O PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq) está participando do 2º Circuito Artístico de Canelas, o Estação Viva 2023, em Canelas/Estarreja (Portugal), com a “Instalação Urbana Tempo Táctil”
O PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq) está participando do 2º Circuito Artístico de Canelas, o Estação Viva 2023, em Canelas/Estarreja (Portugal), com a “Instalação Urbana Tempo Táctil”. O evento acontece até o dia 22 de abril.
TEMPO TÁCTIL é motivada por leituras e reflexões desenvolvidas no âmbito do PhotoGraphein, da Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, RS, Brasil), derivadas das comemorações dos duzentos anos da Independência do Brasil em 2022.
São 44 imagens, capturadas no mesmo horário durante quatro dias, que simbolicamente representam os 44 dias de deslocamento das caravelas portuguesas até o Brasil, no ano de 1500. Dispostas numa linha que simula a histórica rota marítima, as imagens falam sobre quem somos e como vivemos.
Além da líder do grupo, a Profª Drª Cláudia Mariza Mattos Brandão, participam também os demais pesquisadores do PhotoGraphein: Ana Beatriz Reinoso, Ana Ribeiro, Berenice Güez, Dhara Carrara, Ítalo Franco, Luiza Carapeto, Miguel Brum, Tatiana Brandão e Wesley Blanke.