Valesca Lêdo Matos / Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Data de nascimento:
Texto introdutório: Mestre em Artes Visuais pela UFPel (2018), Linha de Pesquisa Ensino de Arte e Educação Estética. Especialista em Mídias na Educação pela UFSM (2012). Possui Graduação em Educação Artística – Habilitação Artes Plásticas pela URCAMP (1999). Atuou como professora e tutora de Ensino Presencial e a Distância nas disciplina de Arte e Seminário na Educação de Jovens e Adultos no SESI Pólo Bagé de 2009 a 2014. Trabalhou também na Rede Estadual de Ensino por 17 anos, atuando com Ensino Médio Politécnico e Técnico em Mecânica. Atualmente trabalha como professora de Arte na Rede Municipal de Ensino na cidade de Bagé há sete anos, atuando nas séries finais do Ensino Fundamental. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)
Título da dissertação
“Causos” e listas de quem gosta de ensinar: possibilidades vinculares, de criação e afeto através da arte e do conversar
Orientador(a): Profa. Dra. Mirela Ribeiro Meira (PPGAV/UFPel)
RESUMO
O presente trabalho foi realizado junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Mestrado, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, em Pelotas, RS. Transversaliza a importância das dimensões ético-estética e artística para a produção atual de saberes, percorrendo experiências docentes e discentes em arte, na forma de “causos”. Discorre, assim, sobre possibilidades vinculares, de criação e afeto através da arte e do conversar que, construídas em reflexões, convertem-se em possibilidades pedagógicas. Aposta na arte como vivência, experiência, reflexão, afeto, mediação, construção de saberes e possibilitadora da educação da sensibilidade. A investigação é qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e aproxima métodos como as narrativas (auto) biográficas, a escrita de si e a A/R/Tografia. Um dos objetivos da pesquisa é pensar a formação docente e discente em contextos de sala de aula, que se refletem nas vidas dos envolvidos. Nesse contexto, a escrita sobre histórias por mim vivenciadas enquanto professora de arte, em forma de “causos”, busca uma reflexão sobre essas situações ocorridas em sala de aula, em diferentes escolas e realidades socioculturais e temporais, na direção do que acontece na relação cotidiana de convivência entre professores e alunos. Entre os autores nos quais me apoiei teoricamente figuram Michel Foucault, Michel Maffesoli, Humberto Maturana, e João-Francisco Duarte Junior, dentre outros. No trabalho, relacionei arte, vida e afeto, relatando, nos “causos”, não só o que brotava dos processos, experiências e investigações individuais ou coletivos em sala de aula, mas também o que reverberou a partir deles, e o quanto isso co-moveu ou trans-formou a vida dos envolvidos, seja em suas maneiras de viver seja em seus modos de se relacionar com o mundo.
Palavras-chave: artes; artes – estudo e ensino; causos; narrativas docentes; conversar
Banca:
Prof. Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Maristani Polidori Zamperetti (CA/UFPel)
Profa. Dra. Nadia da Cruz Senna (PPGAV/UFPel)
Data: 18/junho/2018
Acompanhamento Egresso: