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Mariana Danuza Corteze

 

 

 

Mariana Danuza Corteze Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano
Data de nascimento: 

Texto introdutório: Artista gráfica, pesquisadora, mediadora, mochileira, portadora de tantos não saberes. É graduada em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra (Portugal, 2014) sendo bolsista do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) fomentado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). É também graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/Brasil, 2015), onde atualmente é mestranda bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) na linha de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. Trabalha no amplo universo da gravura contemporânea, instalando-se em diferentes suportes e trafegando por muitos veículos, dando a ver aquilo que chama de experimentos gráficos espaciais. Estes, constroem um pensamento tátil e uma experiência espacial sensível, inventando procedimentos singulares e experienciando materialidades de uma arte impressa que encontra, aos poucos, novos e outros jeitos de multiplicar a imagem afetiva e subversiva. Sustenta-se na poesia, na filosofia e na arte contemporânea como alternativas micropolíticas que compreendem a importância de uma arte democrática e uma cidade livre, viva e vívida, tecida pela valorosa educação informal, afinal, criar é construir criticamente. Tem imenso interesse em autopublicações, sendo esta uma postura independente adotada para publicar e circular fora de centros e tempos únicos, movimentando-se entre intervenções urbanas, publicações de artista, ilustrações e caligrafias expressivas que abraçam processos manuais e autorais, fazendo surgir outros dias e lugares para arte e educação. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
Pequeno experimento de mundo impresso #2: invenções de lugares de encontro

Orientador(a): Profa. Dra. Angela Raffin Pohlmann (PPGAV/UFPel)

RESUMO
Este escrito intitulado Pequeno experimento de mundo impresso #2: Invenções de lugares de encontro apresenta a pesquisa no Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, na linha de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, tencionando a gravura contemporânea como espaço potencial da mão da artista, pois é por meio das mãos que sente e (re)inventa o mundo. Em razão disso, utiliza a cartografia como metodologia capaz de acompanhar processos, capturando fragmentos do seu próprio funcionamento e elucidando uma consciência sobre a prática artística que é vista como uma possibilidade e, consequentemente, como uma maneira de pensar seus procedimentos visuais, poéticos em uma forma singular de ver o mundo. Ao experimentar materialidades da arte impressa encontra novos e outros jeitos de multiplicar a imagem, produzindo trabalhos – designados como “experimentos gráfico espaciais” – que expandem e acreditam na gravura como uma linguagem não estagnada, mas propícia a acolher diferentes maneiras de agir, fazer e escrever. Nessa perspectiva, a presente investigação atravessa o universo gráfico como meio de pensamento, diálogo e sobretudo questionamentos a respeito da ideia de impressão e invenção do próprio lugar manufaturado e compartilhado, compondo uma espécie de habitar mínimo – seja ele estabelecido por uma materialização artística em pequena escala ou pela ludicidade provocada pelo mais ínfimo tatear – que descobre alternativas de residir e resistir.

Palavras-chave: gravura contemporânea; experimentos gráficos espaciais; tatilidade; impressão; lugar

Banca:
Prof. Dr. Eduardo Rocha (UFPel)
Profa. Dra. Mirela Ribeiro Meira (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Renata Azevedo Requião (PPGAV/UFPel)

Data: 23/abril/2018

 

 

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