como designer no Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas. Pesquisa nas áreas de Feminismo, Curadoria e Design. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
Curadoria e feminismos: processos de criação em exposições de arte contemporânea

Orientador(a): Prof. Dr. Lauer Alves Nunes dos Santos

RESUMO
A presente pesquisa pertence à linha de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas. Possui como objetivo geral compreender processos de curadoria, considerando o design de identidade como agente mediador, em exposições sob temáticas sociais – como o caso do movimento feminista. Sendo assim, tem como objetivos específicos investigar o meio curatorial e o feminismo na contemporaneidade a fim de apresentar os dois pilares deste estudo, quais sejam: 1. Curadoria; 2. Feminismo; e realizar um projeto de exposição a partir das investigações propostas. A construção teórica em referência está baseada em autores e autoras como Suely Rolnik (1989; 2017; 2018), Hans Ulrich Obrist (2010) e Cristiana Tejo (2010; 2011) sobre curadoria; Heloisa Buarque de Hollanda (2018), Michelle Perrot (2007) e Françoise Vergès (2020) abordando feminismos; Ellen Lupton (2013), Ruben Pater (2020) e Helen Armstrong (2019) ao tratar o design. A primeira parte busca revisar a bibliografia referente à curadoria, construir um histórico do campo e estabelecer conceitos e relações pertinentes à escrita. Em um segundo momento, amplia a pesquisa até o feminismo onde pretende revisar a história do movimento e refletir sobre o seu atual contexto. Ao final, com a prática, visa conectar os assuntos anteriores com o design ao projetar uma exposição e explorar os modos de imprimir a identidade dos movimentos sociais em projetos curatoriais.

Palavras-chave: curadoria; feminismo; design de identidade; arte contemporânea; exposições de arte.

Banca:
Profa. Dra. Aline Accorssi
Profa. Dra Daniela Kern
Profa. Dra Gabriela Kremer Motta

Data: 05/abril/2021

Acompanhamento: