Diego Vicereki Broniszak / Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Data de nascimento:
Texto introdutório: Mestre em Artes Visuais (UFPEL – 2018) na linha de pesquisa Ensino da Arte e Educação Estética. Graduado em Artes Visuais modalidade Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas/RS (UFPEL – 2015) e Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra (UC – 2014) em Portugal, através do Programa de Licenciaturas Internacionais oferecido pela CAPES. Atualmente é Ilustrador digital freelancer. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)
Título da dissertação
Experimentos lítero-poéticos: a busca por uma poética do escrever no ensino das Artes
Orientador(a): Profa. Dra. Angela Raffin Pohlmann
RESUMO
O presente artefato textual é resultado do estudo desenvolvido entre os anos 2016 e 2018 no mestrado em Artes Visuais (PPGAV – UFPel) na linha de Ensino da Arte e Educação Estética. A pesquisa versa sobre metodologias para experimentação de escrita poética, aqui chamada de “experimentos lítero-poético”, tentando identificar quais os contributos dessas práticas para o ensino das artes. Práticas essas que foram estudadas principalmente a partir do “Workshop de experimentos lítero-poéticos”, projeto de extensão que desenvolvi e realizei no ano de 2017. Acompanhado dos principais conceitos da ARTografia e do método cartográfico, e partindo da ideia de escrita como “errância” e processo, o que aqui se encontra é uma construção, de caráter mais ensaístico, de uma reflexão pessoal das minhas experiências com a escrita durante a academia. Percorro pela filosofia da linguagem, antropologia, e algumas estéticas dentro das artes para iniciar conceitos acerca da escrita, como percebo a ação de escrever e a própria ação de pesquisar. Na companhia de autores como Edgar Morin, João Francisco Duarte Jr., Vilèm Flusser, Octavio Paz, Jorge Larrosa e Rolland Barthes, entre outros, busco diferenças e aproximações nas perspectivas de uma escrita poética e uma escrita prosaica, apontando essa ação como possibilidade do desenvolvimento e estimulação de uma percepção estética. A escrita como um tipo de ponte para se atingir “estados poéticos”, explorando formas de olhar para a realidade e tecer modos de materializar isso.
Palavras-chave: escrita; artes – estudo e ensino; estados poéticos; processo
Banca:
Profa. Dra. Ursula Rosa da Silva (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Martha Gomes de Freitas (UFPel)
Profa. Dra. Clara Keating (FLUC/UC)
Data: 00/abril/2018
Acompanhamento Egresso: