Início do conteúdo
Marco Aurelio da Cruz Souza

Marco Aurelio da Cruz Souza Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
E-mail: marcoaurelio.souzamarco@gmail.com

Formação acadêmica
Doutor em Motricidade Humana, especialidade de Dança na Faculdade de Motricidade Humana, Portugal (2019), reconhecido no Brasil pelo programa de pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Mestre em Performance Artística – Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (2010) reconhecido no Brasil pelo programa de pós-graduação em Dança da UFBA. Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002) e pós-graduação em Dança Educacional, a nível de especialização pela UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Professor do curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Membro da comissão de criação do curso de Licenciatura em Dança da FURB, Universidade Regional de Blumenau, professor e coordenador desta licenciatura até 2021. Coordenador e coreógrafo do Grupo de Danças Alemãs da FURB – Universidade Regional de Blumenau, com o qual participou de eventos e festivais na área a nível nacional e internacional, conquistando inúmeros prêmios e títulos, e idealizador no ano de 2016 dos Grupos de Danças Urbanas, de salão e contemporânea e em 2019 do grupo de danças espanholas na mesma instituição até o ano de 2021. Conselheiro artístico do 9o, 12o e 13o FESTFOLK, Festival Nacional de Danças Folclóricas da cidade de Blumenau, responsável pela seleção dos grupos participantes desta edição do evento no ano de 2008, 2011 e 2012. Coreógrafo convidado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil para oficinas de danças Germânicas para alunos do núcleo de dança contemporânea. Ministrou aulas de dança contemporânea e dança folclórica no projeto de arte na Escola do município de Gaspar. Membro do Conselho Fiscal da ANDA – Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança, gestão 2018-2021 e do conselho editorial gestão 2021-2023. Coordenador do Comitê Temático “Dança e(m) Cultura poéticas populares, tradicionais, folclóricas, étnicas e outros atravessamentos” da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) juntamente com o professor Doutor Thiago de Jesus da Silva Amorim. Vice-presidente da APRODANÇA, Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina, gestão 2019-2021 e 2021-2023. Homenageado no 11o Festival Internacional Múltipla Dança 2021. Homenageado com a comenda de Mérito Cultural Cruz e Souza no ano de 2021 no estado de Santa Catarina. Coordenador do Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel. Líder e pesquisador do Grupo de Pesquisa “Arte e Estética na Educação”. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Dança Educacional, Dança Folclórica e Popular, Dança Contemporânea e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: estágio em dança; dança educacional; dança popular e folclórica; processos de criação; arte e estética. (texto extraído da plataforma lattes)

 


PROJETOS DE PESQUISAS

📂 Mediação cultural, educação estética e processos educacionais em Arte
Grupo de Pesquisa:

📂 Manifestações Populares Tradicionais Não-Hegemônicas do e no Rio Grande do Sul: segunda fase de estudos
Grupo de Pesquisa:

 


GRUPOS DE PESQUISAS

🗂️ OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte
Líder(es) do grupo: Thiago Silva de Amorim Jesus, Josiane Gisela Franken Corrêa
Docentes participantes: Carmen Anita Hoffmann, Eleonora Campos da Motta Santos, Marco Aurelio da Cruz Souza

🗂️ Arte e Estética na Educação (FURB)  |  site
Líder(es) do grupo: Carla Carvalho, Marco Aurelio da Cruz Souza

 


PESQUISAS ORIENTADAS

MESTRADO

📙 A escuta como potência de criação poética em dança contemporânea: práticas pedagógicas para o ensino médio a partir da obra cênica “Talvez Isso Seja Um Espetáculo”
Orientando: Bianca Mendes Ascari – Em andamento

📙 Perspectivas da Residência Pedagógica em Artes/UFPel: A interdisciplinaridade na formação de professores e a reverberação na prática de um professor da escola básica
Orientando: Rodrigo Puerto Merenda – Em andamento – Defesa em Agosto/2025

📙 Mentoria(s) online para artistas visuais: há algo de novo no Sistema da Arte
Orientando: Eligolande Lascano Furtado (2024)

 

COORIENTAÇÃO

📙 PESQUISA AUTOETNOGRÁFICA: REDEScobrindo experiências estéticas na escola do campo
Orientando: Daiane Jardim Ferreira (2024)
Curso: Mestrado em Artes – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

📙 Arte, Vida e Experiência: A Sala de Aula Como Espaço do Acontecer
Orientando: Jordana Belem Rodrigues (2024)
Curso: Mestrado em Artes – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

📙 DE CADEIRA EM CADEIR DANÇA COMEÇOU: A DANÇA NA ESCOLA À LUZ DE UMA PERSPECTIVA EMANCIPADORA DE EDUCAÇÃO
Orientando: Stefanie Muller (2024)
Curso: Mestrado em Educação – Universidade Regional de Blumenau (FURB)

📙 DANÇAS DE PARCERIA – PATCHWORK EM MOVIMENTO: UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL EM DANÇAS DE SALÃO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Orientando: Abner Sançay Cypriano (2024)
Curso: Mestrado em Educação – Universidade Regional de Blumenau (FURB)

📙 Docência em Dança: um estudo sobre a formação inicial de licenciados em Dança pela Universidade Regional de Blumenau (SC)
Orientando: Viviane Maria Candiotto (2024)
Curso: Doutorado em Educação – Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)