Início do conteúdo
Maureen Silveira Mantovani de Castilho

 

 

 

Maureen Silveira Mantovani de Castilho Currículum Lattes
Linha de Pesquisa:
Data de nascimento: 

Texto introdutório: Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Pelotas e graduada em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas Pela Universidade de São Paulo/USP. Atua como professora substituta do curso de teatro da UFPel na área de pedagogia do Teatro e como professora contratada de artes na rede municipal de Pelotas. Pesquisadora e artista, elabora projetos, implementa e leciona cursos nas áreas de educação, Teatro, artes e yoga. Possui experiência docente em todos os níveis do ensino básico, estágio docente no ensino superior, ensino técnico de atores e terceiro setor, atuando em ONGs e CASE ( Centro de Atendimento Sócio Educativo). (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
Criança-Corpo no palco do mundo: teatro, uma proposta de educação estética com crianças arteiras

Orientador(a): Profa. Dra. Mirela Ribeiro Meira (PPGAV/UFPel)

RESUMO
Este trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado realizada de maio a novembro de 2013, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Visuais- PPGAV, Mestrado, da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS. A investigação se insere no campo da Educação Estética, discutindo o lugar do corpo nos processos pedagógicos e caminhos metodológicos capazes de localizá-lo contemporaneamente no contexto de teatro com crianças com idades entre cinco e dez anos, em um espaço de Ensino não Formal, chamada Arteiros, em Pelotas. Problematiza-o no âmbito da Educação Estética, investigando que experimentações corporais podem ser desenvolvidas para que as aulas de teatro sejam espaços de conhecimento mais integral, buscando desenvolver a sensibilidade da criança nas atividades artísticas, no brincar, nas relações com o outro e com o espaço, objetivando desenvolver, no corpo, a qualificação nas expressões teatrais e nas relações de grupo. A pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação, tendo como método a escuta sensível de René Barbier aliada à proposição de uma metodologia autoral por mim denominada de “Metodologia do Pentagrama” para, através de jogos performáticos, “testar” o corpo em um ambiente especialmente construído para investigação da integralidade entre sentir, pensar e agir, apoiada em aportes teóricos e reflexões acerca do tema, desenvolvido em quinze encontros, com cerca de dez crianças em cada, referentes aos sentidos do corpo. Os instrumentos eleitos para sua consecução foram diário de campo, registro imagético das atividades realizadas com as crianças e diário de “corpo”, registros realizados pelas crianças em várias linguagens. Espera-se desta pesquisa investigar as contribuições de uma proposta de Educação Estética no Ensino de Teatro com foco nas experimentações sensoriais onde o ensino do Teatro esteja pautado na experiência com o corpo, do corpo e para o corpo, de modo que a criança possa descobrir-se, explorar-se e constituir-se como Criança-Corpo No Palco Do Mundo.

Palavras-chave: teatro; crianças; sentidos e sensações; corpo humano; estética

Banca:
Profa. Dra. Nádia da Cruz Senna (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Fabiane Tejada da Silveira (UFPel)
Prof. Dr. Mateus Gonçalves (UFRGS)

Data: 27/março/2015

 

 

Acompanhamento Egresso: