Alex Sander Silveira de Almeida / Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano
Data de nascimento:
Texto introdutório: Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas – RS. Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande – RS. Licenciado em Dança pela Universidade Federal de Pelotas – RS. Formado no Curso de Capacitação Técnica e Artística da Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo em São Paulo – SP. Possui experiência no Ensino Superior como docente junto ao Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de ARTES VISUAIS atuando como professor de Artes na Educação Básica e em Projetos Sociais. Tem experiência na área do TEATRO, participando como ator em grupos de teatro, atuando na direção e montagem de espetáculos e em oficinas de teatro. Tem experiência na área de DANÇA, atuando como bailarino, coreógrafo e professor de dança e da direção e montagem de espetáculos. Possui experiência em Dança-Teatro, ministrando oficinas e cursos; coreografando, dirigindo e coordenando grupos voltados para as mais variadas formações e contextos. Possui experiência em Dança na Maturidade, ministrando oficinas e cursos; dirigindo, coreografando e coordenando grupos de maturidade com enfoque na diversidade dos corpos. Atualmente trabalha como Artista, Professor e Pesquisador nas áreas de Artes Cênicas e Artes Visuais. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)
Título da dissertação
Autoria e contemporaneidade: um jogo coreocartográfico com artistas da dança na Região Sul do Brasil
Orientador(a): Prof. Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus (PPGAV/UFPel)
Coorientador(a): Prof. Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo (PPGAV/UFPel – ILA/FURG)
RESUMO
Este trabalho volta-se para o estudo de questões referentes à autoria em arte e dança na contemporaneidade. A proposta busca analisar as configurações deste tema na constituição e caracterização do artista da dança bem como refletir sobre a condição de autoria e os aspectos diferenciais desenvolvidos por cada artista. Esta temática objetiva discutir o pensamento que tange o processo de autoria presente no fenômeno da criação. Neste sentido, as contribuições oferecidas pela contemporaneidade compreendidas no campo da arte suscitam modos de entender a experiência estética como foco de atuação artística. A hipótese surge onde são desenvolvidos procedimentos criativos nas linguagens artísticas que possuem características próprias. A metodologia cartográfica dá suporte a esta investigação e propõe estratégias que se aproximam do mapeamento e análise dos fazeres artísticos realizados por autores da contemporaneidade. Nas experiências estéticas da atualidade inúmeros são os atravessamentos trazidos por elementos aprendidos antes e depois do contato com a obra criada. Tendo por base o autor e seus métodos e os resultados de interfaces criativas cujas interferências com a contemporaneidade geram espaços e metodologias diversificadas. O campo de investigação é a linguagem da dança e as estratégias de criação que constituem esta área do conhecimento. Entrecruzando referenciais em arte e perspectivas teóricas que auxiliam a refletir sobre as estratégias existentes em cada processo de criação e as relações que compreendem cada obra, artista e público são alguns dos resultados aqui discutidos. Com referências teóricas que auxiliam na compreensão dos diversos papéis da autoria em arte bem como dos aspectos e elementos presentes nos processos de criação constituídos por autores contemporâneos, a investigação aqui expressa se pauta na importância da obra de arte enquanto fator determinante de autoria. Para isso, as referências utilizadas abrangem teóricos que perpassam os campos da Filosofia, da Estética e da Arte no sentido de oferecer subsídios para a compreensão dos diversos papéis existentes neste processo. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais. O trabalho pertence à Linha de Pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano e está vinculado ao Grupo de Pesquisa OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte e à Bolsa de Estudos da CAPES.
Palavras-chave: autoria; dança; arte; jogo; contemporaneidade
Banca:
Profa. Dra. Mônica Fagundes Dantas (PPGAC/UFRGS)
Profa. Dra. Eleonora Campos da Motta Santos (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Helene Gomes Sacco (PPGAV/UFPel)
Data: 30/setembro/2019
Acompanhamento Egresso: