Início do conteúdo
Paula Pereira Pinto

 

 

 

Paula Pereira Pinto Currículum Lattes
Linha de Pesquisa:
Data de nascimento: 

Texto introdutório: Mestra em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas na linha de pesquisa Ensino da Arte e Educação Estética. Graduada no Curso de Artes Visuais na modalidade Licenciatura pela UFPel. Professora da rede pública de ensino nos municípios de Pelotas e Rio Grande, atuando na EMEF Jacob Brod (Pelotas) e na EMEF Bento Gonçalves (Rio Grande). (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
Criando sentidos com os Toys Art

Orientador(a): Profa. Dra. Ursula Rosa da Silva (PPGAV/UFPel)

RESUMO
O presente estudo tem como objeto de pesquisa o Toy Art, sendo investigado o uso desta linguagem como suporte para registros de percepções do corpo. A metodologia empregada foi de pesquisa-ação, pois esta pressupõe um envolvimento e participação direta da pesquisadora com o público investigado. A pesquisa teve como público participante uma turma de alunas da Pedagogia, com as quais se realizou pesquisa de campo com proposições instigando os cinco sentidos perante o mundo. Das experiências estéticas preendidas se criaram Toys Art. Na dissertação são apresentados o histórico e as características do movimento Toy Art, bem como produções contemporâneas nesta linguagem interligando-as a diferentes conceitos de lúdico. O texto traz ainda a apresentação da pesquisa de campo realizada e dos personagens criados pelas alunas da Pedagogia, juntamente com análise desta produção na intersecção com a criação em arte e educação estética. E, ainda, um debate sobre arte e educação, abordando a educação sensível e o desanestesiamento dos sentidos pela percepção do cotidiano. Como principais referenciais teóricos se tem Bondía (2002), Budnitz (2010), Duarte Jr. (2010), Maffesoli (1996, 1998, 2005), Ostrower (1990, 2012), Serres (2001).

Palavras-chave: artes – estudo e ensino; criação (literária, artística, etc.); estética

Banca:
Prof. Dr. Donald Hugh de Barros Kerr Junior (IFSul)
Profa. Dra. Nadia da Cruz Senna (PPGAV/UFPel)

Data: 31/março/2015

 

 

Acompanhamento Egresso: